Novembro dos últimos cajus e preparação dos reservatórios para as chuvas que já sinalizam, além da Casa Ambiental & Museu cumprindo seu papel socioambiental, cultural, educativo e cidadão.


01 a 30 Cisterna-Varanda: foi sendo construída sua primeira etapa, que faz parte uma volta por todo o entorno da casa, sem perdas de espaços como as cisternas e caixas a mostra. Esse modelo tem 2 metros de fundo e sua largura será adequado ao modelo de cada lado da casa e sua varanda.


Nessa primeira temos 2 tanques de 4 metros por 1 e meio, sendo 8 metros ao total com a capacidade de 24 mil litros de água. Pode parecer muito, mas é muito pouco para manter plantas, jardins e hortas verdes o ano todo. Pode durar cerca de 1 mês. Com as chuvas que começam ao final de dezembro, poderemos reservar por mais tempo, por não ser preciso irrigar as plantas.


Pensamos em terminar todo o projeto no próximo ano. Essa ideia já existe desde a implantação do Instituto Semente das Artes em Capistrano, mas devido alguns intempéries e falta de parceiros, começamos com atraso, mas toda hora é hora.
Tentamos sempre realizar nossas construções com o mínimo de recursos e pessoas, as essa obra não foi possível pelo curto espaço de tempo.

Contamos com a participação muito especial comandando a obra o companheiro Moacir dos Santos e o grupo que se revesava junto com ele; José Augusto, Kazim e Erandir.
Grande vivência e aprendizado.


09 e 18 Visitas: a Casa Ambiental & Museu Semente das Artes, como sempre acontece semanalmente. No dia 09 tivemos a presença da família Abreu Pinto com a professora Mônica, sua filha e estudante de fisioterapia Taynara e seu primo Antônio.

E na mesma oportunidade o domador de cavalos e mergulhador Afrânio Lopes e seu primo Oscar Moreira da comunidade de Santo Antônio se inteirando das ações e projetos do instituto. E no dia 18 veio nos visitar a educadora e ativista ambiental da cidade de Banabuiú no sertão central do estado, Elizete Pinto que ficou encantada com a casa e os projeto e quer realizar ações em sua comunidade inspiradas em nossas atividades.


25 Escola Ubiratan Aguiar: veio com uma classe do turno da noite, juntamente com o professor Roberto Araújo, um gentleman, que conduziu levemente o grupo.


Por ter pessoas adultas, inicialmente tivemos uma boa conversa na varanda da casa e explanamos sobre o lugar, como chegamos, projetos e o que já fizemos. Visitaram o minimuseu e outras instalações. Tivemos um diálogo do que pensam de futuro para o planeta e suas vidas, de como veem a atual conjuntura política da cidade e do mundo, de alimentação saudável, música, entre outros assuntos que foram se formando.

Conheceram nosso acervo de instrumentos musicais e também: livros, discos, vídeos e os LP´s, junto com a radiola que os deixaram encantados e curiosos.
Viram as comendas e reconhecimentos ao nosso trabalho de Educação, Cidadania e Sustentabilidade, pela cidade, estado, país e mundo a fora.
Agradecemos a direção da escola e a todos os estudantes que estiveram presentes.


27 a 29 Eusébio; com o projeto Um Toque de Vida em suas últimas aulas e ensaios do coral e Percussão Ambiental.


Esse projeto realiza uma ação de Educação, Cidadania e Sustentabilidade por meio da música no Polo de Atendimento, centro ligado a escola Mário Salles, na comunidade de Jabuti, as margens da BR 116, fronteira com os municípios de Itaitinga e Aquiraz e se localiza no município de Eusébio.
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
(85) 981325072 Vivo (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
Comentários