NOTÍCIAS DE JUNHO 2021

 


Junho chegou. Para muitos, férias, descanso, passeios. Para outros, muito trabalho, um mês de colheitas, muito esperando para muita gente, pois quando as comidas típicas das festas juninas estão a disposição facilmente.
Nesse mês comemoramos o dia do Meio Ambiente, no dia 05, que poderia ser um Inteiro Ambiente. A data surgiu em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, por uma ocasião da abertura da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente, declarando esta data como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nós como entusiastas desse tema, tentamos durante todo o ano sensibilizar as pessoas a terem mais cuidadas no planeta que vivem, tendo um consumo consciente e revendo valores, conceitos e posturas de vida.

A palavra junho vem do Latin: Iunius. Alguns dizem em homenagem a Junius Brutus que fundou a República Romana. É o sexto mês do ano no calendário gregoriano de 30 dias. Dizem ser dedicado a juventude. Na iconografia, ele é representado sob a figura de uma mulher nua apontando o dedo um relógio de sol para significar que o sol começa a descer e segurando na mão uma tocha acesa como um símbolo das eliminatórias do estação.


No Hemisfério Norte, entre os dias 20 e 21 de junho é, o solstício de verão, e o solstício de inverno no Hemisfério Sul. E no final do mês, as fogueiras de São João, que são muito populares e realizadas em várias partes do planeta. 
No Brasil, especialmente no Nordeste, as comidas típicas regionais são feitas praticamente o ano todo, mas algumas delas aparecem bastante, com ingredientes tirados da terra. Em nosso quintal, retiramos alguns desses ingredientes: milho, macaxeira, banana, jerimum e outros. Com eles, produzimos: tapioca, bolos, mungunzá, canjica, pães, doces e muitas delícias do sertão. 
Produzimos com o que colhemos, nossa farinha e goma. Bem trabalhoso, por ser bastante artesanal, sem as ferramentas apropriadas, mas é um prazer sem igual produzir o que comemos.

Além desses produtos, colhemos muitas outras coisas nesse mês no quintal da CASA AMBIENTAL & MUSEU SEMENTE DAS ARTES: urucum, pimentas variadas, pimentão, feijão, groselha, acerola e outras que não lembramos.


Tivemos a honra e o prazer em receber em nossa casa a vereadora de Baturité Clarissa Calado e a ex-vereadora Irmã Edileuza, que vieram conhecer as propostas de Educação, Cidadania e Sustentabilidade que realizamos e outros projetos e ações do INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES.

E continuamos onde há: GALOS, NOITES & QUINTAIS. Lembrando nosso saudoso Belchior. Em especial, nosso amigo Pepeu Gomes.


SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO