VIVA CUBA LIBRE



Em nossas expedições pela América Latina, fomos do dia 12 a 24 de junho de 2015 a Cuba. Antes, uma pequena escala no Panamá, tanto na ida como na volta.
Conhecer a terra de Fidel Castro, José Martí, Camilo Cienfuegos, Pablo Milanés e onde morou o revolucionário Ernesto Guevara, o Che.

Em nosso chegada, junto com os amigos: Salmito, Glauciane, Luiza, Sol, Verinha e a compaheira Cássia regina, fomos recebidos no aeroporto de Habana pelo engenheiro eletrônico e nosso anfitrião Hector, que nos levou a sua casa, onde parte do grupo se hospedou e conhecemos sua esposa psicóloga Lourdes. Após a chegada, fomos dar um passeio pelo centro de Habana, onde estávamos, toda a movimentação da capital.


No dia seguinte, 13 de junho de 2015, fomos conhecer a praia de Santa Maria del Mar, com a amiga cubana Puri e seu filho Tito. É uma praia localizado a 12 milhas a leste de Havana, Cuba ao longo da rodovia Via Blanca. É um segmento de uma cadeia de praias chamadas as praias do leste espanhol: Playas del Este, que se estendem por 15 milhas ao longo da costa norte da província de Havana, no município de Habana del Este. Vimos além da beleza natural, os músicos locais se apresentando com seus contrabaixos, bongós e outros, encantando com suas salsas, merengués, mambos e toda a beleza da música cubana.


Conhecendo os pontos turísticos de Habana, fomos no dia 14 a Callejón de Hamel, um trabalho realizado por Salvador Gonzáles Escalona, ​​nascido 21 de outubro de 1948 em Camaguey-Cuba. É um cubano pintor, muralista e escultor. Seu nome é artista Salvador.

Seu trabalho é conhecido como um estilo "afro-cubano". Ele descreve seu trabalho como uma mistura de surrealismo, cubismo e arte abstrata.

Salvador tem nenhuma educação formal arte, mas tão cedo como em 1968, teve a sua primeira exposição de arte "Arte Popular Cubano" no "Museo de Artes Decorativas", Havana.


Na década de 1980 ele teve uma série de exposições de arte em Cuba. Em 1986 ele teve uma exposição no Seychelles e em 1987 uma exposição em Roma, Itália. Em 21 de abril de 1990 ele começou com murais e esculturas na rua Callejón de Hamel, perto da Universidade de Havana. Para esculturas ele usou objetos de sucata, como banheiras, bombas manuais, rodas pino etc., e para os murais que ele usou tipo diferente de tinta disponíveis, incluindo esmalte carro.

Mesmo que os primeiros quatro anos tornou-se difícil, ele foi inspirado por habitantes locais e visitantes para continuar seu trabalho, e pouco a pouco, a rua foi transformada de uma favela para um entusiasmado centro afro-cubana.

Hoje, existem oficinas para jovens crianças cubanas a aprender pintura. Todos os domingos há rumba performances, e cada música cubana sexta-feira na rua.


Depois fomos para uma das belas igrejas de Havana e seguimos para a Habana Veija, La Catedral de la Virgen María de la Concepción Inmaculada de La Habana, vimos a estátua em homenagem ao saudoso dançarino cubano Antonio Gades, Casa do Marquês de Arcos, Galeria Victor Manuel, Museu de Arte Colonial, Artistas de Rua, Museu Nacional de História Natural, Café Al Paccino, Biblioteca Pública Ruben Martinez Villena e o Malecón, que tem o nome oficial de Avenida de Maceo, é uma ampla esplanada, estrada e paredão que se estende por 8 km (5 milhas) ao longo da costa em Havana, da boca do porto em Havana Velha, ao longo do lado norte do Centro de Habana bairro, terminando no Vedado bairro. 
É a beira-mar da capital cubana.


No dia 15 seguimos para a Praça da Revolução está dentre os pontos de maior relevância histórica em Cuba. Em seu espaço emana uma forte energia resultante da revolução comunista na ilha. Não é à toa que é palco das grandes manifestações populares e longos discursos de Fidel Castro (antes de ser abatido pela doença). Seu entorno é ocupado por centros comerciais e edifícios, dentre os quais, dois deles apresentam murais com imagens estilizadas de revolucionários famosos como Che Guevara e Camilo Cienfuegos. 

É nesta praça, considerada um emblema cubano, que os turistas gostam de tirar incontáveis fotos. Passamos pelo Teatro Nacional de Cuba, Centro comercial, beber garapa (caldo de cana) na rua, ser atendido por um enfermeiro na rua que penso que estava passando mal (muita atenção com o ser), Capitólio, Museu Nacional de Belas Artes, monumento a José Martí, Museo de la Revoluicon, Paseo del Prado e os belos carros da década de 50 na frente do Hotel Nacional.


Muito cedo do dia 16 de junho de 2015, seguindo uma carreteira de Cuba. 

Seguindo por Hato de Jicarita, Criadoro de Crocodilos, onde pegamos uma lancha e fomos para o Hotel Guamá, com vários bangalós em uma pequena ilha, onde contam as histórias das tribos locais que foram dizimadas pelos espanhóis. 


Em um ambiente especial e atraente, localizado na Península de Zapata no meio da Lagoa do Tesouro, chalés com arquitetura original, através do qual é possível ser conhecida a sua história e tradições. 
Ideal para o contacto direto com a natureza, com uma grande variedade de flora e fauna, além de visitar suas zonas para a prática de mergulho na Baía dos Porcos, seus locais para a observação de aves consideradas as de maior diversidade na região, juntamente com sua comunidade zoológica que conta entre outros, sobre a existência de répteis endêmica em seu depósito de crocodilos. 

Seguimos, em seguida, para Playa Giron (praia Girón) é uma praia e aldeia na margem oriental da Bahia de Cochinos (Baía dos Porcos), que está localizado na província de Matanzas, na costa sul de Cuba. É parte do município de Ciénaga de Zapata (Zapata Pântano), está localizado em uma das maiores áreas úmidas do mundo. A aldeia vizinha de Girón foi nomeado após a passagem do pirata francês notório Gilberto Giron (c.1604).

Invasão da Baía dos Porcos 

Em abril de 1961, Playa Girón foi um dos dois locais de pouso para as forças marítimas de cerca de 1.500 exilados cubanos armados juntamente com agentes da CIA na tentativa de derrubar o novo governo do primeiro-ministro cubano Fidel Castro. Ao longo de 72 horas, a luta teve lugar em muitas partes do Ciénaga de Zapata, Playa Girón sendo a última área remanescente ocupada pelos invasores e onde um navio Houston Norteamericano que apoiava a invasão foi afundado por um tanque SAU-100 de calibre 100mm, comandado pelo comandante Fidel. Hoje, o Museo Girón é um pequeno museu dedicado ao conflito histórico.



No dia 16 de junho fomos para Santa Clara, é uma cidade de Cuba, capital da província de Villa Clara. Localizada em Cuba central, está a três-horas de viagem a carro de Havana, 268km através da estrada nacional. Santa Clara foi fundada em 1689 da vila Cubanacan, da Índia antiga. Tem uma população 210.220 habitantes (censo2002). Local onde viveu Che Guevara e foi erguido um mausoléu em sua homenagem e de outros representantes da revolução cubana.



De 18 a 21 participamos do I Encontro de Biodança de Cuba, onde a companheira Cássia Regina pode lançar seu livro para os biodanceiros no Hotel Habana Libre.

Local que durante anos foi operado pela American Hilton Hotels grupo, até que Fidel Castro e os revolucionários entraram em Havana em 8 de janeiro de 1959, o hotel tornou-se sua sede do comando militar revolucionário, onde residente durante três meses. Os cassinos em toda a cidade foram fechados.

Uma das coisas marcantes foi quando tivemos a oportunidade de cozinhar para nossos hermanos cubanos e amigos do Brasil que estavam conosco. Inesquecível.


No dia 21 de junho fomos a refrescante Viñales é um municío de Cuba e pertencente à província de Pinar del Rio

O centro de visitantes do Parque Nacional de Vinales è super completo e oferece todo tipo de informaçao e assistencia para quem quer visitar a regiao e propoe ainda algumas visitas guiadas a pé e a cavalo. 


Vimos também o Mural da Pre Historia (um artista cubano pintou a historia da evoluçao em uma das faces de um mogote), depois um passeio de bote por dentro das cavernas e um almoço pra acalmar... A noite na volta, um jantar com nossos anfitriões Hector e Lourdes.

No dia seguinte uma volta para comprar lembranças por Habana Vieja e o Malecon, voltando pra casa num conversível 52.


Nosso último passeio foi no dia 24 de junho em Varadero, que é uma estância balneária de Cuba. Oferece aos turistas praias de águas quentes de clima tropical, sempre quente e úmido, típico das Caraíbas (Caribe). 

Administrativamente, a vila de Varadero pertence ao município de Cárdenas, província de Matanzas. Águas cristalinas, estrutura muito boa e locais muito bem estruturados, coisas que a mídia tendenciosa não mostra.


CURIOSIDADES DE CUBA


Cuba oficialmente República de Cuba, é um país insular localizado no mar do Caribe (ou mar das Caraíbas). O arquipélago cubano consiste na ilha principal de Cuba, além da ilha da Juventude  e de várias ilhas menores. Havana é a maior cidade de Cuba e a capital do país, sendo Santiago de Cuba a segunda maior cidade. Ao norte de Cuba se encontram localizados os Estados Unidos da América do Norte e as Bahamas; a oeste está o México; ao sul estão as Ilhas Caynan e a Jamaica; enquanto que a sudeste estão situados a Ilha de Navassa e o Haiti.


Em 1492, Cristovão Colombo descobriu e reivindicou a ilha, hoje ocupada por Cuba, para o Reino da Espanha. Cuba permaneceu como um território da Espanha até a Guerra Hispano-Americana, que terminou em 1898, sendo reconhecida como um país independente pela maioria dos países no início do século XX. Entre 1953 e 1959 ocorreu a Revolução Cubana, que removeu a ditadura de Fulgêncio Batista.


Cuba é o lar de mais de 11 milhões de pessoas e é a nação-ilha mais populosa do Caribe. Seu povo, sua cultura e costumes foram formados a partir de fontes diversas, tais como os povos Tainos e Ciboneys, o período em que foi uma colônia do Império Espanhol, a introdução de escravos africanos e a sua proximidade com os Estados Unidos. Politicamente, Cuba é o único país socialista das Américas na atualidade. Em todo o mundo, apenas a China, o Laos, o Vietnã e a Corei do Norte seguem adotando essa forma de governo. Que vimos que as coisas, mesmo com dificuldade, funcionam, apesar do embargo americano de mais de 5 décadas, as pessoas tem: saúde, educação, cultura e segurança de graça e que funcionam. Muito fácil fazer paralelos como algumas emissoras e pessoas fazem sobre o pais, sem sequer conhece-lo.


Cuba tem uma taxa de alfabetização de 99,8%, uma taxa de mortalidade infantil inferior até mesmo à de alguns países desenvolvidos, e uma expectativa de vida média de 77,64. Em 2006, Cuba foi a única nação no mundo que recebeu a definição da WWF de desenvolvimento sustentável; ter uma pegada ecológica de menos de 1,8 hectares per capita e um índice de Desenvolvimento Humano de mais de 0,8 em 2007.


Turismo
O turismo em Cuba obteve um crescimento exponencial desde 1989, quando apenas 270 mil viajaram à ilha caribenha. Em 1990, Cuba recebeu a visita de cerca de 342 mil turistas estrangeiros, e dispunha de aproximadamente 12 mil apartamentos de hotel adequados ao turismo internacional. Em 1999, Cuba já recebeu 1,6 milhão de turistas, o que representou um crescimento médio anual de 19 por cento no número de visitantes durante a década de 1990, e já contava com 32 260 apartamentos de hotel de classe internacional.

Em 2003, Cuba recebeu 1,9 milhões de turistas, que geraram 2 bilhões de dólares estadunidenses em receitas. Em 2005, Cuba recebeu seu recorde de 2,3 milhões de turistas, o que representou um incremento de 13,2 por cento em relação a 2004. Em 2006, a receita com turismo bateu o recorde, atingindo 2,4 bilhões de dólares estadunidenses, mas houve uma pequena queda no número de visitantes, que somaram 2,2 milhões. Em 2007, o Ministro do Turismo, Manuel Marrero, divulgou uma série de medidas tomadas para tornar o turismo cubano mais competitivo no Caribe.


O turismo foi uma das formas encontradas para se contornar a crise econômica, e, hoje, é a principal fonte de divisas para o país. Estimativas feitas pela Organização Mundial de Turismo indicam que, caso tivesse sido levantado o embargo norte-americano, em 2007 cerca de 4 milhões de turistas poderiam ter visitado Cuba, representando uma fatia de mercado de 15,9 por cento do turismo na região do Caribe. Esse turismo poderia gerar uma receita direta de 7,5 bilhões de dólares estadunidenses, e geraria uma produção adicional, no resto da economia cubana, de 7,650 milhões de dólares estadunidenses. A atividade turística já dá emprego a cerca de 268 000 cubanos, sendo 138 000 em empregos diretos (dos quais cerca de 20 por cento de nível universitário), e 130 000 indiretos.


Biotecnologia
Desde 1993, Cuba vem fazendo grandes progressos na área de biotecnologia, tendo obtido registro de suas patentes e direitos de sua exploração comercial nos EUA. Sua vacina contra hepatite B é vendida em 30 países do mundo. Em 1994, o ingresso de divisas em Cuba através da exportação de biotecnologia alcançou a cifra de 400 milhões de dólares e se estima que no futuro poderia ser maior que o do açúcar.
A biotecnologia cubana já gerou mais de 600 patentes para drogas novas e inovadoras como vacinas, proteínas recombinantes, anticorpos monoclonais, equipamento médico com software especial, e sistemas de diagnósticos. Cerca de sessenta outros produtos estão nos estágios finais de pesquisa. Cuba desenvolveu uma considerável capacidade de pesquisa (científica), talvez maior que a de qualquer outro país em desenvolvimento fora do sudeste asiático.


Em 2011, Cuba anuncia ter desenvolvido a primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão, chamada CimaVax-EGF.


Educação
A educação é controlada pelo Estado e a Constituição de Cuba determina que o ensino fundamental, médio e superior devem ser gratuitos a todos os cidadãos cubanos e é obrigatória até o 9º ano.


Em 1958, antes do triunfo da revolução, 23,6% da população cubana era analfabeta e, entre a população rural, os analfabetos eram 41,7%. Em 1961 se realiza uma campanha nacional para alfabetizar a população e Cuba torna-se o primeiro país do mundo a erradicar o analfabetismo (Segundo dados do próprio governo). Hoje não há mais analfabetos em Cuba. Segundo o The World Factbook 2007, publicado pela CIA, 99.8% da população cubana, acima de 15 anos, sabe ler e escrever.


De acordo com os resultados obtidos nos testes de avaliação de estudantes latino-americanos, conduzidos pelo painel da Unesco, Cuba lidera, por larga margem de vantagem, nos resultados obtidos pelas terceiras e quartas séries em matemática e compreensão de linguagem. "Mesmo os integrantes do quartil mais baixo dentre os estudantes cubanos se desempenharam acima da média regional", disse o painel.


Saúde
Em Cuba, a prestação de serviços relacionados à saúde é totalmente gratuito para residentes da ilha, o que se espelha em seus indicadores padrão. Segundo dados da Organização mundial da saúde (OMS), em 2005, a taxa de mortalidade infantil para crianças abaixo de cinco anos de idade foi de sete para cada mil nascidos, índice superado na América apenas pelo Canadá, onde o índice correspondia a seis crianças a cada mil nascidos.


A expectativa de vida ao nascer em Cuba é de 75 anos para os homens e de 79 para as mulheres, índice semelhante ao dos Estados Unidos, que é de 75 e 80 respectivamente. A mortalidade adulta, de 15 a 60 anos, é em Cuba de 128 para homens e de 83 para mulheres, índices superados, na América, pelo Canadá e pela Costa Rica.


Em 25 de maio de 2011, foi anunciado na nona edição do Congresso sobre Longevidade Satisfatória, em Havana, que Cuba é o país com a maior proporção demográfica de pessoas com mais de 100 anos, à frente até do Japão. Cuba conta com aproximadamente 1.551 centenários em uma população de 11,2 milhões de habitantes. Esses dados mostram que quintuplicaria a proporção existente no Japão, país com maior número de centenários em termos absolutos.
Em 2006, segundo a Organização Mundial de Saúde, não ocorreu em Cuba nenhum caso de difteria, sarampo, coqueluche, poliomielite, rubéola, rubéola CRS, tétano neonatal ou febre amarela. Uma pequena pandemia de caxumba iniciou-se em 2004 e ainda não foi controlada, até aquele ano não havia caxumba em Cuba. Houve apenas três casos de tétano comum em 2006 (não relacionados a partos).


A vacinação da população cubana, segundo as estatísticas da UNICEF, desde 1980 atinge índices bastante elevados. Em 2006, 99% da população tomou a vacina BCG, 99% tomou a primeira dose da vacina tríplice DTP1 (difteria, tétano e coqueluche), e 89% tomaram sua terceira dose; 99% da população cubana tomou a terceira dose da vacina contra poliomielite, 96% tomou a vacina contra sarampo e 89% contra a hepatite B.


Estes resultados, obtidos na prestação de serviços de saúde ao povo cubano - que colocam os índices padrão internacionais de Cuba dentre os de países do primeiro mundo - são obtidos com relativamente pouco uso dos recursos econômicos de sua sociedade. Cuba gasta 7,7% de seu PIB em saúde (Estados Unidos 15,3%, Canadá 10%, Brasil 7,5%), com um dispêndio per capita de apenas PPP int.$ 674, enquanto os Estados Unidos gastam em saúde PPP int.$ 6719, o Canadá PPP int.$ 3673 e o Brasil PPP int.$ 674 per capita. PPP int.$ = Dólar internacional, que é o dólar norte-americano ajustado para a equivalência de poder aquisitivo.


Em 2009 a UNICEF anunciou que Cuba é o único país dentre todos da América Latina e Caribe que havia erradicado a desnutrição infantil. Tal informação é confirmada por relatório apresentado pela organização em 2011. Em 2010 o país começou a exigir que os visitantes devem obrigatoriamente contratar um plano de saúde.
Em 2015, a OMS certificou que Cuba conseguiu impedir que o vírus do HIV e o Sífilis fosse transmitido entre uma mãe e seu bebê, feito nunca antes realizado na medicina.


Moradia
Muitos dos carros clássicos chamados yank tank permanecem em uso desde os dias pré-revolucionários. Exemplo: Chevrolet Bel Air de 1958.
Em Cuba 85% das famílias são donas de suas próprias casas - portanto não pagam aluguel - e os 15% restante pagam de aluguel 1 ou 2 dólares mensais, computado em forma de amortização, pois ao final do pagamento do custo de moradia se converte em seu proprietário.



Cultura
A cultura cubana é influenciada por um caldeirão de culturas, principalmente as da Espanha e África. O esporte é uma paixão nacional dos cubanos. Devido a associações históricas com os Estados Unidos, muitos cubanos participam de esportes que são populares na América do Norte, ao invés de esportes tradicionalmente promovidos em outras nações de língua espanhola. O basebol é de longe o mais popular; outros esportes e passatempos incluem o basquete, voleibol,críquete e o atletismo. Cuba é uma força dominante no boxe amador, de forma consistente a realização registra medalhas em grandes competições internacionais.


Patrimônios da Humanidade

Os patrimônios da humanidade selecionados pela UNESCO são :
·         Centro Histórico Urbano de La Habana Vieja e seu sistema de fortificações coloniais (Ciudad de La Habana)
·         Valle de Viñales (Pinar Del Río)
·         Trinidad e El Valle de los Ingenios (Sancti Spiritus)
·         Parque Nacional Desembarco del Granma
·         Castillo de San Pedro de la Roca (Santiago de Cuba)
·         Paisagem arqueológica das primeiras plantações de café no sudeste de Santiago de Cuba.
·         Parque Nacional Alexandre de Humboldt.


INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
                                                             FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
Email: sementedasartes@yahoo.com.br

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO