PERCUSIÓN AMBIENTAL - RIO CUARTO - ARGENTINA

Depois de vários anos de experiências em comunidades, escolas e no Instituto Semente das Artes, levamos a PERCUSSÃO AMBIENTAL para vários lugares além mar: Toledo na Espanha, Munster na Alemanha e no dia 23 de abril de 2015, tivemos o prazer de levar no estudo científico para a província de Rio Cuarto na Argentina.
Mostramos como se faz desenvolvimento humano com consciência ambiental, educação simples, reciclando com música.
Foram 60 participantes que conheceram essa forma simples de melhorar o mundo.
O ESTUDO CIENTÍFICO DA PERCUSSÃO AMBIENTAL


O que é uma marca registrada literalmente do Instituto Semente das Artes está para o estudo de todos.
No dia 02 de fevereiro de 2013 foi apresentado na Faculdade Darcy Ribeiro em Fortaleza o estudo científico desse projeto que já é realizado desde 2006 como um projeto de desenvolvimento humano.
1. PERCUSSÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES
Em nossas visitas a algumas comunidades constatamos que, além do grande nível de pobreza material, existe também a pobreza humana. A pobreza de casa, comida e roupa interfere substancialmente no poder de entender, raciocinar e ter uma visão crítica das coisas. Em muitos lugares chegamos a pensar que a população pertence a outro planeta, por estarem isolados intelectual e materialmente do restante do mundo. Para contrapor-se a essa realidade pensamos na utilização da música, da conscientização ambiental e da educação simples como forma de incentivar a possibilidade de ver novos horizontes, a visualização do belo e de fato colaborar para um desenvolvimento humano e socioeconômico.
Aproveitando a experiência adquirida em todos os projetos realizados nos últimos dez anos enfatizando o consumo consciente e a reciclagem, o reaproveitamento de resíduos sólidos para a criação de novos produtos, à população dessas comunidades, trazendo-lhes assim renda, autonomia e ao mesmo tempo diminuindo o lixo produzido no local. Foram dezenas de localidades visitadas que se utilizaram de nosso formato de integração e desenvolvimento em todo o estado do Ceará, entre elas estão: Sussuí e Tapuiará (Quixadá), Água Boa (Canindé), Nova Vida (Ibaretama), Ceacri (Itapiúna), Reassentamento Munguba (Paracuru), Sítio Coqueiros (Itapipoca), além de várias entidades na capital Fortaleza: Projeto Ilhas e Acartes (Pirambu) e Filhos de Catadores (Conjunto Palmeiras) para citar só alguns.
Somos muito entusiastas da educação segundo o método Paulo Freire, por usar 3 etapas e discordar do sistema tradicional, o qual utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçada, que comumente se denomina linguagem de cartilha, por exemplo: Eva viu a uva, o boi baba, a ave voa, dentre outros.
Tais etapas são: 1. Investigação: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive; 2. Tematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras geradoras; 3. Problematização: etapa em que o professor inspira e desafia o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, adquirindo assim uma postura conscientizada.
2. O QUE É A PERCUSSÃO AMBIENTAL
Destacamos quatro tópicos que podem melhor dizer o que é percussão ambiental: Consciência Ambiental, Educação Simples, Desenvolvimento Humano e Música. Descreveremos cada um deles trazendo exemplos que possam esclarecer o assunto.
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Reciclar: Criar um novo ciclo para as coisas que não estão sendo mais aproveitadas. Criando soluções e novas funções para alguns materiais.
Reutilizar: Materiais e objetos a tempos encostados ou simplesmente entulhados que as pessoas nem lembram mais são postos a vista para um uso ou até mesmo para doação. Pois como diz um ditado oriental, que não lembro o autor: Quem tem o que não precisa é um ladrão.
Consumo consciente: Indo na contramão das grandes mídias e empresas, tentamos conscientizar as comunidades da utilização racional das coisas e do consumo apenas do necessário, para evitarmos amontoamento de resíduos, principalmente da China e Estados Unidos da América do Norte, que jogam todo seu lixo descartável em nosso país e no restante do mundo. Pensamos que o ser é mais importante que o ter e o incentivo ao consumo está cada vez mais aumentando a violência pelo fato de pessoas sem condições financeiras, veem bombardeios nas tv´s e outros meios de novos produtos como forma de status.
Permacultura: Vemos como a “Ciência da Sustentabilidade”, que incentiva a práticas conscientes e éticas que mostram como o mundo pode ser mais habitável e sustentável, cuidando de onde vivemos, das pessoas e de aprendermos a governar nossas próprias necessidades, impor limites ao consumo e repartir o excedente para facilitar o acesso de todos aos recursos necessários à sobrevivência, preservando-os para as gerações futuras.
Aproveitamento de resíduos: fazendo isso, estaremos evitando o consumos e a produção impiedosa de novos produtos e também tornando o que seria descartado, como os resíduos orgânicos em alimento para a terra.
Utilização correta da água e de recursos naturais: mostramos que a água não é renovável e que o bom uso fará com que a vida no planeta dure bem mais do que o que pode estar previsto.
EDUCAÇÃO SIMPLES
DESENVOLVIMENTO HUMANO
MÚSICA
Ter o prazer de integrar ações positivas com a música, fazer a união do sensorial e o racional, desenvolvendo os dois hemisférios do cérebro de modo pleno. Fazer uma integração social, melhorar as relações na comunidade, na escola, melhorar a autoestima, fazer com que as pessoas melhorem o raciocínio e se tornem mais críticos e mobilizadores, a superação de desafios, o incentivo a criatividade, o fortalecimento da identidade e estar plenamente feliz.
3. COMO É FEITO A PERCUSSÃO AMBIENTAL
Por meio do projeto NAE – Núcleo de Artes, educação e Eventos (Desenvolvimento Humano e Socioeconômico por Meio de Ações Culturais e Criativas) que é um projeto desenvolvido pelo Instituto Semente das Artes em parceria com o INEC – Instituto Nordeste Cidadania e vem possibilitar o acesso às artes, cultura, intercâmbio com outros centros e cidades, tornando-se um local de fóruns permanentes para todas as comunidades onde realizamos o projeto PERCUSSÃO AMBIENTAL. Plantado desde o ano de 2004, o INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES realiza ações de educação e cidadania por meio da arte, capacitação e de produção de espetáculos em parceria com grupos de teatro, bandas, Ong´s, escolas, fundações e prefeituras.
INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
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Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
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