CASA AMBIENTAL & MUSEU - O que se trata?
NORDESTE RURAL DA TV VERDES MARES/GLOBO NORDESTE VIERAM CONFERIR.

A casa se propõem mostrar como se pode viver com simplicidade e qualidade de vida no semiárido e em locais distantes das capitais e grandes cidades. Diminuir o consumo, otimizar todos os recursos possíveis, principalmente a água.
Nisso, alguns equipamentos estão a disposição, como: banheiro seco que não precisa de água e ainda se aproveita os resíduos como adubo, fossa ecológica que não contamina o solo e lençol freático, utilização de água cinza usada para plantas, fogão solar que economiza gás e utiliza o sol como fonte de energia, banco de sementes para preservar espécies, composteira e filtro de baldes, pia móvel que reaproveita 100% da água usada, cobertura de solo com folhas e galhos que vizinhos iriam queimar, cisterna subterrânea no entorno da casa, aproveitamento de galhos de podas para lenha e pedras para canteiros, calçamento e jardim, muitas plantas no entorno da casa para diminuir a temperatura, produção de alimentos e o aumento da biodiversidade, além do uso da música e outras atividades culturais.
O projeto não tem parcerias institucionais, nem públicas e nem privadas, mesmo fazendo trabalhos em sua maioria gratuitos e para a comunidade da cidade e do Maciço de Baturité.
Nossa ideia é sensibilizar, orientar para que os próximos que virão possam usufruir da natureza que somos parte. A ideia, diferentemente da maioria dos pesquisadores, é de vivenciar e experimentar e depois transformar em livro e orientações bem mais didáticas e comprovadas. Logo estaremos produzindo livros sobre nossas experiências e alguns vídeos e dicas estão no nosso canal SEMENTE DAS ARTES no YouTube e também em nossa página www.sementedasartes.com.br. Nosso trabalho tem mais de 15 anos e já realizamos ações e projeto no Ceará, em outros estados e fora do país.
A repercussão do trabalho chamou a atenção das escolas locais, da câmara que contemplou com o título de cidadão, de visitantes do país e do exterior que vieram usufruir do Turismo Rural Sustentável, onde o visitante se hospeda e experimenta viver a vida simples do campo, dormindo em redes, varandas, caminhando pelas estradas e trilhas, comendo o alimento feito num fogão a lenha, curtindo o céu a noite, ouvindo boas músicas e bons vídeos do acervo da casa e de nosso pequeno museu que aceita doações, utilizar os instrumentos musicais e livros, além de aulas constantes durante a estadia. Detalhe na proposta de consumo consciente, 80% de móveis e objetos da casa ou de seu entorno e estrutura é de coisas encontrada nas ruas, descartadas ou doadas. Mostrando o quanto de coisas em bom estado são jogados fora e viram lixo.
Agradecemos a competente repórter Marcella de Lima e do sensível e criativo câmera Paulo Alberto do sistema Verdes Mares de comunicação, assim como outros programas que propagaram nossa proposta, entre eles está o programa do Rochinha da Som Zoom Sat da FM Maior de Baturité que transmite para várias rádios e de alguns amigos e amigas que colaboram de alguma forma com o trabalho e as diversas manifestações em fotos e vídeos de pessoas que assistiram e nos mandaram, já que não temos televisão no local.
Faça parte dessa ideia, apoie, colabora, seja parceiro. Entre em contato e saiba como.
Comentários