NOTÍCIAS EXTRAS - DIÁRIO DO NORDESTE - 10/12/2016


SERRA DA MERUOCA
Comunidade eleva autoestima em busca de sustentabilidade
A imagem negativa começou a mudar com projetos de desenvolvimento comunitário
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/logger/p.gif?a=1.1666822&d=/2.187/2.188/2.759/2.822
10.12.2016 por Marcelino Júnior - Colaborador













A Praça Ecológica foi construída pelos moradores 
( Fotos: Marcelino Júnior )

Meruoca. Encravada na Serra da Meruoca, na Zona Norte do Ceará, a comunidade São Vicente, com cerca de 177 famílias, foi considerada, por muito tempo, como o lugar mais sujo da Serra, onde o lixo se misturava à rica paisagem do Semiárido, dando ao pequeno povoado um aspecto de abandono e total descuido com o meio ambiente. Essa imagem negativa começou a mudar há cerca de três anos, com a chegada de projetos de desenvolvimento comunitário, que ajudaram os moradores de São Vicente, não apenas na questão da consciência ecológica, mas também no resgate da autoestima.


Projeto Social
Na Comunidade São Vicente, são desenvolvidos diversos projetos, por meio do Instituto Semente das Artes, que trabalha o desenvolvimento humano, utilizando-se da cultura, arte e formações ligadas à música e eventos, e do Núcleo de Artes Educação e Eventos (NAE), tecnologia social que também trabalha o desenvolvimento humano e socioeconômico, por meio de ações culturais, ambientais e criativas. Ambos são ligados ao Portal Vida, que divulga a ações e atividades realizadas, ao longo do ano, na comunidade. Entre elas, o curso de produção de eventos, que deu origem ao I Festival de Arte Ecologia, realizado sempre no mês de junho, que agora caminha para sua 4ª edição, no próximo ano.

Conscientização
É na Casa-Escola, feita de taipa, onde funciona a sede do projeto Semente das Artes e o Portal Vida, que são realizadas diversas formações continuadas, onde a comunidade tem noções de princípio e educação Biocêntricos, propostas que consistem na reformulação de valores culturais e sociais, usando como referencial o respeito pela vida; a Biodança, que promove a ligação do corpo com a natureza em prol da saúde, consciência ética e alegria de viver, por meio de música e dança; a Permacultura, sistema de planejamento para a criação de ambientes sustentáveis e produtivos em equilíbrio com a natureza; além das propostas para o desenvolvimento humano e a consciência ecológica, que norteiam as ações.

Início
O primeiro projeto implantado na comunidade, em 2013, foi o NAE - Núcleo de Artes, Educação e Eventos, tecnologia social criada pelo Instituto Semente das Artes e implantada em mais de 60 localidades, depois vieram outros parceiros como Instituto Nordeste Cidadania (Inec), Organização Não Governamental parceira, que intensifica a implantação de projetos produtivos geradores de emprego e renda, com objetivo de desenvolver entidades e comunidades de baixa renda, como é o caso de São Vicente, onde o Bolsa Família e a agricultura de subsistência são as principais fontes de sustendo das famílias, que tinham como hábito enviar para os Estados do Sul e Sudeste do País, seus filhos, em busca de uma vida melhor. Uma realidade que vem mudando por conta dos projetos sociais.

Cassia Regina Xavier de Andrade, coordenadora do Portal Vida, se diz apaixonada pelo lugar, desde a primeira visita que fez, em 2013, quando convidada a implantar o primeiro projeto social da comunidade.

"Na época, viemos desenvolver, com diversos estudiosos, a Permacultura, pelo Inec, com a possibilidade de disseminar no Semiárido nordestino, um jeito de viver mais digno e despertar a consciência ecológica, numa comunidade que não conseguia enxergar suas potencialidades. Quando deixei a presidência do Inec, voltei à comunidade, naquele mesmo ano, e aqui me estabeleci, para dar continuidade aos projetos", disse.

Visitas
Com as diversas ações já realizadas, a comunidade virou uma referência no que diz respeito à preservação ambiental e à integração ser humano-natureza, e hoje recebe visitas para turismo educativo; de estudantes da rede pública da região, universitários e grupos de pesquisa de países como Estados Unidos, Argentina e Peru, que buscam novas experiências.

"O que é incentivado aqui é a autogestão, onde a própria comunidade faz suas escolhas, dentro de suas necessidades. Aqui, são apresentadas novas possibilidades, por meio dos cursos e eventos, para que os moradores consigam ver que são capazes e sustentáveis. Temos observado, ao longo desses três anos, que há uma diminuição no número de jovens que deixavam o lugar em busca de novas oportunidades. Só isso, já nos deixa, em parte, realizados", afirmou Jofran Fonteles Borges, presidente do Instituto Semente das Artes.

"Nossa realidade mudou muito com a implantação dos projetos sociais. Nós precisávamos de entidades que acreditassem no potencial da comunidade e hoje conseguimos, com muito esforço esse desenvolvimento. Mas ainda há muito a realizar com a participação de todos", avalia Francisca Maria dos Santos, que é presidente da Associação Comunitária Sônia Maria, parceira dos projetos.

Enquete
O que representam os projetos?
"Para mim, representam melhorias em todos os aspectos, já que os cursos nos ensinam a ser multiplicadores das técnicas ensinadas. Eu sou apaixonada pela Permacultura, que é o aproveitamento de tudo que a natureza oferece, para o nosso bem-estar, mas de uma forma equilibrada, sem degradar o meio ambiente. Também faço parte de um coral e uma banda, que participam ativamente das ações"
Talia Cardoso Braga – Estudante

"Acho que o mais importante para a comunidade de São Francisco foi a respeito do lixo acumulado, que hoje não existe mais. Antes, as pessoas daqui não tinham a preocupação com a natureza como se tem hoje. A comunidade era muito suja. Com a chegada dos projetos, muita gente aprendeu mais sobre Ecologia e a aproveitar o que a própria natureza tem de melhor a dar, mas sem a gente destruir"
Andreza dos Santos - Estudante

Link da matéria:

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/comunidade-eleva-autoestima-em-busca-de-sustentabilidade-1.1666822

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
                                                             FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
Email: sementedasartes@yahoo.com.br

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO