QATAR 50º

Estivemos no mês de agosto em um Famtur pelo Qatar e Índia e nessa viagem tivemos a possibilidade de enriquecer nossa pesquisa sobre instrumentos musicais do mundo.
No Qatar tivemos a possibilidade de ver instrumentos e a música local e visitar uma loja e oficina de instrumentos e também um luthier deste país.
De lá além de ter conhecido vários instrumentos locais, trouxemos 3 peças interessantes: Rebabah, Daff e Derbake:

  • Rababah é um instrumento de uma corda simples com uma caixa sonora quadrada tocado como um violino. O rababah foi levado para a Espanha pelos Árabes e distribuído a partir dela para a Europa com o nome rebec. É usualmente referido que Al-Farabi (10° século) foi o primeiro a mencionar o rababeh. Entretanto,Ali de Isphahan mencionou que o rababeh era usado na corte de Baghdad 2 séculos e meio antes disso. Esse instrumento é cotado como como um dos precursores do violino Europeu. O medieval xelami é na verdade o Árabe Zulami. Um instrumento inventado em Baghdad no começo do século nono. A exabeba era uma pequena flauta lembrando a Árabe Shabbabe ou Al-naay. Al-naay é um termo Persa. Palavras Árabes para o mesmo instrumento podem ser beQaSaba, Shabbabe ou minjara. Al-naay é uma flauta vertical e um dos instrumentos mais antigos empregados na música Árabe. É apenas um simples tubo aberto feito de cana de açúcar onde o instrumentalista sopra diagonalmente através da abertura. Os "cachimbos de vento" ,flautas simples, datam de antes da idade da Pedra e foram achados em todo hemisfério ocidental em tempos antigos.
  • Daff é o "pandeiro árabe" (cujo pronúncia é dâff). É formado por uma moldura de madeira (de 8.5 polegadas de diâmetro e 2.5 polegadas de profundidade) revestida de madrepérola, com cinco conjuntos de címbalos (com 2.25 polegadas de diâmetro) colocados simetricamente ao redor da moldura, e coberto por uma membrana de pele (os de melhor qualidade utilizam pele de novilho ou de peixe). No final dos anos 80, um pandeiro feito de moldura de alumínio e coberto com plástico foi criado, e imediatamente adotado pela maioria dos músicos. No início dos anos 90, uma versão com moldura de madeira e cobertura de plástico foi introduzida (protótipos deste modelo existem desde os anos 70). Apresenta uma variedade de sons, que incluem a vibração completa (todos os címbalos vibrando juntos), a vibração parcial (um conjunto de címbalos vibrando isoladamente), e o toque sem vibração (nenhum címbalo vibrando). Na primeira metade do século XX era comum a utilização do duff como instrumento solo. Com o início da utilização do Derbak e dos bongôs na segunda metade do século XX, os músicos tiveram que desenvolver técnicas que enfatizassem o som dos címbalos, em vez do som da membrana, para destacar o pandeiro e não duplicar o som de outros instrumentos de percussão.
  • Derbake É um tambor de uma cabeça que é tocado com as mãos e tem aproximadamente 40 cm de comprimento, é utilizado sempre pelos conjuntos e orquestras árabes, tem uma forma cilíndrica, com o pescoço afunilado, pode ser tocado tanto solto, apoiado no fêmur esquerdo do músico, e mantido no lugar certo com a parte de baixo do pulso esquerdo ou suspenso por uma corda sobre o ombro esquerdo e levado sobre o  raço esquerdo. É batido com ambas as mãos e produz uma variedade incrível de sons, utilizando a cobertura (que pode ser feita de pele de cabra, bezerro ou peixe) ou a moldura. O corpo do instrumento é feito tradicionalmente de argila queimada. Desde meados dos anos 80, a cobertura de pele foi substituída por plástico, e o corpo passou a ser feito em alumínio, tornando-se esta versão a preferida da maior parte dos músicos. Este seria o principal instrumento de percussão da música árabe. proveniente do Oriente Médio possui variações de nomes e de estrutura dependendo da região em que este é criado. Podemos encontrá-lo como derbake, derbak, durbak ou dirbakki, são nomes utilizados na Síria, Jordânia, Líbano e Palestina. No Egito é chamado de Tabla, sendo um instrumento bem semelhante ao derbake. Na Turquia recebe o nome é Darbuka sendo também diferente do derbake original em sua estrutura por ter aros e parafusos de afinação em seu interior. Já no Iraque é conhecido como Dunbug ou Tabla Iraquiana, estes diferentemente dos demais possuem 15 cm de comprimento de pele. 
O Catar é um país árabe, conhecido oficialmente como um emirado do Oriente Médio, ocupando a pequena Península do Catar na costa nordeste da Península Arábica. Faz fronteira com a Arábia Saudita ao sul, e o Golfo Pérsico envolve o resto do país. Um estreito do Golfo Pérsico separa o Catar da nação insular vizinha, o Bahrein.
O Catar é um país rico em petróleo, o 9º no mundo, e primeiro em gás natura, e o segundo maior PIB per capita do mundo. Uma monarquia absoluta. 
Em 2001, o Catar resolveu suas disputas fronteiriças de longa data com o Bahrein e com a arábia Saudita. Em 2 de dezembro de 2010, o país foi escolhido como sede da Copa do Mundo FIFA de futebol em 2022.
Cerca de 75% da sua população é formada por imigrantes, vindos principalmente da Índia e Paquistão, em busca de empregos, geralmente no setor de construção civil. Em conseqüência, há 3,1 homens para cada mulher.
O governo do Catar patrocina a rede de televisão Al jazira, que produz um jornalismo livre para tratar dos assuntos dos demais países, com ênfase na cobertura dos assuntos dos demais países árabes, mas sujeito a um rígido limite quando são abordados os assuntos internos do emirado — seus noticiários sobre política doméstica são fortemente controlados pelos órgãos oficiais.
Em nossa opinião de cidadão do mundo e postulante a permacultura, o Catar é um país rico financeiramente mas nenhum pouco sustentável, que para que procura crescer em acumulo de bens, é um lugar para trabalho e pouca diversão, principalmente pela rigidez mulçumana, apesar deste país ser um dos menos radicais, mas a diversão das pessoas que moram lá, 80% de estrangeiros são os centros comerciais, porpularmente conhecidos como "shoppings", já que suas belas praias não podem ser utilizadas, apenas as particulares e o banho apenas de roupa.
Em nossa visita tivemos a oportunidade estar no período do Hamadan:
É o nono mês do calendário islâmico. É o mês durante o qual os mulçumanos praticam o seu jejum ritual.
É um tempo de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade e vivência profunda da fraternidade e dos valores da vida familiar. Neste período pede-se ao crente maior proximidade dos valores sagrados, leitura mais assídua do Alcorão, freqüência à mesquita, correção pessoal e autodomínio.
É o único mês mencionado pelo nome, por Deus, no Alcorão: Livro sagrado dos mulçumanos.
Se você pensa que Juazeiro do Norte, Sobral, Caridade e Canindé são quentes: Vocês não sabem o que é quente. Na madrugada a média da temperatura era de 41 graus e durante o dia de 45.
Nossa impressão é como se você coloca no meio do deserto uma Nova Iorque.
Mas um país interessante e diferente.
www.sementedasartes.blogspot.com

(Postagens de 2007 a março de 2012)

www.sementedasartes2.blogspot.com

(Iniciado em abril 2012)

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
FAÇA PARTE DESSA IDÉIA
Presidente Jofran Fonteles Borges
VEJAM TODAS AS FOTOS NO ORKUT
 (Email e Orkut) - (85) 87194478 – 99543352 - 91290207

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO