PERCUSSÃO AMBIENTAL – FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM JUAZEIRO DO NORTE

 
Em maio de 2012 o NAE Cariri no Orfanato Jesus Maria José realizou nos dias 10 e 11 a oficina de PERCUSSÃO AMBIENTAL com os estudantes e moradores da comunidade.
Foram cerca de 30 crianças que tiveram noções de ritmos brasileiros, consumo consciente, reciclagem, entre outras informações.

Essa oficina impulsionou o trabalho realizado pelo facilitador Eliézio Alves, entusiasta da proposta e multiplicador de boas ideias.

 
Nos convidou para essa empreitada e novamente estávamos lá, só que desta vez para articuladores sociais e culturais, estudantes e professores.

Entre as instituições participantes, estavam: Orfanato Jesus Maria José, Soafamc, Fanmosa, Associação Produtiva do Bairro Salesiano, UPA, Comunidade Beneficente Zaíla Lavor, Escola de Música Cleudo Duarte, entre outras.

Mostramos a teoria da PERCUSSÃO AMBIENTAL no primeiro dia 17 de fevereiro de 2014, com exemplos exitosos, vídeos, e outros materiais teóricos.

 

Inicialmente no dia 18, mostramos exercícios, práticas em grupo e colocamos parte dos facilitadores para realizarem vivências com os demais participantes. Em seguida seguimos para a criação de alguns instrumentos com material recolhido. Após essa ação fomos para a parte de aplicação do que foi estudado com a formação da banda de percussão.
 
No dia 19 fizemos visitas em algumas das instituições que estavam presentes, onde vimos uma disparidade enorme. Entre as visitadas citamos a Comunidade Beneficente Zaíla Lavor, onde o trabalho segue numa harmonia maravilhosa: Orquestra de Berimbaus, Capoeira, aulas de música em vários instrumentos, espaços de arte e leitura. Maravilha. Agradecimentos a Contra Mestra Malandrinha pela atenção e o berimbau.

Anteriormente, visitamos a Associação de Produtores do Bairro Salesiano. Trabalho de bastante esforço de Dona Regina, para cuidar de cerca de 60 crianças, onde não há nenhum apoio governamental, o que tinha foi cortado pelo prefeito, nem de empresários ou outras instituições. Casa alugada, com muitas deficiências físicas, infiltrações, muro caído, espaço pequeno, poucas condições de alimentos para as crianças e para o sopão feito todas as quintas e doado para moradores de rua e vejam vocês, para os próprios vizinhos que vão receber sem dar nenhuma colaboração. Voltaremos para ver como podemos colaborar juntos com parceiros e amigo.

Visitamos também o Ponto de Cultura Mestre Noza da Associação de Artesão do Juazeiro do Norte. Arte popular pura.

 
A I FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM PERCUSSÃO AMBIENTAL aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro de 2012 para representantes de instituição que implantaram o NAE – Núcleo de Artes, Educação e Eventos que implantamos.
 
É um novo conceito de ensino criado por nós, onde aliamos: Música, Permacultura, Educação e Desenvolvimento Humano com Oficina de Instrumentos musicais com material reciclado e criação de bandas de percussão com comunidades para incentivar a consciência ambiental, reciclagem, consumo consciente e as práticas artísticas.
Esse projeto acontece a cerca de 5 anos e já realizamos em vários lugares do Brasil e em Toledo na Espanha. Em dezembro estaremos na Alemanha na escola de biodança.

Pontos principais abordados:
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
EDUCAÇÃO
DESENVOLVIMENTO HUMANO
MÚSICA

METODOLOGIA:
Reflexiva: Análise sobre o tema
Dialógica: Conversar sobre práticas individuais
Vivencial: Realização da ação

EXEMPLOS EXITOSOS
PROJETOS ILHAS NO PIRAMBU
PERCUSSÃO AMBIENTAL SUSSUÍ
TOLEDO - ESPANHA
FILHOS DE CATADORES DO CONJ. PALMEIRAS
OFICINA COM AGENTES DOS CREDIAMIGO
GRUPOS NOS NAE´S CEARÁ
GRUPO INTERGERACIONAL DO SESC (IDOSOS E CRIANÇAS)
MÜNSTER - ALEMANHA


Leve esse trabalho para sua cidade ou instituição.

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES 
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
FAÇA PARTE DESSA IDÉIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) 87194478 – 99543352 - 91290207

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO