SEMENTE DAS ARTES NA XI MOSTRA ESTADUAL CEARÁ DE LUZ


A XI Mostra Estadual Ceará Natal de Luz, promovida pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), como parte das atividades do Edital Ceará Natal de Luz, aconteceu no Dia de Reis, 6 de janeiro, com programação especial das 8h às 19h na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. 


A mostra fecha o ciclo natalino, destacando as manifestações regionais, com a participação de grupos de pastoril, boi, reisado, lapinha viva, presépio e fandango. 

Esse ano, a XI Mostra Ceará Natal de Luz homenageia os mestres Piauí e Pedro Boca Rica (este, in memorian).


Para as apresentações de janeiro, aconteceu ainda dezembro a seleção dos grupos por uma comissão formada por representantes da Secult e da sociedade civil (representada pelo Fórum de Cultura Tradicional Popular e pela Comissão Cearense de Folclore), através de visitas aos eventos natalinos que integram as mostras regionais em todo o Estado. 


Dentre os participantes foram selecionados 14 grupos, oriundos do interior e da capital cearense, além de convidados. O CORAL & BANDA SEMENTE DAS ARTES foi selecionado na mostra que aconteceu na cidade de Meruoca nos dias 21 e 22 de dezembro na praça da matriz.


Foram cerca de 10 grupos de: boi de caretas, corais, músicos solos, pastoril e outros.

Aproveitamos o tempo antes de nossa apresentação para fazermos uma atividade que fazíamos com grupos de produção e turísticos quando realizávamos trabalhos em Fortaleza, o projeto era a AULA-PASSEIO.


Um dos pontos principais que visitamos, foi o cine teatro São Luis. Hoje patrimônio da Secult. Vimos a Torre da Hora, a arvore de natal de redes, o hotel Excelsior onde as crianças do coral natal de luz canta nas suas janelas, a farmácia Oswaldo Cruz, a Caixa Econômica, o poço da torre da hora e o Leão do Sul.

Na apresentação da Mostra, o grupo apresentou algumas músicas em latim e parte de seu repertório autoral e algumas populares. No final desceu do palco e dançou junto com a platéia.


Voltando para Meruoca, demos uma passada pela praia da Taíba para uma pequena apresentação e depois para fazer um bate papo com o grupo de assistência social de Maracanaú sobre desenvolvimento comunitário e ações socioambientais e conscientização em São Vicente. 
  










INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
                                                             FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
Email: sementedasartes@yahoo.com.br

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO