NOTÍCIAS DE NOVEMBRO E DEZEMBRO 2020

Devido a pandemia que se mostra uma companheira que não irá nos deixar em tão pouco tempo, resolvemos nos preservar mais ainda como fizemos por todo o ano de 2020.

Atividades na Casa Ambiental & Museu Semente das Artes foram nosso principal foco nesses derradeiros meses.

Montando nosso banco de sementeou tecnicamente, banco de germoplasmas, são locais onde são conservados materiais genéticos de vegetais e também de animais e microrganismos. Que são considerados recursos genéticos, que fazem parte da biodiversidade do planeta. Assim, são bens essenciais para as futuras gerações e também as atuais. São as impressão digital, identidade de seres vivos, todas as informações de cada ser, informações biológicas essenciais para os seres humanos e outros animais. Coisa pouco pensada pela maioria da população do planeta. 

Preparando outro espaço lateral para convivência e bem-estar, feito basicamente com materiais doados e encontrados. O serviço feito por nós para exercitar a autonomia que pregamos em nosso projeto VIDA SIMPLES.

Esse momento de transição nos fez experimentar coisas que até então estavam fora de cogitação. Uma dessas coisas é criar animais: cachorros, galinhas e ainda está harmonizado com os que estão todos os dias passeando pelo quintal: pássaros, abelhas, borboletas, cassaco ou timbú (primo do gambá), cobras, cágados, aranhas e outros.

Aproveitando a produção de tomates e produzindo outros produtos para não desperdiçarmos o que produzimos no quintal: molhos, doces e sucos. E aproveitando todos os benefícios da tomate que são diversos para nossa saúde. 

Reformando os móveis que conseguimos e também os que achamos e transformamos. Utilizando recursos  que temos em casa e adaptando outros para criar novas possibilidade de uso.

Caminhando pelas estradas carroçais da localidade para colher galhos e madeira para a produção de lenha para uso no nosso fogão a lenha. Diminuindo o uso do gás de cozinha e com menos impacto com a queima, por ser um uso sustentável e em baixa escala.

Cuidando de outras produções de alimentos sem aditivos tóxicos ou como chamam o mercado, "defensivos agrícolas". Na verdade são venenos mesmo. E podemos produzir alimentos sem precisar desses recursos utilizando a defesa biológica com outras plantas e insetos.

Nas fases críticas e nas intempéries que nosso lado criativo e produtivo se afloram para tudo: artes, trabalho, estudos e outros. Nesse período aproveitamos para fazer tudo juntos e misturado nesses aspectos de criação.

Criando um cover do sertão da capa do disco LET IT BE dos Beatles. No caso seria OSCABRITO. O sertanejo da Carroçal Road do Maciço de Baturité. Uma Abbey Road na Inglaterra aqui no Capistrano.
O redescobri do agricultor de sonhos e da terra é uma das maiores experiências que nós, os animais que não deram certo podem experimentar. Pena a maioria de nós se iludem e acomodam com "facilidades" das grandes cidades e do sistema que empurra todos os dias necessidades desnecessárias e nos ignorantemente abraçamos esses "benefícios" que são em sua maioria apenas coisas supérfluas e adornos.

Preparar novas mudas para novos jardins e hortas, aqui e para outros que tenham o mesmo interesse. Plantas mistas para uma biodiversidades. Otimizando recursos e espaços, num contexto crítico que a terra passa. 

Buscando sempre o bom convívio com outros animais que, assim como nós, somos. Querem apenas viver livres e felizes. Pena o ser humano não se achar bicho e nem natureza... EU SOU UM BICHO COMO A ONÇA, EU SOU UM BICHO COMO O PÁSSARO, NÃO POSSO ME AFASTAR. PLANTAR PRA CRESCER.


SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos



Comentários

silvana disse…
Vivaaaaaa !!! Parabéns, tudo muito organizado,respeitando e convivendo em harmonia com Gaia, nossa linda mãe.
Unknown disse…
Que massa Jofram estamos doidos pra conhecer, abraços fraternais🥰
Unknown disse…
Meus olhos marejam todas as vezes que olho as imagens do Sementes das Artes , a riqueza desse projeto é realmente encantador,jofran você não é desse planeta!

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO