LANÇAMENTO DO LIVRO “Vida Comunitária: Ação – Diálogo e Desenvolvimento


O INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES esteve presente no lançamento do livro “Vida Comunitária: Ação – Diálogo e Desenvolvimento. Parabenizamos a autora por mais uma bela obra realizada e falar de nossa admiração pelo seu trabalho e o magnífico ser-humano que ela o é.

 
A participação do instituto aconteceu por meio da banda formada por ex-alunos e com a liderança de seu presidente nos vocais e guitarra.
Foram tocadas músicas autorais, inclusive a música que tem muito com a vida comunitária do sertanejo, “Mandacaru”, que a autora aproveitou para realizar uma vivência de biodança, que a mesma é didata.
  

Tivemos o prazer de também colaborar e falar sobre o NAE – Núcleo de Artes, Educação e Eventos que criamos e desenvolvemos durante 3 anos juntamente com o Inec por todo o estado do Ceará, além da música de Sussuí que está estampada como a Percussão Ambiental que também realizamos e tornamos um trabalho científico.

 
O evento aconteceu no dia 13 de dezembro de 2013 no Centro Cultura do Banco do Nordeste e estavam presentes várias personalidades e representantes de entidades, como: Inec, UECE, Movimento de Saúde Mental do Bom Jardim, Nepsa, Nação Pachamamma, entre outras.

A autora e organizadora do livro Cássia Regina Xavier explica:
Como fizemos o livro?
Uma folha qualquer, eu desenho um sol amarelo e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo, com um lápis em torno da mão...

Apresentamos um livro, filho e fruto de muito trabalho coletivo e solidário. Todos os resultados conseguidos com o apoio e dedicação de muitos colaboradores que acreditam no sonho de um nordeste melhor, com pessoas felizes e cidadãs. Foi um desafio que radicalizou a experiência do mutirão, metodologia que o Instituto Nordeste Cidadania -  INEC,  utiliza em quase todos seu projetos.
Esse modo de trabalhar favorece a livre expressão de muitas pessoas, estimulando o processo criativo e ao mesmo tempo uma dinâmica de confiança e alegria, onde a força de uma pessoa contagia as outras, tornando cada capítulo, cada imagem um momento de realização e constatação do poder criador, quando as pessoas se juntam com um objetivo claro.
Este trabalho foi iniciado com um desejo de podermos divulgar, o que o INEC vem realizando. Pedimos apoio do Banco do Nordeste, que disse sim, apoiando com toda a parte gráfica. Fizemos reunião com várias pessoas que gostavam de escrever e que trabalham nos projetos em pauta, muitos disseram sim de imediato.
 Para concluir o processo e integração de todas as partes, convidamos um grupo de pessoas (Cássia, Vinícius, Mariana, Antenor, Manuela, Jofran, D. Francisca, Reni e Nágela) para trabalhar numa casa de praia, com direito a suco, salada, torta de banana bem quentinha, muito trabalho, criação de arte, consultas na internet, som do mar, vento, computadores e um ambiente de aprendizagem que inspirava leveza e serenidade. Penso que esses elementos são fundamentais para produzirmos bons alimentos para a alma.
O Livro traz de modo prático e poético todos os nossos referenciais teóricos, que nos dão suporte no dia-a-dia de nossas ações nas comunidades, é um modo de se re-fazer as teorias a partir de uma observação participante, de uma escuta ativa das pessoas e de práticas voltadas para o respeito à vida.
Por meio da nossa ação cotidiana, convidamos outras pessoas a construírem conosco um movimento em prol de uma rede solidária.

Uma nação solidária não pára em nós
Tomara meu Deus tomara
Uma nação solidária
Sem preconceitos tomara
Uma nação como nós.
Alceu Valença
Cássia Regina Xavier de Andrade
Então Presidenta do INEC – Instituto Nordeste Cidadania

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES 
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
FAÇA PARTE DESSA IDÉIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64

 (85) 87194478 – 99543352 - 91290207

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO