VIDA SIMPLES: ADUBO LÍQUIDO NATURAL



Todos os exemplos que mostramos são realizados e testados na CASA AMBIENTAL & MUSEU SEMENTE DAS ARTES, na comunidade de Carqueja dos Alves no município de Capistrano, no Maciço de Baturité ou em outras ações e projetos realizados fora de nossa sede.
  
A produção de resíduos orgânicos no mundo é enorme.
Resíduo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Este tipo de resíduo é produzido nas residências, escolas, empresas e pela natureza. Esse tipo de resíduo pode ser tratado em várias escalas, desde a escala doméstica, passando pela escala comunitária, institucional (de um grande gerador de resíduos), municipal até a escala industrial, para a produção de fertilizantes orgânicos.
  
Os dados indicam que são geradas 800 milhões de toneladas de resíduos orgânicos por ano no Brasil. Todo esse lixo orgânico ainda soma-se aos resíduos orgânicos provenientes de atividades agrossilvopastoris e industriais. Segundo o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, os resíduos orgânicos correspondem a mais de 50% do total de resíduos sólidos urbanos gerados no Brasil.

Quando derivados de atividades humanas, especialmente em ambientes urbanos, os resíduos orgânicos podem se constituir em um sério problema ambiental, pelo grande volume gerado e pelos locais inadequados em que são armazenados ou dispostos.

A disposição inadequada de resíduos orgânicos gera chorume, emissão de metano na atmosfera e favorece a proliferação de vetores de doenças. Esses materiais, quando em ambientes naturais equilibrados se degradam espontaneamente e reciclam os nutrientes nos processos da natureza. Assim, faz-se necessária a adoção de métodos adequados de gestão e tratamento destes grandes volumes de resíduos para que a matéria orgânica presente seja estabilizada e possa cumprir seu papel natural de fertilizar os solos.
  

NPK ORGÂNICO

Os fertilizantes NPK são compostos por três macroelementos, sendo a sigla para: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K). São chamados de macroelementos, pois são utilizados em grande quantidade pelas plantas e são fundamentais em diferentes etapas de vida das mesmas: crescimento, florescimento e frutificação.

O nitrogênio é responsável pela saúde da folhagem das plantas. Ele pode ser encontrado na torta de mamona ou na torta de algodão. Este último é mais indicado para quem tem animais de estimação em casa, pois a torta de mamona é tóxica para os bichinhos. Há outras plantas e substâncias orgânicas que também produzem. No caso de nossa proposta, a borra de café.

O fósforo é responsável pelo bom desenvolvimento das flores e dos frutos, por isso sua quantidade pode ser aumentada no período de floração. Ele é encontrado na farinha de osso e na casca do ovo.

O potássio, por sua vez, é importante para o bom desenvolvimento das raízes e da planta como um todo. A principal fonte deste nutriente é a cinza de madeira e a casca da banana.
  
Adubo Orgânico: são adubos obtidos por meio de matéria de origem vegetal ou animal, como esterco, farinhas, bagaços, cascas e restos de vegetais, decompostos ou ainda em estágio de decomposição. Esses materiais sofrem decomposição e podem ser produzidos pelo homem por meio da compostagem.

A compostagem: é a transformação da matéria orgânica bruta, num produto facilmente assimilável pelas plantas, através de um processo eficiente de decomposição executado por microrganismos. O composto orgânico dá a possibilidade de cultivar plantas saudáveis e fortes sem ter que recorrer a fertilizantes químicos.

Ingrediente do NPK orgânico com resíduos:

Nitrogênio na Borra do Café;
A borra de café é composta por uma boa quantidade de nitrogênio, que é um nutriente essencial para as plantas. Também é verdade que a borra é ligeiramente ácida, o que poderia melhorar o solo, mas ela tem muitas substâncias adicionais que não são benéficas, entre elas a cafeína, por exemplo. Essas substâncias podem atrapalhar a germinação de sementes e o desenvolvimento das plantas, impossibilitando a absorção de água e nutrientes. Outro problema: por ser muito fino, o pó de café se compacta facilmente. Ou seja, se você colocar uma camada grossa sobre a terra, a borra provavelmente irá endurecer e atrapalhar a penetração da água das regas e circulação de ar na terra. Por isso é preciso ter sempre cuidado. O processo que iremos mostrar é o mais adequado.

Potássio e Fósforo na Casca da Banana;
Esse componente da fruta também é rico em fibras e no neurotransmissor serotonina, além de possuir o aminoácido triptofano e uma substância conhecida como luteína. A casca da banana também possui quantias elevadas de magnésio e vitamina B6.

A parte de dentro da casca da banana é muito rica em diversos nutrientes: potássio, magnésio e vitaminas B6 e B12 estão entre os principais nutrientes dessa fruta. Quando a casca da banana já está escura por fora então aumenta o seu conteúdo de açúcares também. Existem muitos usos possíveis para a casca de banana. O adubo de banana é rico em fósforo e potássio, que são essenciais para o crescimento das plantas.

Cálcio na Casca do Ovo;
A casca do ovo, por ser rica em cálcio, disponibiliza um elemento fundamental e indispensável para o metabolismo vegetal. O cálcio participa na formação da parede celular dos vegetais, dessa forma está intimamente ligado ao desenvolvimento estrutural das plantas (formação de folhas, caule e raízes). Consequentemente, a deficiência desse elemento pode ser detectada quando as folhas mais novas de uma planta apresentar clorose (amarelecimento das folhas) internerval seguida de necrose (secagem das folhas) e crescimento desuniforme, além de morte das gemas terminais. Tem também algo de potássio, magnésio e outros elementos que fazem deles um fertilizante bastante prático.

Além de nutrir a planta, a casca pode ser empregada para correção do pH de solos ácidos, visto que um solo com pH ácido dificulta a liberação de elementos vitais  para as plantas.

Obs: O fósforo, que compõe os ingredientes do NPK, está presente em percentual menor. Não é perfeita essa mistura, mas em compensação, o cálcio vem forte e faz um grande papel no adubo.

ADUBO LÍQUIDO ORGÂNICO

COMO FAZER: Depois de juntarmos; cascas de ovos e banana e a borra do café. Como dissemos anteriormente, que a borra do café é boa, mas tem perigos. Não basta jogar o pó diretamente nas plantas. Tem que estar misturada a outros ingredientes.



Em nosso adubo líquido orgânico, utilizamos as seguintes medidas:

1 xícara cheia de café, equivalente a 100 gramas
Meia xícara de casca de ovos, aproximadamente 10 cascas
Meia xícara de casca de banana, aproximadamente 8 a 10 cascas

Junte a borra numa xícara. Bata ou pile as cascas de ovos, até virar pó. Vai parecer farinha de trigo. Coloque em meia xícara. Faça o mesmo com as cascas de bananas, secas. Vai parecer pó de chocolate. Também em meia xícara.
 

Essas medidas você mistura com 2 litros de água no liquidificador. Bata rapidamente e depois deixe dentro de um recipiente por uma semana ou mais.

Depois desse tempo, que as substâncias se misturaram e fermentarem, você aplica nas plantas. Tanto nas folhas como na terra próximo ao caule.

Essa receita, além de eficiente, colabora para diminuirmos o crescente número de resíduos orgânicos indo para lixões ou simplesmente jogados nas ruas, entupindo bueiros, trazendo insetos e outros tipos de males, tanto nas cidades como nas zonas rurais.

A Natureza agradece.
 


O VIDA SIMPLES é uma proposta de se viver de forma sustentável, com pouco impacto para a natureza e em integração e equilíbrio, coerente com a proposta de SER e ESTAR feliz e em paz, saudável consigo, com os outros e com o universo.

Jofran Fonteles Borges – Casa Ambiental & Museu Semente das Artes
 SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO