VIDA SIMPLES - ESPIRAL DE ERVAS



Todos os exemplos que mostramos são realizados e testados na CASA AMBIENTAL & MUSEU SEMENTE DAS ARTES, na comunidade de Carqueja dos Alves no município de Capistrano, no Maciço de Baturité ou em outras ações e projetos realizados fora de nossa sede.

  
Construção simples, que precisa de pequenos espaços para ser construída, em forma espiralada, enrolada em si, com isso facilitando a criação de microclimas e o cultivo de até 36 espécies de ervas, utilizando um só lugar.



Fácil de regar e também de colher, já que sua altura é de no máximo 1 metro e seu diâmetro é de 2 metros. A economia de água é maior, pois utilizando o centro como local de rega, ele por seu desenho, distribui para o restante da espiral.


Você pode construir sua espiral de ervas em qualquer lugar que achar conveniente: jardim, corredor, quintal. Nós indicamos fazer próxima a porta da cozinha, já que isso facilita o uso de ervas bem fresquinhas na cozinha.


A espiral pode ser construída com os mais diversos tipos de materiais: pedras, tijolos, garrafas, madeira, bambu, telhas, entre outros.
  

COMO FAZER:

Primeiro escolha o local.
De preferência de fácil acesso e que pegue bastante sol.

Sempre começamos centralizando o local da espiral com um pau e cordão para marcarmos o círculo.
Marcado, vamos começar a primeira sequência. Nesse nosso exemplo utilizamos pedras encontradas nas estradas carroçais. Use o que achar interessante ou estiver a sua disposição, como: tijolos, telhas, garrafas, bambus, madeira e outros. Coloque de preferência as pedras grandes na parte inferior, para facilitar a sustentação.
Depois de feita a primeira sequência, começa a cobrir com terra.
Uma das formas também de fazer a espiral é fazendo um monte de terra e depois ir colocando o material delimitador. Fica a escolha e criatividade de quem faz.
Quando toda a espiral estiver delimitada, vem a parte de colocar material orgânico, adubar o espaço. Dê uma regada para deixar a terra úmida. Deixe descansar por algumas horas.


Aí vem a parte mais interessante do trabalho. Plantar as ervas. Escolhas temperos e ervas do seu gosto.
Um detalhes importante: coloque  as plantas de cima que gostem mais de sol e menos unidade. Deixando as de menos sol e mais umidade para baixo da construção.
Plantas que crescem muito e se esparramam, tenha cuidado, pois terá que fazer manutenção constante com sua poda. Malva, menta, capim santo, hortelã se espalham muito.
Em nossa espiral plantamos: pimenta de várias qualidades e ardores, manjericão de vários tipos, malva, capim santo, babosa, arruda, alecrim, boldo de 2 qualidades e outros que esqueci e já utilizei.


DICAS DE ALGUMAS PLANTAS PARA A ESPIRAL

Pimenta:
No Brasil os tipos de pimenta mais usados em temperos são a pimenta-de-cheiro, pimenta-do-reino e pimenta malagueta.
As pimentas trazem em sua composição um poderoso antioxidante e anti-inflamatório que ajuda a melhorar a digestão e aliviar a dor, pois são ricas em capsaicina. Elas variam de acordo com sua origem e seu poder de ardência, mas todas trazem benefícios para a saúde.

Benefícios da pimenta:

Vasodilatador, com isso facilitar a circulação do sangue, bom para o coração;
Concentrado de vitamina C; Aliviar a congestão nasal; Aliviar a dor, pois libera hormônios no cérebro que são a sensação de prazer e bem-estar; Atuar como antioxidantes, prevenindo alterações nas células e câncer; Agir como anti-inflamatório; Estimular a digestão; Aumentar a libido; Favorecer a perda de peso, pois aumenta o metabolismo; Melhorar a coceira e as feridas na pele em casos de psoríase.
Obs: A pimenta quanto mais forte o sabor, mais capsaicina contém, encontradas principalmente nas nervuras da casca e sementes.

Boldo:
Seu chá é excelente para quem teve excesso de alimentos muito gordurosos e consumo de álcool, pois ajuda no funcionamento do fígado, sendo útil depois de um dia de exageros, porque ele contém uma substância chamada lactona que auxilia na digestão das gorduras ingeridas.

Benefícios do boldo:
Ajuda na digestão e no funcionamento do aparelho digestivo; Melhora o funcionamento do fígado; Diminuição dos efeitos das bebidas alcoólicas; Auxílio no tratamento de gastrite; Alivio dos sintomas da intolerância alimentar; Diminui da azia; Auxílio no tratamento de problemas na vesícula biliar; Tem efeito calmante; Atua como antioxidante, antifúngico e antibacteriano;
Diminuição dos gases; o chá de boldo também ajuda a desinchar a barriga e a combater os gases porque é um ótimo digestivo.
Obs: o chá deve ser tomado logo após o seu preparo e não adicionar mel, rapadura ou qualquer tipo de açúcar, pois pode atrapalhar o processo de digestão.

Manjericão:
Tem um aroma maravilhoso e marcante. Conhecida também como, Manjericão-de-folha-larga, Alfavaca, Basilicão, Anfádega e Erva-rea.
Pode ser utilizada fresca para condimentar alimentos.
Sua utilização em chá, com suas folhas, é recomendado para má digestão, gases intestinais, estomacais, hepáticos, de vesícula biliar, na forma de infusão.
Planta medicinal, muito utilizada para fazer remédios caseiros.
O seu nome científico é Ocimum basilicum e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres e em alguns mercados. É um arbusto que pode chegar a 60 cm à 1 metro de altura com inúmeras folhas largas e muito aromáticas.

Benefícios do Manjericão:
Problemas de estômago; Dor de garganta; Ajudar no tratamento de tosse, catarro; Feridas; Falta de apetite; Náusea; Gases; Amigdalite; Aftas; Rouquidão; Verruga; Enxaqueca Insônia; Prisão de ventre; Ansiedade; Cólica; Picadas de insetos.

As propriedades do manjericão incluem sua ação antiespasmódica, digestiva, vermífuga, antibacteriana, fungicida, inseticida, adstringente, cicatrizante, febrífugo, estimulante, anti-emético, anti-tussígeno e anti-inflamatória. Já o chá doce com mel ou rapadura é usado tamm para aliviar problemas nas vias respiratórias tais como tosses noturnas, gripes, resfriados e bronquites.

Hortelã:
A hortelã é uma erva aromática que pode ser usada na culinária e para fins medicinais porque possui ação analgésica, antiespasmódica, afrodisíaca e analgésica, sendo um ótimo chá para tomar a seguir às refeições porque ajuda na digestão.

Benefícios da Hortelã:
Dor de cabeça; Congestão nasal ou pulmonar, principalmente em casos de gripe ou resfriado com tosse;  Má digestão, náusea ou vômito; Colesterol alto; Cólica menstrual; Tricomoníase genital; Diarreia com sangue; Dores abdominais, por ter ação anti-espasmódica; Insônia;

Requer poucos cuidados, por isso é fácil de ter em casa num vaso. Muito bem vinda com sucos: de abacaxi ou limão, em bebidas e até para molhos de iogurte em pratos salgados como tempero, por exemplo. Também pode ser utilizada em outras formas: óleo essencial para a pele ou aromaterapia, chá, como cápsulas com óleo ou extrato seco da planta.

Capim-santo:
Também conhecido por: capim-limão, capim-cidreira, capim-cheiroso, chá-de-estrada, capim-cidró, capim-cidrão, capim-catinga, erva-príncipe ou citronela de Java e seu nome científico é Cymbopogon citratus.

Benefícios do capim-santo:
Ajudar a digestão; Utilizado para curar problemas no estômago; Tratar inchaços, depressão, agitação, insônia, infecções da pele, dor muscular, tosse, asma, catarro, dor de cabeça, febre, transpiração, pé de atleta, convulsões, doenças do fígado, reumatismo, rins, estresse, tensão muscular e pele oleosa.

Por conter óleo essencial de citronela, é também um excelente repelente natural de insetos, como moscas e mosquitos. Possui propriedades calmantes, antibacterianas, diuréticas, desinfetantes e antidepressivas.

Jofran Fonteles Borges – Casa Ambiental & Museu Semente das Artes


Fontes sobre as plantas citadas:
https://www.tuasaude.com
Nova Odessa, Instituto Plantarum de Estudos da Flora: São Paulo, 2008. 
LORENZI, Harri; MATOS, F.J. Abreu. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas.      
 SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: FOGÃO A LENHA

FAVELA DO PAU FINIM - VISITA DE RECONHECIMENTO

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO

BANDAS DO SÁBADO

NOTÍCIAS DE OUTUBRO 2020

ROCK PÉ DE SERRA - FESTIVAL MULTICULTURAL NO CARNAVAL