Chegando num dos meses mais quentes do ano. Pra amenizar, fomos pegar os ares do litoral leste nos primeiros dias do mês, em Beberibe, na praia de Uruaú e Sucatinga.

Juntamente com o amigo e primo Pantico, visitando um espaço que pretende fazer suas experiências de sustentabilidade.
Belas paisagens naturais, pena vermos que o animal que não deu certo, como sempre, detona o que temos de mais nobre e primoroso e fazemos parte que é NOSSA Natureza.

Em alguns metros de caminhada, tanto na beira da praia, como nas estradas, vimos uma quantidade enorme de lixo e também de objetos, que se as pessoas e também autoridades se preocupassem, poderiam está servindo ainda para uso ou também sendo fonte de renda por meio de cooperativas de reciclagem.
Falta vontade política, educação no povo e também bom senso, o modelo de descarte imposto por anos dos norte-americanos é o que de mais "belo" sabemos imitar.
Assim como produtos, pessoas também são descartadas com o tempo, idade e serventia. Triste realidade.

Devido a esse momento de transição, nos dedicamos aos trabalhos e reformas na Casa Ambiental & Museu Semente das Artes.
Terminamos de levantar a parte do Mirante do Estúdio, que será utilizado para observatório de pássaros, sistema solar, estrelas e outras belezas da região do Maciço de Baturité. O estúdio servirá para ensaios, aulas, gravações de projetos do Instituto Semente das Artes, como de parceiros e interessados da região e de outros lugares.

Ao lado do novo prédio, criamos um novo jardim por cima de folhas e galhos que durante esses anos fomos acumulando e deixando a terra rica e adubada. Melhorando a temperatura, produzindo e dando beleza e aconchego para quem desfruta.

Aproveitamos a safra do caju pra fazermos alguns produtos do fruto em nosso fogão solar e utilizar a castanha como moeda na aquisição de produtos para a casa.Como o café adquirido na serra de Aratuba, torrado e moído para nosso consumo. Juntamos mais semente das mais variadas espécies para nosso banco de sementes.

Colhemos pimenta e produzimos a pimenta calabresa, assim como a banana vermelha, que produzimos leite em pó, todos secados no fogão solar.

Visitamos as terras do nosso companheiro Moacir Alves, que está nos ajudando a construir o prédio. 
Vimos a riqueza do lugar. As velhas construções de seus antepassados e aproveitamos para trazer mudas de carnaúba, macaxeira e lenha de podas para o fogão.
Aproveitando o momento de mudança de idade e aceitamos o presente do Moacir de duas cadelinhas, que batizamos de Gaia e Fauna. Alegraram a casa e são mais novas integrantes do lugar, assim como outros seres nossos irmão que sempre aparecem: borboletas, beija-flor, cobras e esperanças.
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
Comentários