SEMENTE DAS ARTES NO EJA CAPISTRANO



Os músicos Álvaro Braz, Cláucio Lima e Jofran Fonteles Borges, que juntos formam o Trio Semente das Artes em eventuais apresentações pelo estado, estiveram no dia 28 de junho na Secretaria de Educação de Capistrano, prestigiando a festa de encerramento do EJA - Educação de Jovens e Adultos.

Essa modalidade criada a partir de pesquisas do educador, pensador, filósofo e Patrono da Educação Brasileira Paulo Reglus Neves Freire, o Paulo Freire. Pernambucano de Recife, nascido em 19 de setembro de 1921 e nos deixou desse plano em 2 de maio de 1997 em São Paulo. Influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial.

O EJA, mesmo com o desmonte da educação no Brasil, segue como um exemplo de uma boa prática de ensino para quem, por algum motivo, não teve a oportunidade de estudar na formação tradicional, ou teve que abandonar. Essa modalidade de ensino garante a um público diferenciado, o direito à escolarização básica em igualdade de condições, para jovens e adultos a partir de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio, por meio da formação humana, social, científica e se orienta pela concepção de educação ao longo da vida.

Em Capistrano, esse modelo de educação acontece e dá oportunidade a moradores da sede e dos distritos. A escola Ubiratan Diniz de Aguiar, trabalha o EJA direcionado ao ensino médio, já a escola Francisco Nunes Cavalcante, que fomos prestigiar e presentear nosso show voluntariamente, como forma de reconhecimento ao esforço dos estudantes e o empenho da escola, diretores, coordenadores e nosso grandes mestres, os professores.

Queremos destacar alguns atores desse evento. A coordenadora do EJA Fundamental Mônica Abreu, que se empenha e incentiva fortemente a presença e participação de todos, para não desistirem, e além de completarem o ensino fundamental, buscarem o ensino médio e buscar uma formação superior.

Entre os estudantes, temos figuras maravilhosas. Donas de casa, agricultores, padeiros, vigias, serventes, comerciantes, sacoleiras, entre outras profissões, que além de seus trabalhos e afazeres de casa, fazem um esforço descomunal para estarem a noite na sala de aula, buscando a fonte do saber, querendo deixar de se um cego de informações, que se perde num mundo cada vez mais rápido e eletrônico.

Destacamos 3 pessoas em especial. Seu Antônio Uchoa de Queiros, Raimunda Felício de Freitas e Rita Nascimento Santos.
O seu Antônio, que é um agricultor, que normalmente passa o dia na roça e a noite vai em busca desse tempo perdido, querendo roçar com outras ferramentas como; canetas, lápis, cadernos e livros. 
No início, vinha cerca de 5 km de bicicleta, sendo um dos com mais idade no grupo, mas a coordenação conseguiu aumentar o percurso do ônibus, assim favorecendo ele e outra aluna.

Dona Raimunda, exemplo de mulher batalhadora do sertão, exemplo de vitalidade e de resiliência. Com seus cabelos brancos e beleza sertaneja, participa com toda alegria, animo e positividade em meio a pessoas mais jovens.

A Rita, que estava fora de sala de aula a mais de 20 anos, que depois de ser mãe, avó, trabalhar na roça, com plantas, cozinha. Busca novos horizontes, sabendo que nunca é tarde para buscar seus sonhos, para crescer, para aprender. E tem sempre o apoio dos professores, coordenadores e nosso.

Falando em professores e coordenadores, citamos a presença nesse dia de Magner Cassimiro, coordenador do Mais Educação e representante do secretário Narcélio Fonseca, a professora Fátima Abreu. E do projeto EJA da escola Francisco Nunes Cavalcante, o professor Ary Cândido e Elisângela Alves. Heróis do dia a dia e da educação, que é tão pouco valorizada em nosso país, mas que independente disso, lutam e buscam dar todo o apoio a essas pessoas com sede de saber.



Parabéns a todos do EJA Capistrano e nosso agradecimento ao também professor e músico Cláucio Lima e do publicitário e músico profissional Álvaro Braz, que viajaram 100 km para doarem seu talento para pessoas tão especiais. Nosso abraço de paz a todos os outros companheiros e companheiras que estão todas as noites na escola, com dedicação e vontade de aprender. Vocês merecem todo o nosso aplauso.


 SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO