NOTÍCIAS DE AGOSTO 2021

Em agosto, com muito gosto, estivemos aproveitando o que tem de bom e maravilhoso nessa pequena passagem por esse plano material:

Depois de quase 2 anos parado por problemas mecânicos e também pelo momento de transição da pandemia. Nosso herói, de tantas histórias e momentos, com mudanças, idas e vindas por todo o Ceará. Pelo menos nessa parada, evitamos poluentes no ar. 

Voltou a rodar e colaborar com nossa resistência e buscando sensibilizar aos outros e a nós mesmo, nesse mundo tão injusto com muitos. Mas que tentamos colaborar para sejamos menos cruéis conosco e com o planeta.


Curtindo os prazeres da Vida Simples na nossa Casa Ambiental & Museu Semente das Artes com nosso primo e parceiro desse tipo de vida Pantico Monteiro. 
Pra que melhor do que uma rede, no sertão, com café e outras delícias que quem vive assim sabe como é?
Café torrado e moído em casa, cuscuz, galinha do quintal, as quinquilharias da varanda, som de passarinhos, vento e som dos galhos e folhas balançando. Mostrando que se pode viver bem, com qualidade de vida no campo.     
                   
                    

Aumentando nosso banco de sementes com mais tipos de milhos e outros grãos que cuidamos com cuidado e carinho e incentivamos outras pessoas tenham em suas casas para mantermos sementes de qualidade e para perpetuar algumas plantas naturais, sem modificações genéticas das transgênicas. 


Pagando a visita do Pantico e vendo as melhorias no sítio Cajazeiras, que a cada dia fica mais bonito e com opções de desfrutar de suas belezas, árvores, frutos e outras peculiaridades do lugar, como o maravilhoso açude, com o esmero de seu proprietário e cuidador Monteiro. 
Deitar na rede, tomar um café, viver o que tem de bom na Capivara em Aracoiaba, não tem preço.
Aproveitamos alguns baldes na propriedade e produzimos uma composteira para a cozinha. Uma coisa que é de bom tom é colaborar de alguma forma nas visitas que fazemos, doando algo ou dando nosso tempo para fazer alguma coisa pelo lugar.

Deixe sempre uma boa lembrança por onde passa. As pessoas nunca esquecerão que você deixo sua contribuição positiva.
Abra a porteira da vida e deixe a felicidade entrar. As coisas boas chegam quando você se propõem ser do bem e deixando vir o que vem pra você sem reclamar.


Diferentemente do que muita gente pensa. é  possível está antenado e conectado com o mundo, mesmo longe demais das capitais.
Com isso podemos nos comunicar, mesmo com falhas de conexão, ficando inteirado de tudo que acontece nesse lindo planeta terra.
E agradecendo os colegas de imprensa que fiz parte por mais de 10 anos, a lembrança em seus programas de rádio, tv e internet.


Acreditado que temos que doar ao universo algo que aprendemos. Nesse período de pandemia demos nossa pequena contribuição para nosso espilicute vizinha Maria Helena. 
Quando várias pessoas tentavam fazer ela está atenta e não conseguiam. Nós com uma forma simples, com entendimento de alcance de cada um, fomos com brincadeiras e com exemplos locais, mostrando como ela poderia fazer as tarefas brincando.


Agradecimento a grande artista Silvana Sarti. Artista plástica, performancer, poetisa, atriz, cantora, multimídia, que fez um trabalho de sobreposição de imagens e colocou em suas páginas e redes sociais em São Paulo. 
Silvana Sarti é artista visual da cidade de Sorocaba. Formada em Letras (UNISO) e Desenho (Santa Marcelina), artista visual, performer, atriz de teatro, tem como poética as formas rituais de conceber a natureza, pesquisa em diversas linguagens como pintura, desenho, ilustração, fotografia, áudio e vídeo, com maior ênfase a performance. Dentro da cosmovisão ameríndia, seu corpo é a matéria sua de investigação. Algumas das técnicas utilizadas pela artista: pintura em óleo sobre tela, madeira, pintura mural, também realiza restauro de pinturas além de aulas de técnica e projetos. 


A integração e bom convívio com outros animais, uma das coisas que aprendemos a desfrutar. Uma experiência engrandecedora e de aprendizado.
Coisa que está fora de cogitação em anos atrás. Mas podemos dizer que é uma trabalho de paciência e crescimento. Onde o cuidado e observação, nos faz aprender que o ditos irracionais, tem muito mais sentimento e cuidado conosco e com o todo do que o bicho antinatural e que não deu certo que é o bicho homem que não se acha natureza e nem que também é um animal como os outros que vivem nessa nave mãe terra.



Com todos os protocolos e cuidados, voltamos a receber amigos, visitantes, pesquisadores e turistas em nossa CASA AMBIENTAL & MUSEU SEMENTE DAS ARTES.
A nossa proposta é o Turismo Rural Sustentável, onde as pessoas se hospedam, não como hotel, pousada ou hostel, mas como uma casa de parentes do interior, com a oportunidade de aprender um pouco sobre sustentabilidade e também experimentar vivências no lugar.
Agradecemos a visita da família da Kamilla, com sua companheira Nídia, sua mãe Helani e sua irmã Karine com a filha Isis, cheia de luz e beleza. 


E no final do mês, tomamos a decisão de encaminhar parte de nossas plantas em jarro para outros lugares, já que a crise hídrica e o descaso das autoridades e associação local, que deixa a comunidade de Carqueja dos Alves em Capistrano há 3 anos sem distribuição de água sistemática. Nesse período a adutora, nova, a poucos metros desativada por falta de pagamento de energia pelo descaso da associação e falta de ação da gestão.
A gestão encaminha carros pipa para tentar amenizar, mas um trabalho bastante irregular e com outros por menores que nós fizeram ter essa atitude.
Tiramos um caminhão de plantas em jarros e mudas, ainda ficando o dobro no chão, que parte não irá suportar a falta d'água até o começo das chuvas. Triste realidade, mas a crise hídrica já existe, não só no semiárido, mas em todo o planeta. Nossa única nota triste. Sempre acreditando que dias melhores virão.

SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO