VIDA SIMPLES - FOGÃO SOLAR



Todos os exemplos que mostramos são realizados e testados na CASA AMBIENTAL & MUSEU SEMENTE DAS ARTE na comunidade de Carqueja dos Alves no município de Capistrano, no Maciço de Baturité ou em outras ações e projetos realizados fora de nossa sede.


Nós precisamos nos alimentar diariamente, o custo do gás de cozinha está cada dia maior. Com isso temos que buscar várias possibilidades. Temos entre elas: Microondas, fogão a lenha, mergulhão. Mas cada um tem uma desvantagem. 

  • Microondas pode liberar radiação, diminuir nutrientes dos alimentos, além do custo de energia aumentar. 
  • Fogão a lenha nas cidades complica pela produção de fumaça, além da dificuldade de conseguir lenha e também pelo desmatamento. 
  • Mergulhão pode causar choque e também gasta energia elétrica. 
Como vivemos num pais tropical e numa região como a do Nordeste que a maior parte do ano a incidência solar é muito grande. Uma solução é o fogão solar, que pode ser de vários formatos: parábola, pneus, painel e caixas. Aí temos aqui o fogão solar. Como fazer um dos formatos de fogão desse tipo. Ele tem capacidade de cozinhar e esquentar alimentos, desde que o dia esteja ensolarado. Sendo esse o ponto fraco. Locais com pouco Sol é impossível cozinha com ele.


O fogão solar é interessante por que pode ser feito com materiais simples, como: papelão, folhas de alumínio e vidro, qualquer um pode construir seu fogão solar com eficiência e facilidade.

Há histórias que contam que esse tipo de fogão nasceu por acidente, quando uma pessoa com dificuldades, resolver colocar a comida ao Sol para esquentar, numa vez dessas, tinha um espelho e o efeito foi perfeito. Daí foram feitos experimentos até os modelos que temos hoje.

Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, se 30% da população brasileira utilizasse fogão solar, teria uma redução de 5.370.000 m², em desmatamento para produção de lenha, quantidade bem significativa. Esse modelo de papelão, papel alumínio e vidro, bem vedado, pode ir de 115 a 150 graus. Algumas pessoas dizem que pode chegar a mais.

A maioria das comidas podem ficar preparadas entre 1 a 4 horas, dependendo do tipo de alimento. Por isso, assim que o Sol desponta, coloque seu alimento no fogão solar.
Na internet tem várias dicas de como fazer e também o tempo de cada alimento, temperatura e tudo mais.

O que podemos preparar no fogão solar:
Grãos, cereais, ovos, massas, saladas, legumes.
Obs: feijões e carnes tem dicas. Feijão é indicado que fique de molho. Isso trás duas vantagens. Uma é que ele fica mais mole e a outra é que faz com que o feijão não cause gases.  As carnes, principalmente as vermelhas, é indicado corta-las bem miúdas para facilitar o cozimento.


COMO FAZER: Nesse nosso fogão da Casa Ambiental & Museu Semente das Artes, utilizamos os seguintes materiais; caixa de papelão que pode ser de fogão, geladeira, televisão e outros. Uma moldura que achamos na rua, mas pode ser feito com pedaços de cabo de vassoura ou com papelão. Vidro. O nosso achamos numa esquina que casou perfeito com o vidro. Isopor de proteção de eletrodomésticos. Papel alumínio, que pode ser de embalagens de leite e sucos. Cola branca. Fita gomada. Estilete, tesoura e arame.

Pela medida do seu vidro, faça o tamanho da caixa. É indicado que possa caber 2 panelas. Ficando claro que esse é o nosso modelo da Casa Ambiental, existem muitos outros de formatos diferentes.
Forre com isopor. Cole outra camada de papelão, papel laminado. Depois coloque o vidro na moldura, e que fique bem encaixado para manter mais calor. Coloque uma base com uns pés que pode ser de cabos de vassoura para aumentar a temperatura e pinte de preto. Essa base pode ser de flande ou madeira.


É indicado que sempre que for cozinhar algum alimento, utilize panelas escuras, pretas ou cinzas de preferência. Pode-se experimentar com as de barro.

Bom apetite.


Jofran Fonteles Borges – Casa Ambiental & Museu Semente das Artes

 SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO