SEMENTE DAS ARTES NO XIV FESTIVAL DE INVERNO - MERUOCA



O INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES esteve, por meio de seu fundador/presidente Jofran Fonteles Borges, no XIV Festival de Inverno da Serra da Meruoca (CE). O festival é realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude/ Prefeitura Municipal de Meruoca, em parceria com o Instituto Tapuia e Assum Preto Produções e apoio do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE).
 
O festival é reconhecido nacionalmente e em seu projeto contempla a realização de múltiplas atividades: atrações artísticas diversas, destaques regionais e nacionais, feira de artesanato e culinária, trilhas ecológicas e atividades esportivas.

Em ocasiões passadas tivemos a oportunidade de trabalhar com Augusto Cesar dos Santos, à época, assessor cultural e, atualmente, secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude de Meruoca. Nesse período, já insistíamos na realização de um festival que valorizasse a cultura local. Acreditávamos que era possível a própria produção do evento ser realizada por atores locais, assim fazendo circular o capital na cidade. Hoje, vemos que quase 100% da equipe de produção é da Meruoca, o que representa valorização e oportunidade a grandes articuladores e gestores culturais.
 

Ajustes sempre serão feitos, outras atividades e ações acontecerão para melhorar esse tão respeitado evento da região norte do Ceará.

MOSTRA COMPETITIVA
Ao participarmos do evento, vimos grandes nomes da música, tanto amadores como profissionais, selecionados de várias partes do estado.
Destacamos o grupo Zabumbossa, que tem a liderança de Zezé Aragão, o maestro de Nova Russas, acompanhado de uma turma de peso: Marcellus Britto, Luciano de Oliveira, Dalben Landim e Raul Suarez e como músicos convidados Hoto Jr e Ronald Carvalho. Composições bastante ricas, com uma pegada bem regional e trabalho vocal muito bonito, levando a bandeira da boa música nordestina ao topo.

A banda Astronauta Tupi, do Piauí, nos remeteu aos anos 80, com um som que ficava entre o rock underground e o pop nacional. Alguns problemas técnicos tiraram um pouco o brilho, mas valeu esforço.

O grupo Mário Paiva & Os Transcendentais (Sobral – CE) foi o grande vencedor da Mostra Competitiva, com seu som dançante, com influências da black music e rock, um swing muito bom e bem interpretado. O entrosamento do grupo pesou bastante, além do som ter colaborado muito. Tecnicamente foi muito bom em todos os sentidos.

O compositor Paulo Araújo (Iguatu – CE), arquiteto das construções e da música, foi o segundo colocado. É considerado um dos grandes compositores da nova safra cearense. Seu trabalho é elogiado por grandes nomes da música e teve a luxuosa companhia de ícones da música cearense: Giltácio Santos, virtuoso clarinetista e flautista, que tem sua maior expressão o choro, já acompanhou diversos nomes da música local e também toca no grupo Murmurando; Marcus Caffé, Interprete, refinadíssimo cantor, sensibilidade a flor da pele,a beleza do canto dos pássaros, produtor de shows e com participação em vários discos; Carlinhos Patriolino, multi-instrumentista, arranjador e compositor, com experiência internacional, tocou e gravou ao lado de vários cantores e instrumentistas consagrados da MPB, entre os quais estão: Emílio Santiago, Ednardo, Zélia Duncan, Chico César, Alcione, Wilson Simonal, Altamiro Carrilho, Orlando Morais, Paulo Moura, Belchior, Paulinho Moska, Sivuca, Sandra de Sá, Fausto Nilo, Amelinha e outros.
 

Na programação de shows, o festival contou com: Paulo Ricardo (RJ), CabeSativa (PI), além dos artistas e grupos do Ceará: Brazucas, Projeto Nosso Samba, Fábio Carneirinho, Tomma Xote e DJ Jr. Cowboy.


Outro detalhe de destaque do festival estava nos bastidores. Excelentes técnicos e equipe de produção e apoio. A Comissão Julgadora nomeada pela organização do XIV Festival de Inverno da Serra da Meruoca (CE) foi composta por pessoas de notório conhecimento na área: Mona Gadelha, cantora e publicitária; Lenildo Gomes, produtor e gestor cultural; Carlos do Valle, Músico e produtor cultural e Jofran Fonteles Borges, multimídia e professor. O júri analisou os seguintes aspectos: música (letra, melodia e harmonia), interpretação (ritmo, afinação, apresentação), arranjos e os vídeos/clipes enviados.

Nossos parabéns aos organizadores, produtores, artistas, públicos e parceiros realizadores do evento. Grato por esses dias está ao lado de tanta personalidade em suas áreas.

Vida longa para o Festival de Inverno da Meruoca.



 SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO