NOTÍCIAS DE OUTUBRO 2020



Chegando num dos meses mais quentes do ano. Pra amenizar, fomos pegar os ares do litoral leste nos primeiros dias do mês, em Beberibe, na praia de Uruaú e Sucatinga. 








Juntamente com o amigo e primo Pantico, visitando um espaço que pretende fazer suas experiências de sustentabilidade.
Belas paisagens naturais, pena vermos que o animal que não deu certo, como sempre, detona o que temos de mais nobre e primoroso e fazemos parte que é NOSSA Natureza.

Em alguns metros de caminhada, tanto na beira da praia, como nas estradas, vimos uma quantidade enorme de lixo e também de objetos, que se as pessoas e também autoridades se preocupassem, poderiam está servindo ainda para uso ou também sendo fonte de renda por meio de cooperativas de reciclagem.
Falta vontade política, educação no povo e também bom senso, o modelo de descarte imposto por anos dos norte-americanos é o que de mais "belo" sabemos imitar.
Assim como produtos, pessoas também são descartadas com o tempo, idade e serventia. Triste realidade.

Devido a esse momento de transição, nos dedicamos aos trabalhos e reformas na Casa Ambiental & Museu Semente das Artes.
Terminamos de levantar a parte do Mirante do Estúdio, que será utilizado para observatório de pássaros, sistema solar, estrelas e outras belezas da região do Maciço de Baturité. O estúdio servirá para ensaios, aulas, gravações de projetos do Instituto Semente das Artes, como de parceiros e interessados da região e de outros lugares.

Ao lado do novo prédio, criamos um novo jardim por cima de folhas e galhos que durante esses anos fomos acumulando e deixando a terra rica e adubada. Melhorando a temperatura, produzindo e dando beleza e aconchego para quem desfruta.

Aproveitamos a safra do caju pra fazermos alguns produtos do fruto em nosso fogão solar e utilizar a castanha como moeda na aquisição de produtos para a casa.
Como o café adquirido na serra de Aratuba, torrado e moído para nosso consumo. Juntamos mais semente das mais variadas espécies para nosso banco de sementes. 

Colhemos pimenta e produzimos a pimenta calabresa, assim como a banana vermelha, que produzimos leite em pó, todos secados no fogão solar. 

Visitamos as terras do nosso companheiro Moacir Alves, que está nos ajudando a construir o prédio. 
Vimos a riqueza do lugar. As velhas construções de seus antepassados e aproveitamos para trazer mudas de carnaúba, macaxeira e lenha de podas para o fogão.

Aproveitando o momento de mudança de idade e aceitamos o presente do Moacir de duas cadelinhas, que batizamos de Gaia e Fauna. Alegraram a casa e são mais novas integrantes do lugar, assim como outros seres nossos irmão que sempre aparecem: borboletas, beija-flor, cobras e esperanças.


SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO