SEMEANDO BOAS IDEIAS EM PERNAMBUCO

          

Levando a proposta de boas ideias pelo mundo, do dia 14 a 20 de julho estivemos pelo estado do frevo. Mas antes passamos pela Expocrato, no Cariri e tivemos o prazer de encontrar o companheiro Carlos Monteiro que doou para o museu do instrumento do mundo do Instituto Semente das Artes uma guitarra stratto assinada pelo grande guitarrista George Benson. Depois desse maravilhoso presente seguimos para o museu do Luiz Gonzaga em Exu e demos uma parada em Bodocó, para participarmos de uma sessão e bioança com o facilitador Tancredo Lobo, do Ceará, que, como nós teve o convite do biodanceiro João Humberto, filho dessa cidade tão cantada em prosa e versos pro grandes nomes da nossa música.


No dia seguinte fomos conhecer o maravilhoso projeto de João Humberto e amigos de uma ecovila em Bodocó, a Aldeia Claranã. Projeto bem avançado e coerente com as proposta de uma vida de menos consumo e de parceria e cuidado com a natureza. Utilizando e respeitando.

Após a visita, pegamos estrada e nós direcionamos para Recife, para a Aldeia dos Camarás, para participar de umas vivências na escola de biodança Aldeia dos Camarás, com a chancela de Lorena Oliveira.


Pela manhã do dia 17, começamos, Cássia com a biodança e suas vivências e pela parte da tarde, com chuva e tudo, começamos o momento de permacultura, com a construção de uma espiral de ervas. Foi uma momento muito mágico ver pessoas da cidade em sua maioria, experimentando pegar na terra, em pedras, plantas e ver que com pouco se pode fazer muito. Plantando ideias e colhendo vida.


Nos dias seguintes fizemos o complemento da espiral e fomo conhecer Calhetas, praia na região metropolitana de Recife. Tomar um banho e pegar um sol, que ninguém é de ferro.


No dia 18, ultimo momento nosso em Pernambuco, fomos participar do Frepop.á

Lá encontramos grandes personalidades da cultura e educação brasileira: Ray Lima, grande artista e parceiro de trabalhos sociais e o grande xilogravurista Stênio Diniz.


Quem é Stênio Diniz:

Há quem diga que não podemos julgar um livro pela capa. O cordel que advém da palavra cordão, veio como canal de propaganda, memória social e como instrumento principal do imaginário nordestino, "o que faço é real, é um realismo mágico"(DINIZ Stênio). A gente que vê aqueles pequenos folhetos pendurados, não tem ideia de como aquele processo criativo é complexo. Primeiro o artista talha com formões de goiva a madeira, depois quando o esforço e a imaginação se espalham naquela dura superfície, temos uma matriz que funcionará como carimbo de algumas telas. E é assim que apenas e de maneira complexa, feita a capa. José Stênio Silva Diniz nasceu em Juazeiro do Norte no ano de 1953. Desde pequeno, já trabalhava ajudando a família na Tipografia São Francisco juntando papel durante o dia e fazendo o acabamento dos folhetos (encadernagem, dobragem e encapagem) durante a noite.
Nessa oportunidade, em um dos miniauditórios da Universidade Federal de Pernambuco, fomos falar, do tema: BIODANÇA E PERMACULTURA NO DESENVOLVIMENTO BIOCÊNTRICO DE COMUNIDADES. Falamos dos fundamentos, princípios e experiências vividas por nós em comunidades que realizamos nosso trabalho, como em locais que vivemos: praia da Taíba, na cidade de São Gonçalo do Amarante, como em São Vicente, na cidade serrana de Meruoca, ambos no estado do Ceará. Na oportunidade, contamos com a colaboração luxuosa da doutoranda paraibana Clélia Martins, que além de participar com sua belíssima retórica, ainda nos levou a passar a noite em seu apartamento em João Pessoa. Presente maravilhoso pra final de viagem. Na manhã seguinte, rumo ao Ceará. Até uma próxima.

 O que é o Frepop:

Inspirado no Fórum Social Mundial, o FREPOP - Fórum de Educação Popular foi organizado por educadores e educadoras populares em torno da ONG FREPOP e ocorreu anualmente de 2002 a 2013 em São Paulo, quando definiu-se ser itinerante. Em 2014 foi realizado em Sergipe onde se construiu um caminho para que se transformasse em Movimento Social pela Educação Popular e passasse a ser realizado no intervalo de dois em dois anos, com cirandas de mobilização e organização por local, região ou tema. Em 2016, ocorre sua décima terceira edição nacional e décima Internacional em Recife, Pernambuco, entre os dias 19 e 23 de julho, no Campus da Universidade Federal de Pernambuco.

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
                                                             FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
Email: sementedasartes@yahoo.com.br

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO