NOTÍCIAS DE MAIO 2019



Sempre bom fazer da vida arte e dar arte a vida em todos momento, do plantio a colheita, do preparo ao desfrutar.
Essa é a vida simples que acreditamos, pregamos e vivemos com coerência, errando, aprendendo, transformando, compartilhando, crescendo e vivendo.
Isso é Vida Simples.
Plantando, as arvores crescem, os pássaros, borboletas, abelhas e outros micro-organismos voltam, a água fica, microclimas se formam, o ambiente fica mais saudável e agradável. Tudo melhora. Pense nessa ideia.




01 a 05 Praia da Pipa: em Rio Grande do Norte, Começamos o mês saindo do Ceará para um futuro projeto de um NORDESTE PROFUNDO, juntamente e a convite do advogado, cantor, compositor e primo Pantico. Passamos em Natal e nessa passagem veio a ideia de um projeto futuro de mapear o Nordeste, não numa visão turística, mas de forma social, cultural e histórica. Com visão antropológica e como as comunidades cresceram e se modificaram no decorrer dos anos, desde a invasão portuguesa e europeia. Nessa viagem, viajamos com: poetas, cantores, atores, escritores, artesãos e todo tipo de genialidade urbana e praieira do sertão nordestino, que para sobreviver, saem de sua terra e vão ser: garçons, vendedores, comerciantes, agentes, seguranças, mas nunca sem perder sua essência nordestina.





05 a  17 Transformação na Carqueja: na Casa Ambiental & Museu Semente das Artes, cuidado constante consigo, com os outros e a natureza, aproveitando o descarte dos outros e resíduos da própria casa para fazermos nosso fogão a lenha, com tijolos da abertura das janelas, pisos de sobra de obras, ferro de desmonte de lajes, lenha de galhos de poda. Fogão pronto. Cuidar do jardim, grama e colher os frutos de nossa pequena horta de nosso quintal produtivo. 

                     














16 e 17 Câmara de Vereadores Capistrano: a convite do vereador Jonas Lima fomos no dia 16 falar sobre nossos projetos e ações e do projeto Vida Simples e o NAE - Núcleo de Artes, Educação e Eventos e outras atividades da Casa Ambiental & Museu Semente das artes na comunidade de Carqueja dos Alves, além de outras ações nas escolas e comunidades. Estavam presentes também nesse dia a Dra. Mara e o presidente da câmara Cristiano "Negão" e outros parlamentares e colaboradores da casa.
No dia 17 em audiência pública, apresentamos num telão algumas ações e projetos já realizados e propostas para a cidade. Nesse dia nos foi anunciado que iriamos receber o título de Cidadão Capistranense, que muito nos honra essa comenda.






18  Mutirão nos vizinhos: Seguindo nossa proposta de desenvolvimento comunitário e não esperando a participação de toda a comunidade, conversamos individualmente com vizinhos e nos colocamos a disposição para melhorar os espaços, tirar o lixo para evitar queimar e enterrar, ajudamos a levar para o ponto de coleta e nos disponibilizamos a outros pequenos consertos, direcionando as águas para os espaços de bananeiras, além de preparar o terreno para plantar, mudando a estratégia de juntar a comunidade, agora seguimos um a um. Maior trabalho, mas com mais vínculo e solidez na ação.



18  Sarau da Amizade: o sítio Mundico Carlos, com a recepção do cantor e compositor Pantico, recebeu um grupo de amigos intelectuais, músicos, compositores, ativistas e grandes cabeças pensantes para se confraternizarem e divulgar seus trabalhos e os projetos do INSTI - Instituto Tonny Ítalo (veja mais em: http://institutotonnyitalo.blogspot.com/



20 a 31 Casa Ambiental & Museu; o que é lixo para alguns, para nós é uma possibilidade de tentar conscientizar as pessoas em diminuir o consumo, reciclar, transformar, repensar, fazer algo de  positivo para nós e nossos descendentes passarem um pouco mais nesse planeta. O que consumismo hoje na terra, por apenas cerca de 20% da população mundial, em pouco menos de 20 anos precisaremos de 2 planetas e só temos 1. Um conjunto de cadeiras jogadas ao tempo para apodrecer, e uns pedaços de palets se transformaram num conjunto para a mesa de porta na cozinha de pedra, formando o ambiente com o fogão e forno a lenha. Carqueja - Capistrano - Ceará - Brasil.




20, 28 e 29 Eusébio: o projeto Um Toque de Vida retoma as atividades na comunidade de Jabuti, a 20 km de Fortaleza. Os alunos da escola de ensino fundamental Mário Salles novamente nos abre as portas para fazer a seleção de novos participantes do projeto. 
A diretora Maria e toda sua equipe, visitando as salas juntamente conosco para convidar a seleção, se empenharam e disponibilizaram mais salas do Polo de Atendimento, com: 1 salão e 2 salas de instrumentos e estudo. E estivemos separando, consertando e montando as salas para as aulas. Agora, também teremos além do canto: PERCUSSÃO AMBIENTAL, Noções de teoria musical, prática de violão, bateria, baixo e teclado. Toda ideia de educação, cidadania e sustentabilidade por meio da música.

 SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos


Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO