NAE SERROTE DO MEIO ITAPAJÉ


Convidados por um dos ícones da cultura em nosso estado, Fátima Mesquita. Fomos nos dias 06 e 07 de julho de 2016 a localidade de Serrote do Meio na cidade de Itapajé, que fica a pouco mais de 100 km de Fortaleza e a mesma distância para a serra da Meruoca.


Com o intuito de levar uma tecnologia social de desenvolvimento humano e socioeconômico, por meio de ações, culturais, ambientais e criativas. 

Um trabalho de autogestão, onde a comunidade dialoga, reflete e age, buscando fortalecer sua identidade e assim criar possibilidades ou ampliar já existentes para o seu desenvolvimento sustentável. Essa tecnologia se chama NAE – Núcleo de Artes, Educação e Eventos, já implantado em mais de 60 localidades.


O NAE consistem em juntamente com a comunidade, expor atores, ações, dialogar sobre esses assuntos, propor reflexões e criar propostas de ações efetivas e sistemáticas.

Apresentamos algumas possibilidades para acontecer na localidade: CINE CLUBE COMUNITÁRIO, PERCUSSÃO AMBIENTAL, CURSO DE PRODUÇÃO DE EVENTOS e o objeto do curso que é o OFICINA SHOW, atividade prática para o desenvolvimento das ações e profissionais.


Nessa implantação o núcleo, trabalhamos muitas vivências e dinâmicas que buscam interior de cada um, para que a partir do indivíduo conscientizado como um ser divino, possa se relacionar com mais claridade com os outros e com o universo, assim fazer ações, eventos e projetos com uma visão do bem viver.


Fazemos uma dinâmica de acolhimento, mostramos o que é o NAE e suas ações, acordo de convivência. Aí, passamos para algumas questões iniciais, como: O que é Cultura, apresentação de grupos, debate sobre as apresentações, exemplos de outras culturas, exibição de filmes, mapeamento cultural, Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimentoONG e Pontos de Cultura (conceito e exemplos), Cultura em rede: trabalho colaborativo, O que é trabalho em rede? O que são as redes? Gestão Cultural, Mecanismos de incentivo a cultura, Economia da cultura, Capitação de recursos, Geração de renda própria, eventos e suas tipologias, Evolução dos eventos - os eventos religiosos e os eventos comerciais, Logística de um evento musical e finalizando com um Projeto Cultural, idealizado, planejado, realizado e celebrado pelos próprios participantes do NAE.


Logo estaremos voltando para realizar mais ações, atividades e parcerias com o NAE SERROTE DO MEIO – ITAPAJÉ – CE.





INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES 
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO

FAÇA PARTE DESSA IDÉIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) 987194478 - 991290207 – 999543352 (Whatsapp)

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO