NOTÍCIAS DE SETEMBRO 2021

 

O mês de setembro foi bastante movimentado, com viagens e busca de novos projetos e ações. Buscando novos horizontes, seguindo todos  os  cuidados contra o vírus:

VACINAS  E SUA IMPORTÂNCIA 

As vacinas protegem nosso organismo contra vírus e bactérias causadores de várias doenças  leves    e graves e que podem até levar a morte. Servem para  proteger  organismo contra determinadas doenças infectocontagiosas com substâncias fabricadas com microrganismos para essa proteção.

Desde 2020 o mundo está convivendo com uma pandemia de covid-19 e todo cuidado é pouco, já que esse vírus é mutante, com diversas variantes.  Seguindo esse raciocínio esse mês de  setembro tomamos a segunda dose, sem deixar os mesmos cuidados de máscaras, higienização e evitar aglomeração. A favor da vida e contra o negacionismo de fascistas. 

Aproveitamos para colher a última safra antes da falta d'água. Feliz pelo que produzimos no quintal da CASA AMBIENTAL & MUSEU SEMENTE DAS ARTES, mas triste e revoltado pelo descaso com o abastecimento de água,  não só dessa comunidade, mas de toda a região e país.

Nos últimos 30 anos, o Brasil perdeu 15,7% de sua superfície de água, o que representa 3,1 milhões de hectares. A área hídrica nacional era de quase 20 milhões de hectares em 1991. Caindo essa área para 16,6 milhões  em 2020. Além das  mudanças climáticas  pela ação negativa   do ser humano. O uso incorreto e desperdício colaboram para essa situação.

Levando a frente nossa proposta de disseminar o projeto CASA AMBIENTAL: CONCEITO DE VIDA SIMPLES COM MAIS AUTONNOMIA  &  SUSTENTABILIDADE. Que leva a ideia de viver com menos, produzindo parte de seus alimentos em jardins comestíveis, reaproveitando objetos e resíduos sólidos e orgânicos, além de diminuição drástica de consumo de necessidades desnecessárias pregadas pela mídia e indústria e comércio. 
Além da CASA AMBIENTAL & MUSEU em Capistrano, começamos a proposta no serrote do Jinete em  Meruoca, numa casa  de meio século feita de adobe (tijolo cru),  da família Nascimento.
A casa fica no meio de um serrote, rodeado de uma floresta preservada e com poços com água, algo fundamental para a realização do projeto.
Estamos transformando essa  proposta em algo teórico para que possamos compartilhar,  não são as várias que pretendemos fazer com parceria de moradores, mas também para sensibilizar e incentivar outras pessoas a conhecerem e participarem dessa proposta de vida, pois é uma ideia que pode ser feita tanto no campo como na cidade e com isso diminuir a pressão de uso dos recursos naturais do planeta.

Estivemos em 18 de setembro de 2021 no Instituto Tonny Ítalo em Itaitinga, para inaugurar o novo espaço físico de sua Biblioteca Comunitária, que em agosto último completou cinco (5) anos de fundação e deu o nome de: Poeta Arievaldo Vianna. Abrindo também a videoteca da Fabíola que integra o Espaço Cultura na nova estrutura física da Biblioteca. Doação da família de Fabíola Meneses.
A programação do dia  teve:
Lançamento de cordel: 
Arievaldo Vianna: Sertanejo Humanista no Cordel, por Stélio Torquato Lima - escritor e professor da UFC;
Contação de História com: Cláudia Machado – Atriz e professora, Narradora de História, da Secretária de Educação de Itaitinga; 
Apresentação/Palestra com: Jofran Fonteles Borges - multimídia e fundador presidente do Instituto Semente das Artes;
Tudo capitaneado pela fundadora e ser de luz Gláucia Lima. 

                       Vídeo  no  canal SEMENTE DAS ARTES


Visitando as belezas do Ceará, na cidade de Quixadá, estivemos numa obra  ainda  do período imperial de D.Pedro II, que deu a ordem de construção, porém a realização deste foi feita pelos os primeiros Governos Republicanos do Brasil entres os anos de 1890 e 1906.
É o 7º maior reservatório de água do Ceará. Sua capacidade é de 126 milhões de metros cúbicos. Construído sobre o leito do rio Sitiá. Possui quatro barragens: a Principal, a do Sul, a da Lagoa do Forges e a do vertedouro. Estas barram as águas do rio Sitiá e dos riachos: Macambira, Verde, do Socorro, do Cabo, Guaribas, Caracol e entre outros riachos da região. 
Foi totalmente importado da Inglaterra a grade de ferro que compõe a varanda,  e a cerâmica desta foi importada de Portugal que  está  sobre a barragem Principal e é baseado  em monumentos  romanos da época de Júlio César.
Ao lado é onde está a famosa Pedra da Galinha Choca, um de seus grandes ícones e também rodeado de monólitos, que são estruturas geológicas, como uma montanha, por exemplo, constituído por uma única e maciça pedra ou rocha, ou um único pedaço de rocha colocado como tal. Segundo moradores e estudiosos de Óvnis, a região é uma onde mais se tem relatos no estado. Não há um significado exato, em tupi-guarani, o nome Quixadá significa "Pedra de Ponta Curvada", mas há outras, presume que o nome vem da tribo Tapuia dos Quixaras, que pode ser "Curral de Pedras" por ser rodeada de monólitos.
A obra  abaixo é da artista plástica Silvana Sarti de São Paulo.

SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos


Comentários

Unknown disse…
Parabéns meu amigo 👏👏👏🤗🤗😘Seu trabalho é belíssimo 👏👏 Jofran 🤗
Gláucia Lima disse…
Saudações Solidárias e Sustentáveis. InsTI torna a agradecer estarmos juntos nesta Batalha de Paz e Bem! Sáude e muitas Alegrias, sigamos em unidade.Abraços fraternos, amiga Gláucia Lima - presidenta do InsTI

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO