VIDA SIMPLES EM CAPISTRANO



O projeto VIDA SIMPLES é uma proposta de se viver de forma sustentável, com pouco impacto para a natureza. Visa um modo de vida em integração e equilíbrio, coerente com a proposta de SER e ESTAR feliz e em paz, saudável consigo, com os outros e com o universo. 
Com isso, o INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES, por meio de sua CASA AMBIENTAL & MUSEU, realiza ações na comunidade de Carqueja dos Alves, além de receber visitas de escolas, promover  Turismo Rural Sustentável, cursos para pequenos e médios grupos. Recebe também visitas de instituições para um trabalho de educação, cidadania e sustentabilidade.







Fazer ações comunitárias não implica necessariamente em doações materiais. Trata-se de trabalho voluntário, que implica em um conjunto de ações de interesse social e comunitário no qual toda atividade desempenhada é revertida em favor do serviço e do trabalho com o objetivo de educar, informar, promovendo ações sustentáveis, cívicas, científicos, recreativos, culturais e outras.



Esse tipo de trabalho é realizado por todos os lugares por onde passamos, como uma forma de compartilhar aprendizado e conhecimento. Com isso, seguimos a máxima de um ditado oriental, de autor desconhecido que diz: QUEM TEM O QUE NÃO PRECISA É UM LADRÃO. 
em outras palavras, se temos informação que podem ser compartilhadas, bens materiais excessivos que podem ser divididos com quem não tem, devemos compartilhar.


Com essa ideia de compartilhar informações, recebemos no dia 14 de junho de 2019 a Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes da comunidade de Serra do Vicente em Capistrano, cujo público é, em sua maioria, alunos entre 10 e 14 anos


Esse foi um momento especial, onde, tanto os alunos como professores, direção e outros colaboradores puderam conhecer tecnologias sustentáveis para o semiárido. Entre essas tecnologias destacamos o fogão solar, filtro de baldes, fossa ecológica, compostagem, captação de água e outras ações. Além do contato com museu de cultura popular, cidadania e música, que contribuem para o engrandecimento humano.



Seguindo a mesma proposta de colaborar com a comunidade local, estivemos, no dia seguinte, 15 de junho, na escola de Ensino Fundamental Francisco Nunes Cavalcante. Na ocasião proferimos a palestra VIDA SIMPLES: DESENVOLVIMENTO HUMANO/COMUNITÁRIO POR MEIO DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS E CRIATIVAS, d entro do projeto Super Ação - Tema Ambiental.


Na palestra abordamos possibilidades de se viver em harmonia com a natureza; intempéries do semiárido como a falta d'água; alimentação saudável; amor ao próximo; solidariedade; consumo consciente; trabalho comunitário; desenvolvimento humano etc.



Ao  final, observamos uma mobilização emocionante de professores, coordenadores, funcionários e alunos, numa ação conjunta, com o intuito de melhorar o ambiente em que a maioria deles passa a maior parte do tempo. A mobilização mencionada foi relativa a limpeza dos espaços, criação de canteiros e jardins, ações que acreditamos e pregamos no Vida Simples.



´É compensador observar que nossas sugestões simples e palestras colaboram para a mudança de comportamento, postura e consciência de pessoas. Mais compensador ainda é saber que essas pessoas podem multiplicar ações e até influenciar gestores e outros formadores de opinião.

Alcançando não só educadores e alunos, mas também a comunidade em geral, temos o Turismo Rural Sustentável, onde as pessoas se hospedam e vivem a realidade do semiárido, mas com conforto e simplicidade. Temos também o "Passar o Dia", mais conhecido pelo meio turístico como Day User. Nesse modelo, recebemos visitantes tanto do município de Capistrano como de outras cidades, estados e países.



significa passar o dia com café do sertão, almoço regional e uma merenda bem cearense, com direito a uma aula sobre sustentabilidade e podendo desfrutar de boa música e filmes, além de uma rede na varanda.


Significa, ainda, ir além do discurso, realizando ações concretas, colaborando com os vizinhos e buscando água, mesmo que distante de casa, não tão potável para o consumo animal, de plantas e em ultimo caso, humana, mas que ameniza a situação gritante da falta d'água no semiárido. 
Na comunidade específica de Carqueja dos Alves, há fontes de água, como: chafariz, adutora do projeto São José e pequenos açudes, mas o descaso, comodismo e assistencialismo fizeram alguns moradores e lideranças deixarem o abastecimento parar. Com isso, ficam prejudicados, principalmente, os moradores da parte mais alta da comunidade. 
Resta torcer para que a gestão pública faça pressão, juntamente com outros moradores prejudicados, para que o abastecimento volte ao normal.

Vida em comunidade, com as dores e delícias de se viver assim. O ser cidadão em ação. Se cada um fizer sua parte, o todo funciona. Pensando em si, no outro e no todo.
 SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO