CIAS - CONGRESSO INTERNACIONAL AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - BRASIL/FRANÇA 2021


O INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES esteve presente no II CIAS 2021 por meio de seu fundador e presidente Jofran Fonteles Borges que participou dos encontros preparatórios chamado TECENDO O CIAS, onde grupos se organizavam por áreas de atuação e criavam o que seria o congresso.

Devido a transição que estamos vivendo no planeta pela covid-19, o evento foi virtual, onde participantes do Brasil e França principalmente, mas também de outros países da Europa, África e América Latina participaram de forma virtual, com: Oficinas, Mesas Redondas, Apresentações Artísticas e Palestras.

Estivemos participando, além dos encontros, na MESA REDONDA: ARTE & SUSTENTABILIDADE, com os artistas Daniel Acosta (Argentina), Silvana Sarti (Sorocaba-SP), mediado por Clevandira Dias (Ceará). 
E  como oficina, realizamos a: PERCUSSÃO AMBIENTAL; REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS EM ARTE DE PERCUSSÃO, onde apresentamos nossa tecnologia social, que levamos para várias localidades do Ceará e ainda em mais 5 países: Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia e Cabo Verde na África. Trabalho que virou nossa defesa científica na especialização em ARTE EDUCAÇÃO PARA O ENSINO DA MÚSICA.
O II CIAS é evento busca uma vivência e experiência, com resgaste de que é no local, a base para a busca de soluções de transformação social e ambiental, mas com anseios de uma mudança global, visto que  somos todos responsáveis pela proteção a vida e ao ambiente. É um convite para vivenciarmos um  processo de « agir, coletivo », com momentos de reflexões, objetivando pensar estratégias de ações participativas.

Mesmo partindo de uma iniciativa individual de Maria Eulaidia, o CIAS teve sua identidade construída de forma coletivo. Desde a criação da logomarca que busca trazer reflexões sobre o equilíbrio do planeta e traz  como base identitária os quatro elementos da natureza (água, terra, fogo e ar).

O CIAS passou a ser uma ação estratégica de devolutiva social de sua pesquisa de doutorado. Motivada pelas suas vivências, experiências e pesquisadora desde 2006, através da ONG – IFEE - Instituto de Formação Empreendedora e Educação Permanente, no projeto EMTRE - Empreendimentos de Transformação de Recicláveis/CE- Brasil,  afirma que a inclusão é a base para uma construção coletiva com  justiça social e ambiental. Assim nasceu o CIAS, diante da crise sanitária ocasionada pela pandemia da Covid-19, como um ambiente pleno de transformações e cuidado com a vida e a casa comum, ao nosso Planeta Terra. 

O CIAS é um projeto idealizado e organizadora por Maria Eulaidia de Araújo, Dra. em Geografia e planejamento urbano no INSA - Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lyon - Universidade de Lyon na França. Pesquisadora Científica, com apoio da CAPES-Brasil, na área de psicologia, no domínio de planejamento ambiental e comportamento humano. É educadora e Mestre em psicologia. Atualmente é pesquisadora e consultora e facilitadora organizacional, em metodologias participativas e comportamento socioambiental. 

Em sua primeira edição (I Congresso Internacional Ambiente & Sustentabilidade) ocorreu no período de 31/07/2020 a 02/08/2021. E foi reapresentado no período de 25/02/2021 a 28/02/2021. O evento contou com a participação voluntária, de pesquisadores nacionais e internacionais (Brasil, França, Espanha e Colômbia), bem como de técnicos,  catadores de cooperativas, profissionais de diversas áreas, empreendedores, implicando atores sociais que pesquisam e vivem a temática deste congresso, e que puderam contribuir para as melhorias e avanços, numa perspectivas de aprendizado coletivo. Foram realizadas trocas de pesquisas e experiências por meio de relatos, palestras, minicursos e shows musicais, com a finalidade de sensibilizar e levar a reflexões da sociedade, sobre as perspectivas de agir na relação com os resíduos sólidos urbanos e sua gestão coletiva e participativa.


VÍDEOS DE NOSSA PARTICIPAÇÃO

CONVERSA: ARTE & SUSTENTABILIDADE - II CIAS - Congresso Internacional Ambiente & Sustentabilidade


PERCUSSÃO AMBIENTAL NO CIAS - CONGRESSO INTERNACIONAL AMBIENTE & SUSTENTABILIDADE 2021

SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO