CURSO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E FEIRA DO EMPREENDEDOR


A Rodada de Negócios da Região Norte/Sebrae e parceiros: aconteceu nos dias 18 e 19 na praça ecológica de São Vicente - Meruoca e teve como objetivo de integrar negócios turísticos com produtos e serviços diversos, assim trazendo empreendedores, produtores e
compradores para apresentar ideias e propostas de comercialização.


O projeto fez parte da abertura do curso de Facilitadores em Desenvolvimento Comunitário e teve a parceria de: Associação Comunitária Sônia Maria, Sesc-Sobral, Prefeitura de Meruoca, Paróquia de Meruoca, IFCE-Sobral, Senac, NAE – Núcleo de Artes, Educação e Eventos de São Vicente, Portal Vida Meruoca e Instituto Semente das Artes. Te representantes dos municípios de: Groaíras, Cariré, Reriutaba, Varjota, Mucambo, Graça, Pacujá, Massapê, Moraújo, Senador Sá, Alcântaras, Uruoca, Coreaú, Martinópolis e Meruoca.


Além de oficinas de: sucos verdes, biojóias, biodança, desenvolvimento comunitário, permacultura, teve também na tenda sesc; corte de cabelo, maquiagem, manicure, pedicure, rodada de negócios, feira e Shows.

As atrações do momento cultural foram: Coral & Banda Semente das Artes, Acorda Cumade, Leroá e Rosinha do Acordeon. 

Os participantes do curso de facilitadores em desenvolvimento comunitário também estiveram presentes prestigiando e dançando no evento.


Com a rodada de negócios do Sebrae e parceiros, iniciou-se o III Curso de Facilitadores em Desenvolvimento Comunitário de 18 a 24 de novembro. Participantes dos mais diversos lugares: Fortaleza, Sobral, Bodocó-PE, Paraíba, Brasília, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Sergipe e moradores de São Vicente.


 Objetivo:
Formação de facilitadores de grupos, para atuar em comunidades e organizações, numa visão de mundo biocêntrica. É desenvolvido um treinamento e trabalho por meio de um processo de formação continuada e práticas de tecnologia social de baixo custo.  Promove-se a participação social e institucional voltadas para a melhoria permanente e o desenvolvimento comunitário sustentável, envolvendo aspectos sociais, de saúde, educação, ambiental, econômico, artístico e cultural do município. Os facilitadores são treinados para serem multiplicadores do desenvolvimento comunitário em suas comunidades e organizações. 

Faz parte da estratégia de ensino-aprendizagem a participação de pessoas de diferentes culturas e níveis acadêmicos, por acreditarmos que a diversidade de pensamento e cultura enriquece em muito os níveis de reflexão do grupo.

As práticas de permacultura apresentadas são realizadas pelos participantes: criação de minhocário, composteira, horta vertical, manutenção do banheiro seco, mosaico, pintura, bioconstrução e conhecimento sobre bacia de evapotranspiração – BET, espiral de ervas, quintal produtivo, reflorestamento e agroecologia.

Há muitas evidências de resultados positivos do I e II cursos, realizado em junho de 2015 e maio de 2016, que estão sendo desenvolvidas pelos facilitadores, tais como: programa de desenvolvimento comunitário na Meruoca, criação de institutos em outros estados, ações de melhoria e trabalhos nas empresas de consultoria em questões ambientais.


METODOLOGIA:

A Metodologia é vivencial-dialógica-reflexiva. Nesse curso utilizaremos como estratégias metodológicas de participação, o Método de Processo – MdP, a Educação Biocêntrica, o Ensino teórico prático em promoção de eventos e ações de desenvolvimento sustentável.


Estudos teórico-práticos sobre Permacultura, Educação Biocêntrica, Biodança, Práticas Integrativas, abordagem sistêmica, criação de ambientes de aprendizagem e psicologia ambiental. Oportunidade criada para preparar os facilitadores no processo de facilitação de grupos e articulação comunitária.


Equipe de professores-facilitadores:
Reni Dino – Abordagem Sistêmica
Vera Dantas – Práticas Integrativas
Zulmira Bonfim – Psicologia Ambiental
Cássia Regina Xavier de Andrade – Educação Biocêntrica
Jofran Fonteles Borges – Permacultura e Arte Educação


Conteúdos Programáticos: 
MÓDULO 1 - Psicologia ambiental, Afetividade e mapas afetivos 
PROFESSORA: Zulmira Aurea Cruz Bomfim;  
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 
1.           Introdução à Psicologia Ambiental 
2.          Percepção ambiental, comportamento socio-espacial e simbolismo do espaço 
3.         Identidade social urbana 
4.         Afetividade do lugar e Mapas afetivos visuais e táteis.  
5.         Comportamento ecologicamente responsável, 
6.         Principio biocêntrico e educação ambiental 


MÓDULO 2  Educação Biocêntrica e suas áreas de aplicação - Organização, Comunidade, Escola, Grupos Terapêuticos. 
PROFESSORA: Cássia Regina  
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 
1.       Educação Biocêntrica: O que é? Para que serve? Como se aplica? 
2.     Teoria e Pensamento de Paulo Freire, Rolando Toro e Edgar Morin 
3.       Áreas de aplicação: Escola, Organização, Comunidades, Grupos terapêuticos. 
4.        Jogos, técnicas, Dinâmicas e Vivências 
5.        Círculos de Cultura 
6.        Estudo de casos práticos 
7.        Introdução ao conceito de Vivência 
8.        A Vivência como método da Biodança 
9.        Características e objetivos da Vivência 
10.      As Linhas de Vivência  
11.      O Cuidado como condição e necessidade do Humano 


MÓDULO 3  Práticas Integrativas (e Complementares e Educação Popular em saúde) 
PROFESSORA: Vera Dantas 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 
1.   Práticas Integrativas e Complementares 
2.   Massoterapia, Reiki, Shiatsu, Acupuntura, Terapia Floral. 
3.   Educação popular em saúde 


MÓDULO 4  Abordagem Sistêmica e Mobilização Social 
PROFESSOR: Reni Dino 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 
1.                  Práticas de cuidado 
2.                 Autopoiese 
3.                 Teoria Geral dos sistemas 
4.                 Teoria geral da Comunicação 
5.                 Abordagem Sistêmica comunitária 
6.                 Inserção e Ação comunitária 


MÓDULO 5  Permacultura 
PROFESSOR: Jofran Fonteles Borges  
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 




1.Conhecendo a Permacultura: Conceitos Básicos 
2.Estudos de casos práticos 
3.Vivências nas Comunidades 
4.Técnicas: Fossa Ecológica, Aproveitamento de águas cinzas, Compostagem, Recuperação de áreas degradadas, Fogão Solar, Bioconstrução
5.Arte e reciclagem de ambientes 
6. Jardins Comestíveis 


No último dia, o grupo participou de uma vivência na escola José Ximenes, com brincadeiras, oficina de papel machê, contação de história e vivência com professores.

Foram 6 dias de muitas vivências, amor, contato com a natureza, boa alimentação e valorização da vida.


Uma complementaridade que se expressa por meio de Ciência, Mística, Rituais e Vivências Biocêntricas. Agradecemos ao grupo, aos parceiros: UFC, Semente das Artes e Associação Comunitária Sônia Maria. Agradecemos ao Sebrae, Senac, Sesc, IFCE que estiveram juntos nos dois dias de práticas . Um grupo de pessoas afetivas e que deixou um legado na comunidade.

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
                                                             FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
Email: sementedasartes@yahoo.com.br

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO