II Curso de Facilitadores Desenvolvimento Comunitário: 22 a 28 Mai 2016

Imaginem uma semana
de trocas de saberes com pessoas do: Ceará, Paraíba, Brasília, Rio de Janeiro,
Washington D.C, Chicago, Nova York, Polônia, Porto Rico, Colômbia, São Paulo
... numa construção intensiva de laços, projetos, sonhos e criação de possibilidades
para um mundo melhor. Assim foi o II Curso de Facilitadores em Desenvolvimento
Comunitário no Portal Vida da Meruoca
CURSO FACILITADORES DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO foi realização no Portal Vida - Serra da Meruoca na comunidade de São Vicente, Meruoca – CE.

ENTRE SEUS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS, TIVEMOS:
ENTRE SEUS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS, TIVEMOS:
MODULO 1 – Práticas Integrativas (Complementares e Educação Popular em saúde)
PROFESSORA: Vera Dantas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Práticas Integrativas e Complementares
2. Massoterapia, Reiki, Shiatsu, Acumpuntura, Terapia Floral.
3. Educação popular em saúde
PROFESSORA: Vera Dantas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Práticas Integrativas e Complementares
2. Massoterapia, Reiki, Shiatsu, Acumpuntura, Terapia Floral.
3. Educação popular em saúde
MODULO 2 - Psicologia ambiental, Afetividade e mapas afetivos
PROFESSORA: Zulmira Áurea Cruz Bomfim;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Introdução à Psicología Ambiental
2. Percepção ambiental, comportamento sócio-espacial e simbolismo do espaço
3. Identidade social urbana
4. Afetividade do lugar e Mapas afetivos visuais e táteis.
5. Comportamento ecologicamente responsável, Princípio biocêntrico e educação ambiental
MÓDULO 3 – Educação Biocêntrica e suas áreas de aplicação - Organização, Comunidade, Escola, Grupos Terapêuticos.
PROFESSORA: Cássia Regina
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


1. Educação Biocêntrica: O que é? Para que serve? Como se aplica?
2. Teoria e Pensamento de Paulo Freire, Rolando Toro e Edgar Morin
3. Áreas de aplicação: Escola, Organização, Comunidades, Grupos terapéuticos.
4. Jogos, técnicas, Dinâmicas e Vivências
5. Círculos de Cultura
6. Estudo de casos práticos
2. Teoria e Pensamento de Paulo Freire, Rolando Toro e Edgar Morin
3. Áreas de aplicação: Escola, Organização, Comunidades, Grupos terapéuticos.
4. Jogos, técnicas, Dinâmicas e Vivências
5. Círculos de Cultura
6. Estudo de casos práticos
MÓDULO 4 – A Vivência como ferramenta de Integração e Saúde
PROFESSORA: Clélia Ma. Martins Pereira
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Introdução ao conceito de Vivência
2. A Vivência como método da Biodança
3. Características e objetivos da Vivência
4. As Linhas de Vivência
5. O Cuidado como condição e necessidade do Humano
6. Saúde Comunitária
PROFESSOR: Reni Dino
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Práticas de cuidado
2. Autopoiese
3. Teoria Geral dos sistemas
4. Teoria geral da Comunicação
5. Abordagem Sistêmica comunitária
6. Inserção e Ação comunitária
MÓDULO 6 – Permacultura
PROFESSOR: Jofran Fonteles Borges
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Conhecendo a Permacultura: Conceitos Básicos
2. Estudos de casos práticos
3. Vivências nas Comunidades
4. Técnicas: Fossa Ecológica, Aproveitamento de águas cinzas, Compostagem, Recuperação de áreas degradadas, Fogão Solar, Bioconstrução
5. Arte e reciclagem de ambientes
6. Jardins Comestíveis
PROFESSOR: Jofran Fonteles Borges
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Conhecendo a Permacultura: Conceitos Básicos
2. Estudos de casos práticos
3. Vivências nas Comunidades
4. Técnicas: Fossa Ecológica, Aproveitamento de águas cinzas, Compostagem, Recuperação de áreas degradadas, Fogão Solar, Bioconstrução
5. Arte e reciclagem de ambientes
6. Jardins Comestíveis
INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
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Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
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