PERCUSIÓN AMBIENTAL - RIO CUARTO - ARGENTINA


Depois de vários anos de experiências em comunidades, escolas e no Instituto Semente das Artes, levamos a PERCUSSÃO AMBIENTAL para vários lugares além mar: Toledo na Espanha, Munster na Alemanha e no dia 23 de abril de 2015, tivemos o prazer de levar no estudo científico para a província de Rio Cuarto na Argentina.




O trabalho foi a convite da professora de música e pianista Rosana Daniele que nos levou a apresentar essa tecnologia social e musical a professores, mestre e alunos do Conservatório Superior de Música Julián Aguirre.

Mostramos como se faz desenvolvimento humano com consciência ambiental, educação simples, reciclando com música.

Foram 60 participantes que conheceram essa forma simples de melhorar o mundo.

Conheça o que é a PERCUSSÃO AMBIENTAL.



 



A PERCUSSÃO AMBIENTAL agora está na academia.
O que é uma marca registrada literalmente do Instituto Semente das Artes está para o estudo de todos.
No dia 02 de fevereiro de 2013 foi apresentado na Faculdade Darcy Ribeiro em Fortaleza o estudo científico desse projeto que já é realizado desde 2006 como um projeto de desenvolvimento humano.



1.   PERCUSSÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES

Em nossas visitas a algumas comunidades constatamos que, além do grande nível de pobreza material, existe também a pobreza humana. A pobreza de casa, comida e roupa interfere substancialmente no poder de entender, raciocinar e ter uma visão crítica das coisas. Em muitos lugares chegamos a pensar que a população pertence a outro planeta, por estarem isolados intelectual e materialmente do restante do mundo. Para contrapor-se a essa realidade pensamos na utilização da música, da conscientização ambiental e da educação simples como forma de incentivar a possibilidade de ver novos horizontes, a visualização do belo e de fato colaborar para um desenvolvimento humano e socioeconômico.
Aproveitando a experiência adquirida em todos os projetos realizados nos últimos dez anos enfatizando o consumo consciente e a reciclagem, o reaproveitamento de resíduos sólidos para a criação de novos produtos, à população dessas comunidades, trazendo-lhes assim renda, autonomia e ao mesmo tempo diminuindo o lixo produzido no local. Foram dezenas de localidades visitadas que se utilizaram de nosso formato de integração e desenvolvimento em todo o estado do Ceará, entre elas estão: Sussuí e Tapuiará (Quixadá), Água Boa (Canindé), Nova Vida (Ibaretama), Ceacri (Itapiúna), Reassentamento Munguba (Paracuru), Sítio Coqueiros (Itapipoca), além de várias entidades na capital Fortaleza: Projeto Ilhas e Acartes (Pirambu) e Filhos de Catadores (Conjunto Palmeiras) para citar só alguns.
A utilização da música como instrumento para melhorar a disciplina, o raciocínio e a forma de ver o mundo é algo que acreditamos e colocamos como ferramenta, pois sua utilização potencializa a inteligência utilizando os dois hemisférios do cérebro: o esquerdo, racional, onde se encontram as funções cognitivas da matemática, física, lógica entre outras e o hemisfério direito, sensorial, onde se localizam as capacidades auditivas, as de emocionar-se ou de torcer por um time, para citar algumas. Assim como fala, Em 1985 o pesquisador Howard Gardnerpsicólogo cognitivo e educacional, da Universidade de Harvard, e conhecido em especial pela teoria das inteligências múltiplas, comprovou que, ao estudar música o individuo utiliza o cérebro por inteiro e isto aumenta de 15% a 45% a inteligência humana (GARDNER, 1982). Ao ouvir uma música o cérebro exercita o lado sensorial e ao estudar teórica e prática o racional é exercitado, tornando o cérebro mais, ativo, ágil e forte, potencializando, desse modo, todas as áreas do pensamento humano. O neurologista britânico Oliver Sacks foi outro estudioso percebeu que estudar musica desenvolve o corpo caloso que é a ligação dos dois hemisférios do cérebro.
Somos muito entusiastas da educação segundo o método Paulo Freire, por usar 3 etapas e discordar do sistema tradicional, o qual utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçada, que comumente se denomina linguagem de cartilha, por exemplo: Eva viu a uva, o boi baba, a ave voa, dentre outros.
Tais etapas são: 1. Investigação: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive; 2. Tematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras geradoras; 3. Problematização: etapa em que o professor inspira e desafia o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, adquirindo assim uma postura conscientizada.
 
2.      O QUE É A PERCUSSÃO AMBIENTAL

Destacamos quatro tópicos que podem melhor dizer o que é percussão ambiental: Consciência Ambiental, Educação Simples, Desenvolvimento Humano e Música. Descreveremos cada um deles trazendo exemplos que possam esclarecer o assunto.

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Nos encontros nas comunidades que visitamos, vimos que o desconhecimento, abandono e até comodismo são comuns, pois ver lixo, resíduos sólidos que podem ser reutilizados, esgoto a céu aberto, má utilização da água, o câncer do consumismo e outras mazelas comuns no mundo atual. Com isso em nossas palestras mostramos vídeos e números de como isso pode melhorar se pequenas ações forem realizadas:
Reciclar: Criar um novo ciclo para as coisas que não estão sendo mais aproveitadas. Criando soluções e novas funções para alguns materiais.

Reutilizar: Materiais e objetos a tempos encostados ou simplesmente entulhados que as pessoas nem lembram mais são postos a vista para um uso ou até mesmo para doação. Pois como diz um ditado oriental, que não lembro o autor: Quem tem o que não precisa é um ladrão.

Consumo consciente: Indo na contramão das grandes mídias e empresas, tentamos conscientizar as comunidades da utilização racional das coisas e do consumo apenas do necessário, para evitarmos amontoamento de resíduos, principalmente da China e Estados Unidos da América do Norte, que jogam todo seu lixo descartável em nosso país e no restante do mundo. Pensamos que o ser é mais importante que o ter e o incentivo ao consumo está cada vez mais aumentando a violência pelo fato de pessoas sem condições financeiras, veem bombardeios nas tv´s e outros meios de novos produtos como forma de status.
Permacultura: Vemos como a “Ciência da Sustentabilidade”, que incentiva a práticas conscientes e éticas que mostram como o mundo pode ser mais habitável e sustentável, cuidando de onde vivemos, das pessoas e de aprendermos  a governar nossas próprias necessidades, impor limites ao consumo e repartir o excedente para facilitar o acesso de todos aos recursos necessários à sobrevivência, preservando-os para as gerações futuras.
Aproveitamento de resíduos: fazendo isso, estaremos evitando o consumos e a produção impiedosa de novos produtos e também tornando o que seria descartado, como os resíduos orgânicos em alimento para a terra.
Utilização correta da água e de recursos naturais: mostramos que a água não é renovável e que o bom uso fará com que a vida no planeta dure bem mais do que o que pode estar previsto.
  
EDUCAÇÃO SIMPLES

Por meio do método de Paulo Freire e a Educação Biocêntrica, mostramos por exemplos da vida de cada comunidade como eles podem crescer  e se desenvolver mantendo-se em suas comunidades  e fortalecendo a identidade local. Dialogamos com a comunidade, buscamos conjuntamente com a população das palavras e temas mais significativos de suas vidas, criamos momentos de reflexão, com isso tentamos que todos tenham uma consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras geradoras,  inspira e desafia o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, adquirindo assim uma postura conscientizada e partimos para a realização de ações e práticas.

DESENVOLVIMENTO HUMANO

Práticas integradas sistemáticas e conscientes que nos levam a crescer e a colaborar com o mundo e a vida. Juntamos as várias ações anteriores e outras que fazemos devido a cada comunidade ter sua forma de viver e cada lugar tem seus problemas e suas peculiaridades. Conhecemos o lugar e fazemos um diagnóstico para podermos, com nossa prática e experiência orientarmos o que pensamos naquele momento, ser o melhor caminho. Sentimos em cada realização que as pessoas melhoram sua autoestima e começam a realizar práticas que estavam a sua frente, mas eles mesmos não viam, como: personagens capacitados para produzir, atores locais como lideranças e em papel de destaque, a movimentação socioeconômica e a abstrata alegria no rosto das pessoas.

MÚSICA

Ter o prazer de integrar ações positivas com a música, fazer a união do sensorial e o racional, desenvolvendo os dois hemisférios do cérebro de modo pleno. Fazer uma integração social, melhorar as relações na comunidade, na escola, melhorar a autoestima, fazer com que as pessoas melhorem o raciocínio e se tornem mais críticos e mobilizadores, a superação de desafios, o incentivo a criatividade, o fortalecimento da identidade e estar plenamente feliz.
 
3.      COMO É FEITO A PERCUSSÃO AMBIENTAL

Por meio do projeto NAE – Núcleo de Artes, educação e Eventos (Desenvolvimento Humano e Socioeconômico por Meio de Ações Culturais e Criativas) que é um projeto desenvolvido pelo Instituto Semente das Artes em parceria com o INEC – Instituto Nordeste Cidadania e vem possibilitar o acesso às artes, cultura, intercâmbio com outros centros e cidades, tornando-se um local de fóruns permanentes para todas as comunidades onde realizamos o projeto PERCUSSÃO AMBIENTAL. Plantado desde o ano de 2004, o INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES realiza ações de educação e cidadania por meio da arte, capacitação e de produção de espetáculos em parceria com grupos de teatro, bandas, Ong´s, escolas, fundações e prefeituras.
O Semente das Artes é um Instituto cultural, educacional e ambiental, com um forte sentido de responsabilidade social. Ao facilitar a participação de pessoas de todas as faixas etárias. Os seus projetos contribuem para uma maior inclusão social. Tem uma atuação de solidariedade social, visando intervir junto a grupos vulneráveis, em especial crianças, jovens, idosos, socioeconomicamente desfavorecidos. 

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
                                                             FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
Email: sementedasartes@yahoo.com.br


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