Instituto Semente das Artes, Sonhando juntos um ideal de mundo
NOTÍCIAS DE SETEMBRO 2021
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
O mês de setembro foi bastante movimentado, com viagens e busca de novos projetos e ações. Buscando novos horizontes, seguindo todos os cuidados contra o vírus:
VACINAS E SUA IMPORTÂNCIA
As vacinas protegem nosso organismo contra vírus e bactérias causadores de várias doenças leves e graves e que podem até levar a morte. Servem para proteger organismo contra determinadas doenças infectocontagiosas com substâncias fabricadas com microrganismos para essa proteção.
Desde 2020 o mundo está convivendo com uma pandemia de covid-19 e todo cuidado é pouco, já que esse vírus é mutante, com diversas variantes. Seguindo esse raciocínio esse mês de setembro tomamos a segunda dose, sem deixar os mesmos cuidados de máscaras, higienização e evitar aglomeração. A favor da vida e contra o negacionismo de fascistas.
Aproveitamos para colher a última safra antes da falta d'água. Feliz pelo que produzimos no quintal da CASA AMBIENTAL & MUSEU SEMENTE DAS ARTES, mas triste e revoltado pelo descaso com o abastecimento de água, não só dessa comunidade, mas de toda a região e país.
Nos últimos 30 anos, o Brasil perdeu 15,7% de sua superfície de água, o que representa 3,1 milhões de hectares. A área hídrica nacional era de quase 20 milhões de hectares em 1991. Caindo essa área para 16,6 milhões em 2020. Além das mudanças climáticas pela ação negativa do ser humano. O uso incorreto e desperdício colaboram para essa situação.
Levando a frente nossa proposta de disseminar o projeto CASA AMBIENTAL: CONCEITO DE VIDA SIMPLES COM MAIS AUTONNOMIA & SUSTENTABILIDADE. Que leva a ideia de viver com menos, produzindo parte de seus alimentos em jardins comestíveis, reaproveitando objetos e resíduos sólidos e orgânicos, além de diminuição drástica de consumo de necessidades desnecessárias pregadas pela mídia e indústria e comércio.
Além da CASA AMBIENTAL & MUSEU em Capistrano, começamos a proposta no serrote do Jinete em Meruoca, numa casa de meio século feita de adobe (tijolo cru), da família Nascimento.
A casa fica no meio de um serrote, rodeado de uma floresta preservada e com poços com água, algo fundamental para a realização do projeto.
Estamos transformando essa proposta em algo teórico para que possamos compartilhar, não são as várias que pretendemos fazer com parceria de moradores, mas também para sensibilizar e incentivar outras pessoas a conhecerem e participarem dessa proposta de vida, pois é uma ideia que pode ser feita tanto no campo como na cidade e com isso diminuir a pressão de uso dos recursos naturais do planeta.
Estivemos em 18 de setembro de 2021 no Instituto Tonny Ítalo em Itaitinga, para inaugurar o novo espaço físico de sua Biblioteca Comunitária, que em agosto último completou cinco (5) anos de fundação e deu o nome de: Poeta Arievaldo Vianna. Abrindo também a videoteca da Fabíola que integra o Espaço Cultura na nova estrutura física da Biblioteca. Doação da família de Fabíola Meneses.
A programação do dia teve: Lançamento de cordel: Arievaldo Vianna: Sertanejo Humanista no Cordel, por Stélio Torquato Lima - escritor e professor da UFC;
Contação de História com: Cláudia Machado – Atriz e professora, Narradora de História, da Secretária de Educação de Itaitinga;
Apresentação/Palestra com: Jofran Fonteles Borges - multimídia e fundador presidente do Instituto Semente das Artes;
Tudo capitaneado pela fundadora e ser de luz Gláucia Lima.
Vídeo no canal SEMENTE DAS ARTES
Visitando as belezas do Ceará, na cidade de Quixadá, estivemos numa obra ainda do período imperial de D.Pedro II, que deu a ordem de construção, porém a realização deste foi feita pelos os primeiros Governos Republicanos do Brasil entres os anos de 1890 e 1906.
É o 7º maior reservatório de água do Ceará. Sua capacidade é de 126 milhões de metros cúbicos. Construído sobre o leito do rio Sitiá. Possui quatro barragens: a Principal, a do Sul, a da Lagoa do Forges e a do vertedouro. Estas barram as águas do rio Sitiá e dos riachos: Macambira, Verde, do Socorro, do Cabo, Guaribas, Caracol e entre outros riachos da região.
Foi totalmente importado da Inglaterra a grade de ferro que compõe a varanda, e a cerâmica desta foi importada de Portugal que está sobre a barragem Principal e é baseado em monumentos romanos da época de Júlio César.
Ao lado é onde está a famosa Pedra da Galinha Choca, um de seus grandes ícones e também rodeado de monólitos, que sãoestruturas geológicas, como uma montanha, por exemplo, constituído por uma única e maciça pedra ou rocha, ou um único pedaço de rocha colocado como tal. Segundo moradores e estudiosos de Óvnis, a região é uma onde mais se tem relatos no estado. Não há um significado exato, em tupi-guarani, o nome Quixadá significa "Pedra de Ponta Curvada", mas há outras, presume que o nome vem da tribo Tapuia dos Quixaras, que pode ser "Curral de Pedras" por ser rodeada de monólitos.
A obra abaixo é da artista plástica Silvana Sarti de São Paulo.
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
Saudações Solidárias e Sustentáveis. InsTI torna a agradecer estarmos juntos nesta Batalha de Paz e Bem! Sáude e muitas Alegrias, sigamos em unidade.Abraços fraternos, amiga Gláucia Lima - presidenta do InsTI
A ARTE Durante toda nossa vida, em algum momento tivemos contato com alguma atividade artística , seja ela para nos entreter ou como algo figurativo casual. Em muitas sociedades a arte foi algo levado bastante a sério, sendo base para muitos governos se posicionarem e também aumentarem seu poder. Sempre nos vem algumas perguntas sobre esse tema. Para qu e serve a arte? Essa pergunta varia muito, dependendo do contexto e do meio que vive, leva a qual intenção e motivo tem cada ser que a utiliza. Pode ser vir para afirmar convicções , expressar sentimentos e pensamentos . P odemos ver a arte com a função de educar, entreter e informar, estimular a criatividade, a cognição, a percepção, a expressão, a sensibilidade. Ela é capaz de ampliar horizontes, reinserir e inserir o cidadão na sociedade, por isso tem uma grande função social. Tudo isso ligado intimamente com com seu caráter estético e com...
Todos os exemplos que mostramos são realizados e testados na CASA AMBIENTAL MUSEU SEMENTE DAS ARTES, na comunidade de Carqueja dos Alves no município de Capistrano, no Maciço de Baturité ou em outras ações e projetos realizados fora de nossa sede. A crise hídrica e de saneamento no mundo é gigantesca, há muitos esforços para melhorar a vida e saúde das pessoas e também facilitar o acesso e consumo de água, além de conscientizar para o não desperdício. Com isso, nós do Instituto Semente das Artes, durante anos vimos buscando testar várias tecnolo...
O VIDA SIMPLES é uma proposta de se viver de forma sustentável, com pouco impacto para a natureza e em integração e equilíbrio, coerente com a proposta de SER e ESTAR feliz e em paz, saudável consigo, com os outros e com o universo. Todos os exemplos que mostramos são realizados e testados na CASA AMBIENTAL & MUSEU SEMENTE DAS ARTE na comunidade de Carqueja dos Alves no município de Capistrano, no Maciço de Baturité ou em outras ações e projetos realizados fora de nossa sede. FILTRO DE BALDES Pelo país ter grande dificuldade de distribuição de água e em algumas regiões o consumo é feito sem nenhum tratamento, com o produto vindo de rios, cacimbas e carros pipa. Veio a tona a grande capacidade de inventar do brasileiro criando o filtro de barro, mudando completamente a forma de se beber água em algumas regiões menos favorecidas. O sistema de filtragem é simples: na parte superior do filtro é colocada a água, com a gravidade, lentidão e pressão, o líquido passa ...
O caju é um fruto nativo da região Nordeste do Brasil. Fonte muito rica de vários nutrientes, vitaminas e minerais. As principais vitaminas presentes no caju são: vitamina C, B1, B3, B2, B6, E e K. Também possui ácido fólico e oleico. Entre os minerais presentes no caju, podemos destacar: magnésio, cálcio, ferro, potássio e zinco. Um fruto pequeno, cuja polpa é ácida e adocicada. Fruto do cajueiro. Possui na parte interna uma castanha, que é muito consumida após ser torrada e tem uma pele fina e delicada, cujas cores podem ser amarela, vermelha ou alaranjada. É constituído por 22 espécies, encontradas principalmente nos biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga. As principais espécies são: anacardium giganteum; cajuí, caju-d...
ARDE E FAZ BEM Durante anos apreciada por muitos e odiada por outros, a pimenta é um tema de muitas polêmicas e curiosidades. As variedades são muitas, de sabores adocicados a super ardosas, alguns defendem o consumo moderado, outros já utilizam sem temor. A verdade é que ela é sempre vista e participa de milhares de pratos e estão no dia a dia de nossas vidas, percebidas ou não. Utilizadas em pratos salgados e doces, saladas, temperos e até como remédio e complemento nutricional. Ela é tão dinâmica que pode ser consumida como fruto, molhos, condimentos ou semente. A origem da pimenta ainda é um caso a ser investigado, pois há muitas discussões e polêmicas sobre o assunto. China, Índia, África, todos são citados. Como em vários momentos da história ela aparece. Uma das teorias mais aceitas é que ele foi cultivada inicialmente no México e América Central em 7.500 a.C, talvez por isso ser tão comum nesse país e região o consumo do fruto. Inclusive, segundo ...
Para muitas pessoas ter uma horta em casa é algo bastante complicado. Mas diferentemente desse pensamento, é possível você começar com poucas espécies, pesquisando a mais fáceis e de cuidados simples. Sabendo que irá precisar planejar o que plantar, disciplinar os horários, pois as plantas são seres que precisam de cuidados diários para que elas se desenvolvam belas e saudáveis. Existem várias possibilidades de se fazer horta, com muito ou pouco espaço. Por isso esqueça a desculpa de que mora em apartamentos, casas pequenas ou sem verde. Há diversas opções de cultivo para pequenos espaços: horta verticais suspensa, hortas em jarros nas janelas e áreas de serviço, desde que tenha ventilação, água e um pouco de luz. São inúmeras as vantagens: alimentação saudável da sua família sem agrotóxicos, a possível integração familiar com o contato com as plantas, se tiver crianças é ainda mais interessante para que ela tenha a vivência do desenvolvimento d...
Depois de 2 anos vivendo em Capistrano e olhando todos os dias para a serra a qual nossa casa margeia. Visitamos no dia 16 de agosto de 2019 a Serra do Vicente, distante 14 km da sede e com acesso de carroçal e calçamento. Com uma altitude de aproximadamente 600 metros. Clima ameno durante todo o ano e frio a noite, podendo chegar a 13 graus no período das chuvas. Um encanto de lugar. O mais interessante é que, grande parte da população do município não conhece essa localidade. Pequena vila com plantações diversificadas, mas predominando a banana. Mas encontra-se de tudo; laranjeiras, abricó, café, jaca, abacate, tangerina, vários tipos de mangas, também se planta fava, milho, feijão tipo carioca, mandioca, batata doce e tantas outras coisas. E tomar água direto da fonte, não tem preço. Na região existem as localidades de: Bananeiras, Várzea das Palmeiras, Pasmado, Cabeça da Ladeira, Brejo, Jenipapeiro, São José, Putiús de Cima, Meio e Baix...
Comentários