NOTÍCIAS DE NOVEMBRO E DEZEMBRO 2020
Devido a pandemia que se mostra uma companheira que não irá nos deixar em tão pouco tempo, resolvemos nos preservar mais ainda como fizemos por todo o ano de 2020.
Atividades na Casa Ambiental & Museu Semente das Artes foram nosso principal foco nesses derradeiros meses.
Montando nosso banco de sementes ou tecnicamente, banco de germoplasmas, são locais onde são conservados materiais genéticos de vegetais e também de animais e microrganismos. Que são considerados recursos genéticos, que fazem parte da biodiversidade do planeta. Assim, são bens essenciais para as futuras gerações e também as atuais. São as impressão digital, identidade de seres vivos, todas as informações de cada ser, informações biológicas essenciais para os seres humanos e outros animais. Coisa pouco pensada pela maioria da população do planeta.Preparando outro espaço lateral para convivência e bem-estar, feito basicamente com materiais doados e encontrados. O serviço feito por nós para exercitar a autonomia que pregamos em nosso projeto VIDA SIMPLES.
Esse momento de transição nos fez experimentar coisas que até então estavam fora de cogitação. Uma dessas coisas é criar animais: cachorros, galinhas e ainda está harmonizado com os que estão todos os dias passeando pelo quintal: pássaros, abelhas, borboletas, cassaco ou timbú (primo do gambá), cobras, cágados, aranhas e outros.
Aproveitando a produção de tomates e produzindo outros produtos para não desperdiçarmos o que produzimos no quintal: molhos, doces e sucos. E aproveitando todos os benefícios da tomate que são diversos para nossa saúde. Reformando os móveis que conseguimos e também os que achamos e transformamos. Utilizando recursos que temos em casa e adaptando outros para criar novas possibilidade de uso.
Caminhando pelas estradas carroçais da localidade para colher galhos e madeira para a produção de lenha para uso no nosso fogão a lenha. Diminuindo o uso do gás de cozinha e com menos impacto com a queima, por ser um uso sustentável e em baixa escala.
O redescobri do agricultor de sonhos e da terra é uma das maiores experiências que nós, os animais que não deram certo podem experimentar. Pena a maioria de nós se iludem e acomodam com "facilidades" das grandes cidades e do sistema que empurra todos os dias necessidades desnecessárias e nos ignorantemente abraçamos esses "benefícios" que são em sua maioria apenas coisas supérfluas e adornos.
Preparar novas mudas para novos jardins e hortas, aqui e para outros que tenham o mesmo interesse. Plantas mistas para uma biodiversidades. Otimizando recursos e espaços, num contexto crítico que a terra passa.
Buscando sempre o bom convívio com outros animais que, assim como nós, somos. Querem apenas viver livres e felizes. Pena o ser humano não se achar bicho e nem natureza... EU SOU UM BICHO COMO A ONÇA, EU SOU UM BICHO COMO O PÁSSARO, NÃO POSSO ME AFASTAR. PLANTAR PRA CRESCER.
Comentários