CICLOVIDA - NAE SUSSUÍ


No dia 13 de outubro, o NAE Sussuí realizou um CINE CLUBE COMUNITÁRIO onde apresentou o filme CICLOVIDA que mostra a saga de um casal que saiu do sertão de Pentecostes com suas bicicletas recicladas, pois foram montadas com sobras de outras quebradas. Viajaram cerca de 10 mil quilômetros e conseguiram trocar várias sementes crioulas e levaram sua manifestação de preservação dessa espécie pura, já que várias empresas do agronegócio estão criando sementes “frankestein” e disseminando pelo mundo e com isso, causando problemas a saúde de homens e animais e na própria terra.



Na oportunidade, os protagonistas Inácio e Ivãnia estiveram falando sobre essa experiência e da proposta de com uma ação, dita simples, é uma importante forma de conscientizar as pessoas sobre os males que as grandes empresas do agronegócios estão  realizando.
 

Além da comunidade, estiveram presentes representantes do INEC e INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES.

PROJETO CICLOVIDA – WWW.ciclovida.org
O Ciclovida é uma iniciativa coletiva de cunho sócio-ecológico e cultural com o intuito conversar e trocar sementes crioulas a bicileta como meio de transporte ecológico

O projeto Ciclo Vida já não é mais um recém-nascido. Na verdade, ele é um adolescente, pois com os mesmos objetivos que se seguem nós já realizamos alguns vôos rasantes de bicicleta pelas estradas das áridas terras de Fortaleza à região do Sertão Central do Estado do Ceará e de Fortaleza ao Estado do Rio Grande do Norte. Além dos não raros trajetos de 50 e 80 quilômetros que distam, respectivamente, o Assentamento 24 de Abril – Acarape e o Assentamento Mandu Ladino/ Barra do Leme – Pentecoste de Fortaleza. As pessoas que se dispõe a implementar o Projeto já estão, portanto, em plena forma psicofísica e, sobretudo, política. No entanto, não podemos dizer o mesmo dos meios de transportes que escolhemos para realizar esta tarefa: as bicicletas.

Segundo Inácio e Ivãnia, eles escolheram bicicletas pelo menor custo econômico da viagem e pelo fator ecológico, já que elas são bem mais ecológicas do que os carros e bem mais velozes do que os pés.

No encerramento, fizemos uma celebração com muita música autoral e popular brasileira, tocadas e cantadas por Inácio e Jofran.
 
Nós do INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES apoiamos essa iniciativa e deixamos nossa instituição aberta a projetos como esses para plantarmos mais semente de esperança e amor pelo mundo.

www.sementedasartes.blogspot.com
(Postagens de 2007 a março de 2012)

www.sementedasartes2.blogspot.com
(Iniciado em abril 2012)

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
FAÇA PARTE DESSA IDÉIA
Presidente Jofran Fonteles Borges
VEJAM TODAS AS FOTOS NO ORKUT
 (Email e Orkut) - (85) 87194478 – 99543352 - 91290207

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO