LEVANDO BOAS IDEIAS PARA COLÔMBIA E PERU


Em nossas expedições de crescimento humano e de compartilhamento de experiências e novas ideias, fomos no dia 11 de outubro de 2016 para Colômbia e Peru. 

Uma passagem rápida por Bogotá, capital cosmopolitana e fria. Um curto tempo para seguir viagem para a costa de Colômbia.

Na madrugada de 11 para 12 chegamos a bela Cartagena das Índias ou Cartagena que é a capital do departamento de Bolívar, na Colômbia. Local dos famosos balcones, varandas coloniais de madeira que são um dos ícones dessa cidade. Fomos recebidos pela doutora Maria Helena Garcia, nossa amiga, guia, protetora e anjo da guarda nessa jornada pelo seu belo país. Nos levou para conhecer as belezas e encantos do lugar.


 Cartagena a quinta maior cidade do país, e a segunda maior da região, depois de Barranquilha; e sua região metropolitana é a quinta maior concentração urbana da Colômbia. 

Suas mais significantes atividades econômicas são os complexos marítimos, pesqueiros, petroquímicos e o turístico.  Durante os 4 dias que ficamos, tivemos a oportunidade de conhecer a cultura local, sua história, gastronomia e beleza natural. Participamos da manifestação que buscava assinatura para o acordo de paz do governo com a Asfarc  - Forças Revolucionárias da Colômbia.
 

A cidade foi fundada em 01 de junho de 1533, e foi batizada em homenagem a Cartagena, na Espanha. No entanto, o assentamento de vários povos indígenas na região da Baía de Cartagena data de 4000 a.C. 
Durante o período colonial, a cidade teve um papel fundamental na administração e na expansão do Império Espanhol nas Américas, sendo sede de governo e moradia dos vice-reis espanhóis. 
 

O centro histórico de Cartagena, conhecido como a cidade fortificada, foi declarado Patrimônio Nacional da Colômbia, em 1959, e posteriormente Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1984. Em 2007, suas fortificações e planejamento arquitetônico militar foram declarados como a quarta maravilha da Colômbia.


Depois de Cartagena, fomos conhecer nossa primeira cidade para compartilhar experiências, Villavicencio. Terra onde vive nossa amiga Maria Helena. Nesse primeiro momento fomos conhecer educadores, pessoas de biodança, permacultores e entusiastas de nosso trabalho.  Conhecemos o colégio Los Portales, juntamente com: Maria Mercedes, Rosario Sofia e Maria Helena, o qual iriamos na semana seguinte realizar um momento de troca com várias pessoas da região.


No dia 15 fomos ver a típica música Llanera (serrana, para nós Brasil), com músicos, cantores e artistas de raiz, que tem o prazer e orgulho de manter as tradições da serra. Uma música que se assemelha a música sertaneja real, dos pampas e de viola. Falam do amor e das frustrações das perdas. Na oportunidade ganhamos de presente um cd da cantora da noite, que nos eu a honra de nos acompanhar em nossa mesa para autógrafos e fotos.

Na manhã seguinte, fomos visitar a família Garcia, e para minha surpresa fui homenageado com um bolo com o símbolo do INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES. Ficamos bastante lisonjeados com a surpresa e felizes por saber que somos queridos além fronteiras.

Na madrugada do dia 17, nos permitimos acordar as 3 horas e seguirmos para Puerto Lopez a 82 km de Villavicencio para vermos um dos mais belas imagens do astro rei aparecendo para nos presentear com sua energia e brilho. Momento único.


Pereira que é a capital do departamento (província) de Risaralda, Colômbia, às margens do rio Otún, foi outra cidade que fomos nos dias 18 e 19 compartilhar e absorver informações. 


Tem uma população de 482.6488 habitantes e 800.000 na sua área metropolitana encontra-se na região centro-oeste do río Otún na Cordillera Occidental dos Andes colombianos; fica a 359 Km da capital da República; sua área municipal e de 702 km²; limita ao norte com os municípios de La Virginia, Marsella e Dosquebradas, no leste com Santa Rosa de Cabal e o departamento de Tolima, no sul com os departamentos de Quindío e Valle del Cauca, no ocidente oeste com o município de Balboa e o departamento do Valle del Cauca. 


É a maior e a mais desenvolvida das cidades do eixo cafeeiro e, devido ao seu crescimento industrial nos últimos anos, tem chegado a ser a sétima maior cidade do país.

Seu mercado comercializa os produtos da região: café, gado, cana-de-açúcar, cacau e milho. É sede universitária. Foi fundada em 1863. População (segundo estimativas de 1993), 341.400 habitantes.


Recebidos maravilhosamente bem , pela manhã pela família  de Lusvia Saray Rubio, educadora e biodançante. Lá tivemos um encontro com educadoras e entusiastas da biodança e educação biocêntrica para conversarmos de metodologias para serem aplicadas nesse país.



Pela tarde fomos para a Universidade Tecnológica de Pereira para encontrar Liliana Restrepo Arpenas, diretora da escola de biodança local. Lá, além de comemoração de aniversário da escola de biodança, também foi feita uma palestra pela didata de biodança Cássia Regina Xavier, que teve o tema: Educação Biocêntrica nas Organizações. Em seguida, Cássia conduziu uma sessão de biodança no auditório para os presentes, que foi um momento muito maravilhoso. 


A noite vivenciamos um momento em uma cabana de suar com uma xamã local, num momento de transcendência e expansão de consciência. Depois passamos para comprar um bongô produzido em bambu por um artesão local.
 

Partirmos no dia seguinte para Bogotá, anteriormente conhecida como Santa Fé de Bogotá, é a capital e a maior cidade da Colômbia. 
É também capital do departamento de Cundinamarca e forma o Distrito Capital. Foi fundada em 1538 por Jiménez de Quesada, tendo sido a capital do Vice-Reino de Nova Granada até à independência. Conhecemos o museu do ouro e outras curiosidades a capital.


Como o principal centro financeiro, cultural, administrativo e urbano do país, Bogotá possui aproximadamente 7,2 milhões de habitantes (2010) residindo apenas em seu núcleo urbano, enquanto que a Região metropolitana de Bogotá, que engloba todas as cidades e povoados vizinhos, possui aproximadamente 8,5 milhões de habitantes (2010), sendo portanto, dessa forma, a 4a mais populosa cidade da América do Sul, superada somente por São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires. Sua altitude (2.640 metros acima do nível do mar) a coloca como a 3a capital de maior altitude do mundo, atrás apenas de La Paz, na Bolívia e de Quito, capital do Equador.
 

Nos 21 e 22 estivemos novamente em Villavicencio, que é uma cidade na Colômbia, capital do departamento de Meta, foi fundado o 6 de abril de 1840. A cidade tem aproximadamente 495.200 habitantes da população urbana em 2016.1 A cidade é ficada situada em 4 ° 08 'N, 73 ° 40'W, 75 km (cerca de 45 m) a sudeste da capital colombiana, Bogotá (DC), junto ao rio Guatiquía. É o centro comercial mais importante dos Llanos Orientais. Tem um clima quente e úmido, com temperaturas médias de 28 ° C e 30 ° C.2 É carinhosamente chamado de "Villavo" la bella.


Localizado em uma zona rural de clima tropical, Villavicencio está na grande planície colombiano-venezuelana chamada Los Llanos, que fica a leste das montanhas dos Andes. Villavicencio também é chamado de "La Puerta al Llano", devido à sua localização no caminho histórico do interior colombiano para as vastas savanas que se situam entre a cordilheira dos Andes e a floresta amazônica.


A proximidade de Villavicencio com enormes montanhas e grandes planícies faz da cidade um exemplo da geodiversidade da Colômbia. Porque está localizado no sopé dos Andes, a brisa da manhã e da noite esfriar a cidade que é muito quente para a maior parte do dia. 


Tivemos a honra de participar de um programa de rádio local que tem a locução, produção e direção do radialista Reynel Cortez da emissora Mulata Stereo, onde explanamos sobre nosso trabalho pelo mundo e nossa proposta para a palestra no Los Portales.  


No dia 22 estivemos reunidos com um grupo de 40 pessoas na sede da escola Los Portales, trabalho que foi coordenado por Maria Helena Garcia, onde levamos os princípios da: Permacultura, Biodança, Educação Biocêntrica e suas áreas de aplicação em comunidades, Abordagem sistêmica comunitária e mobilização social, Vivência pedagógica como ferramenta de integração comunitária, Psicologia ambiental, mapas afetivos e a Percussão Ambiental. O encontro que tinha como tema: Vida Comunitária; Diálogo, Reflexão, Ação e Desenvolvimento.


Um grupo eclético de participantes: professores, donas de casa, psicólogos, artistas, agricultores, campesinos, movimentos populares, de ONG´s, e interessados em conhecer novas formas de desenvolvimento comunitário e humano, formas de consumo consciente, reciclagem, como viver bem consigo, com o outro e com o todo. Além de mostrarmos nossas experiências na Taíba e São Vicente na Meruoca - CE.


Várias vivências, círculos de cultura, café mundial, círculo dos sonhos, planejamento em grupo e individual para aplicar nas comunidades, escolas, trabalhos e vida.

Experimentamos conhecer a PERCUSSÃO AMBIENTAL, com a apresentação da sua teoria, produção de instrumentos com material reciclado na própria escola e um momento de permissão de cada um a tocar um instrumento, produzido por eles próprios.


Encerrando o dia e nossa passagem por Los Portales, muito bem dirigido pela educadora Nubia Esperanza, construímos uma espiral de ervas com pedras trazidas das margens do rio e encerramos com uma grande roda de agradecimento ao universo.


De 23 a 28 fomos para Lima que é a capital e a maior cidade do Peru. Localiza-se nos vales dos rios Chillón, Rímac e Lurín, na parte central do litoral peruano, com vista para o Oceano Pacífico. Juntamente com o porto marítimo de El Callao, forma uma área urbana contígua conhecida como Região Metropolitana de Lima. Com uma população de quase 10 milhões, Lima é a região metropolitana mais populosa do Peru e a segunda maior cidade da América (atrás de São Paulo e Cidade do México).


Em Lima fomos conhecer e dar uma palestra sobre nossas experiências de desenvolvimento comunitário na escola de biodança do Peru, que tem como um de seus principais representantes Segundo Villanueva Silva. Um trabalho muito bonito e árduo, mas que feito com muito amor, carinho e dedicação por esse incansável biodançante.


Lima foi fundada pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro em 18 de janeiro de 1535, como Ciudad de los Reyes. Tornou-se a capital e mais importante cidade do Vice-Reino do Peru. Após a Guerra da Independência Peruana, tornou-se a capital da República do Peru. Cerca de um terço da população nacional vive na área metropolitana.



A cidade é o lar de uma das mais antigas instituições de ensino superior no Novo Mundo. A Universidade Nacional de San Marcos, fundada em 12 de maio de 1551 durante o regime colonial espanhol, é a mais antiga universidade de funcionamento contínuo no continente americano.


Aproveitamos os dias para conhecer a história e a gastronomia de Lima. Fizemos passeios pelos principais pontos da cidade: Cerro San Cristóbal, Parque das Águas, Praça Maior, Catedral, Centro Histórico, Plaza das Armas, Palácio do Governo, Miraflores, Parque do Amor e Parque Kennedy, entre outros lugares maravilhosos como a Asociacion Cultural Brisas Del Titicaca: 


Sob este conceito a associação tem projetado um show consistindo de música e danças peruanas, cuidando originalidade e detalhes para que se torne uma viagem imaginária através das diferentes regiões do Peru. A proposta original que a magia e cor das danças nacionais mostram o calor, alegria e arte dos peruanos. Um grande palco é onde mais de 50 artistas apresentam o melhor show do folclore peruano. O melhor do folclore peruano sob o céu de Lima.


INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
                                                             FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
Email: sementedasartes@yahoo.com.br

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO