NOTÍCIAS DE JANEIRO E FEVEREIRO 2021

Começamos 2021 ainda tensos devido a esse momento de transição com uma novidade para nós, que é a pandemia. Um momento tenso que levou milhões de pessoas pelo mundo e continua levando. Preferimos continuar esses dois primeiros meses reclusos e nos preservando, cuidando da Casa Ambiental & Museu Semente das Artes em Capistrano e fazendo nossos projetos pelo computador mesmo. 


Esses primeiros meses, janeiro e fevereiro, focamos em cuidar bem mais do jardim e de todas as nossas plantas comestíveis, principalmente as frutas de épocas do quintal, esse período tivemos bastante: bananas, groselhas, carambolas, cajá umbú, goiaba e o final de siguela. Também melhorando a cobertura do solo com podas das árvores do terreno e de vizinhos que jogam fora ou queimam. Todo tipo de folhas e galhos aproveitamos para esse processo de cobertura de solo, para manter a umidade e se tornar no futuro adubo.


Com o período chuvoso se aproximando, excelente para captarmos água da chuva pela falta constante, um  dos grandes problemas constantes na zona rural, em área de sertão semiárido, fazermos a captação de lenha nas estradas e de podas é importante para a utilização como lenha no nosso fogão, armazenar para mantê-las secas para os meses de chuva que começarão.  
Junto disso, separando o milho e outras sementes, assim como talos e tubérculos para começar a plantar. Utilizando a espiga para alimentação nossa e de outros animais.



Levantamos um espaço para nossa nova experiência que é a criação de galinhas,  com o intuito de produzir ovos caipira para nosso próprio consumo. Nossa ideia era a criação de galinhas soltas, mas por falta de espaço e também por existir muitas plantas brotando e com certeza seriam devoradas, resolvemos fazer esse espaço feito com telas de sobras da cerca, estacas das podas da seriguela, telha de descarte de obra em Fortaleza.


Tivemos a surpresa de deixarem em nosso portão mais uma cadelinha, sendo 3 na casa agora, que foi batizada de Franzinha. Já tínhamos a Gaia e a Fauna. Amigas e também companhia nesses momentos difíceis. Até então brincalhonas e que não davam trabalho ainda... 

Na cumeeira da casa temos também uma família de cassacos ou timbu, da família dos gambás, que convivemos de forma  harmoniosa todos os dias, sem espantar ou ter qualquer atitude agressiva, assim mantemos nossa integração. Uma das coisas que mais tentamos ter é essa boa convivência com todos os seres desse planeta. De uma formiga ao ser humano.


SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO