AÇÕES E PROJETOS DO INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES



 
 AÇÕES E PROJETOS DO INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES:


Conheça nosso trabalho e leve para sua instituição: escola, associação, ong, prefeitura e outros interessados em desenvolver ações juntamente conosco.

O INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES, fundado e presidido pelo multimídia Jofran Fonteles Borges, está com seus projetos e ações desde o começo deste século. Um trabalho de desenvolvimento humano por meio da música e outras ferramentas como: ações ambientais, Permacultura, eventos comunitários, cursos e formações. 

Implantou em mais de 60 municípios e instituições uma tecnologia social chamada NAE - Núcleo de Artes, Educação e Eventos. Em 2016 um desses trabalhos foi objeto de pesquisa de alunos estadunidenses e virou monografia em universidade em Nova York. Essa mesma tecnologia foi pré-selecionada em um  congresso internacional em Málaga na Espanha e um artigo foi publicado em uma revista de trabalho social no mesmo lugar no ano de 2017. 
Seu principal objetivo é o fortalecimento da identidade local com ações socioeconômicas, culturais, ambientais e criativas com autogestão. 

Outro projeto que virou trabalho científico e  foi apresentado em vários países é a PERCUSSÃO AMBIENTAL: consciência ambiental, educação,  reciclagem e criação de banda de percussão com resíduos sólidos.

Realizamos cursos de sustentabilidade, produção de eventos e gestão cultural e música. 

Em nossa sede em Fortaleza temos um estúdio para ensaios e logo começaremos a realizar gravações para participantes do instituto; um museu de instrumentos de várias partes do mundo e do Brasil; Acervo de Lp's, Cds e Videos. 

Em Capistrano, no Maciço de Baturité, temos a CASA AMBIENTAL & MUSEU, onde realizamos experiências de sustentabilidade como: fossa ecológica, banheiro seco, espiral de ervas, hortas orgânicas, captação de água da chuva, fogão solar, composteira minhocário, filtro de baldes, entre outras tecnologias, equipamentos históricos e uma minibiblioteca. 

PRINCIPAIS PROJETOS

*                   NAE – Núcleo de Artes, Educação e Eventos;
*                   Formação em Produção de Eventos & Gestão Cultural;
*                   Percussão Ambiental;
*         Vida Simples: Noções de Sustentabilidade & Permacultura (Ações Teóricas & Práticas
*                   Cine Clube Comunitário


NAE
Possibilitar o acesso às artes, cultura, formação, intercâmbio com outros centros e cidades, tornando-se um local de fóruns permanentes para as comunidades que realizam ações como um trabalho de responsabilidade socioambiental, cultural, econômico e criativo. Esse núcleo vem com a proposta de obter maior participação popular e aumento do processo de cidadania, por meio de ações coletivas. Possibilita a criação de pequenos núcleos nos distritos e comunidades, sendo um espaço democrático de informação, cultura e lazer. Além disso, incentivaremos o empreendedorismo, geração de renda e foco em ações ambientais. O trabalho do NAE foi pesquisado por estudantes de outros países e virou monografia em Nova York (EUA) e artigo científico em revista de Trabalho Social em Málaga na Espanha.


PRODUÇÃO DE EVENTOS & GESTÃO CULTURAL
Formação de jovens e adultos quanto às técnicas e particularidades da gestão, organização e produção de eventos, a gestão cultural para o desenvolvimento comunitário e encaminhamentos de projetos para editais. Esse curso já aconteceu em diversas cidades e também foi realizado juntamente com: Cuca Che Guevara com o Imparh em Fortaleza, Prefeitura de Apuirés, Senac, Inec e com outros parceiros e em quase todas as localidades onde foram implantados os NAE´s.

PERCUSSÃO AMBIENTAL, CORAL E BANDA
É um trabalho de sustentabilidade, educação e cidadania com: consciência ambiental, reciclagem e criação de bandas de percussão com material reciclado. Além de grupos de canto e bandas.
Destacamos quatro tópicos que podem melhor dizer o que é percussão ambiental: Consciência Ambiental, Educação Simples, Desenvolvimento Humano e Música. 

A utilização da música como instrumento para melhorar a disciplina, o raciocínio e a forma de ver o mundo é algo que acreditamos e colocamos como ferramenta, pois sua utilização potencializa a inteligência utilizando os dois hemisférios do cérebro: o esquerdo, racional, onde se encontram as funções cognitivas da matemática, física, lógica entre outras e o hemisfério direito, sensorial, onde se localizam as capacidades auditivas, as de emocionar-se ou de torcer por um time, para citar algumas.

Já realizamos essa tecnologia social em vários municípios do Ceara e em 5 países: Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia e Cabo Verde na África.

VIDA SIMPLES
O Curso VIDA SIMPLES: sustentabilidade, noções de Permacultura, hortas e jardins em pequenos espaços, uso consciente da água, dicas de alimentação saudável e uso de cascas e sementes, fogão solar, fossa ecológica,  banheiro seco, entre outros.

Pode ser realizado em: cidades, condomínios, empresas, escolas, ongs, associação ou outras instituições.

CINE CLUBE COMUNITÁRIO
Mostra de filmes, principalmente nacionais e cearenses, incentivo à criação de cine clubes com apresentação de filmes e criação de acervos em várias formas de mídias: VHS, DVD, Super 08 e outras alternativas.

Exibições semanais e itinerantes de temas que contemplem a necessidade local, com a criação de pequenos cineclubes nos distritos. Também com oficinas e produção de curtas metragens com técnicas alternativas: câmeras fotográficas, celulares e outros.

*Obs: Necessitando, enviamos cada projeto mais detalhado e com valores.


Links do Semente:

www.sementedasartes.com.br

https://www.youtube.com/user/sementedasartes
Canal Semente das Artes no YouTube

https://youtu.be/LA2xhUey_mw
Matéria do projeto Um Toque de Vida na TV Diário. Que fazemos parte na comunidade de Jabuti no município de Eusébio-Ceará.

link da revista espanhola TS DIFUSION: http://www.tsdifusion.es/
http://www.sementedasartes.com.br/2017/11/artigo-sobre-o-nae-publicado-em-revista_22.html?m=1
Artigo sobre o NAE na Espanha

O trabalho que fizemos na Meruoca virou pesquisa e monografia em universidade de Nova York


INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES - SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO