FOSSA ECOLÓGICA EM MASSAPÊ


No sopé da serra a Meruoca, na localidade de Contendas em Massapê, fomos a casa o padre Expedito Odilon realizar a maior BET - Bacia de Evapotranspiração que construímos, no dia 20 de agosto de 2016.


O padre Expedito esteve várias vezes no sítio Pedra do Sol conhecendo nossas experiências permaculturais e o nosso projeto de desenvolvimento comunitário que começou a partir do NAE - Núcleo de Artes, Educação e Eventos começado em janeiro de 2014, que já realizou dezenas de cursos, projetos e eventos na comunidade de São Vicente - Meruoca, a 268 km de Fortaleza. Assim pediu nossa colaboração nessa construção.



Um projeto de uma fossa para 3 casas, com 3 metros de largura por 5 de comprimento. Utilizamos 36 pneus aro 14, 3 varas de pvc de 100 ml, 6 curvas de 100 ml, 3 T´s de 100 ml, muito entulho de obra do mesmo lugar, uma carrada de brita, areia grossa, barro, areia e bananeiras.


Já colaboramos para a construção de 10 fossas ecológicas em Meruoca, 2 em Taíba e uma em Massapê. Esta sendo apresentado a câmara de vereadores de Meruoca para apreciação e uma audiência pública o projeto de tornar as fossa ecológicas lei municipal, assim facilitando que pessoas que não tem saneamento básico possa ter um processo saudável de destino de seus rejeitos, evitando a contaminação de poços, cacimbas, rios, córregos e o lençol freático local.

O que é uma Bacia de Evapotranspiração:

A Bacia de Evapotranspiração, conhecida popularmente como “fossa de bananeiras”, é um sistema fechado de tratamento de água, aquela usada na descarga de sanitários convencionais. Este sistema não gera nenhum efluente e evita a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático. Nele os resíduos humanos são transformados em nutrientes para plantas e a água só sai por evaporação, portanto completamente limpa.

FUNCIONAMENTO E PRINCÍPIOS

Um pré-requisito para o uso da BET é a separação da água servida na casa, em cinza e negra. Apenas a água negra, a que sai dos sanitários, deve ir para a BET. A água cinza, aquela que sai da máquina de lavar, pias e chuveiros, deve ir para outro sistema de tratamento como um círculo de bananeiras.




INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
                                                             FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
Email: sementedasartes@yahoo.com.br

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO