CASA AMBIENTAL & MUSEU - O que se trata?

 NORDESTE RURAL DA TV VERDES MARES/GLOBO NORDESTE VIERAM CONFERIR.


No dia 11 de setembro de 2020, uma equipe da TV Verdes Mares/Globo Nordeste esteve visitando a Casa Ambiental & Museu Semente das Artes na comunidade de Carqueja dos Alves no município de Capistrano para conhecer as diversas ações e projetos realizados no local que deu o título de cidadão da cidade ao seu idealizador Jofran Fonteles Borges.
O projeto nessa localidade existe desde agosto de 2017, quando foi instalada uma sede do Instituto Semente das Artes na cidade.
O instituto atua desde 2004 em todo estado, no Brasil e exterior com um trabalho de Educação, Cidadania e Sustentabilidade, utilizando várias ferramentas, entre elas: música, artes, cursos, palestras, ações ambientais e eventos.
A casa também recebe visitas de escolas, turistas, estudantes e pesquisadores, mas devido a transição da pandemia, está no momento com as atividades com visitas paralisadas, que dificulta, mas não para a proposta da casa, que colabora com seu trabalho em Lives, orientações e consultorias pela internet.

A casa se propõem mostrar como se pode viver com simplicidade e qualidade de vida no semiárido e em locais distantes das capitais e grandes cidades. Diminuir o consumo, otimizar todos os recursos possíveis, principalmente a água.

Nisso, alguns equipamentos estão a disposição, como: banheiro seco que não precisa de água e ainda se aproveita os resíduos como adubo, fossa ecológica que não contamina o solo e lençol freático, utilização de água cinza usada para plantas, fogão solar que economiza gás e utiliza o sol como fonte de energia, banco de sementes para preservar espécies, composteira e filtro de baldes, pia móvel que reaproveita 100% da água usada, cobertura de solo com folhas e galhos que vizinhos iriam queimar, cisterna subterrânea no entorno da casa, aproveitamento de galhos de podas para lenha e pedras para canteiros, calçamento e jardim, muitas plantas no entorno da casa para diminuir a temperatura, produção de alimentos e o aumento da biodiversidade, além do uso da música e outras atividades culturais.

O projeto não tem parcerias institucionais, nem públicas e nem privadas, mesmo fazendo trabalhos em sua maioria gratuitos e para a comunidade da cidade e do Maciço de Baturité. 

Nossa ideia é sensibilizar, orientar para que os próximos que virão possam usufruir da natureza que somos parte. A ideia, diferentemente da maioria dos pesquisadores, é de vivenciar e experimentar e depois transformar em livro e orientações bem mais didáticas e comprovadas. Logo estaremos produzindo livros sobre nossas experiências e alguns vídeos e dicas estão no nosso canal SEMENTE DAS ARTES no YouTube e também em nossa página www.sementedasartes.com.br. Nosso trabalho tem mais de 15 anos e já realizamos ações e projeto no Ceará, em outros estados e fora do país.

A repercussão do trabalho chamou a atenção das escolas locais, da câmara que contemplou com o título de cidadão, de visitantes do país e do exterior que vieram usufruir do Turismo Rural Sustentável, onde o visitante se hospeda e experimenta viver a vida simples do campo, dormindo em redes, varandas, caminhando pelas estradas e trilhas, comendo o alimento feito num fogão a lenha, curtindo o céu a noite, ouvindo boas músicas e bons vídeos do acervo da casa e de nosso pequeno museu que aceita doações, utilizar os instrumentos musicais e livros, além de aulas constantes durante a estadia. Detalhe na proposta de consumo consciente, 80% de móveis e objetos da casa ou de seu entorno e estrutura é de coisas encontrada nas ruas, descartadas ou doadas. Mostrando o quanto de coisas em bom estado são jogados fora e viram lixo.

Agradecemos a competente repórter Marcella de Lima e do sensível e criativo câmera Paulo Alberto do sistema Verdes Mares de comunicação, assim como outros programas que propagaram nossa proposta, entre eles está o programa do Rochinha da Som Zoom Sat da FM Maior de Baturité que transmite para várias rádios e de alguns amigos e amigas que colaboram de alguma forma com o trabalho e as diversas manifestações em fotos e vídeos de pessoas que assistiram e nos mandaram, já que não temos televisão no local.

Faça parte dessa ideia, apoie, colabora, seja parceiro. Entre em contato e saiba como.




SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos





A matéria foi ao ar no dia 25 de outubro de 2020. 
Confira o vídeo.


Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO