VIDA SIMPLES: COMPOSTEIRA CASEIRA

 


Um ecossistema que reaproveita  seus resíduos orgânicos, além de deixar seu espaço limpo, higiênico, sem gases e ainda produzindo adubo, essa é a Composteira.
Você que diz que não pode colaborar com o planeta por falta de espaço. Acabou sua desculpa. Qualquer ação, por mais simples que seja, diminuindo o impacto no ambiente que que vivemos, já é algo positivo. Além de ser uma terapia.
Você morando num apartamento ou pequena casa, na cidade grande ou pequena, pode ter uma composteira. Existem vários tipos de composteiras no mercado: quadradas, redondas, de alvenaria e outros tipos de materiais. Composteiras simples, que também podem ser minhocários e produzir húmus de altíssima qualidade. Para quem tem espaço, uma das opções são as composteiras no chão mesmo ou em tanques de alvenaria ou buracos com lonas.
Segundo o IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, de todo o lixo produzido em residências, mais de 50% é orgânico, sendo em sua maioria: sobras de comidas nos pratos, cascas de todos os tipos de frutas, legumes e verduras, rejeitos alimentares do preparo, borra de café, sachês de café e chás e outros mais. Quem mora em zona rural ou litoral, pode também utilizar: penas, estrumes de animais, algas marinhas e outros para compostar e utilizar na agricultura.
Esse material é descartados sem nenhum preparo ou armazenamento adequado, junto com outros tóxicos, como: pilhas, remédios, solvente e outros químicos, contaminando a terra, o lençol freático, o ar, ocupando enormes espaços nos aterros e lixões, produzindo gás metano que prejudica 25 vezes mais que o gás carbônico e efeito estufa,  prejudicando toda a vida no planeta.

No Brasil, caso nossos resíduos fossem tratados e compostados: 37,5 Toneladas de húmus poderiam ter ser produzidos, evitar emissões de gás metano, diminuir aterros e lixões, menor poluição do lençol freático, menos poluição da terra, ar e bem estar para todos.Na América Latina e Caribe, em relatórios da ONU Meio Ambiente que os números estão no Atlas de Resíduos da América Latina, 145 mil toneladas de resíduos orgânicos  são jogados todos os dias nessas regiões.
São milhares de microrganimos que realizam o processo de degradação da matéria orgânica, para produzir os nutrientes  que o solo e as plantas precisam para desenvolver e enriquecer.

Tecnicamente a compostagem passa por 3 fases: Mesofílica (proliferação de bactérias para decompor os resíduos), Termofílica (entram os fungos com as bactérias para degradar moléculas mais complexas) e Maturação (quando os resíduos se transformam em húmus, livres de patógenos, metais pesados e toxicidade).

A compostagem existe a séculos, que vai da Índia a Europa, servia até como troca em produtos, que vinham para corrigir o solo agricultável na época.


COMO FAZER:
A composteira que construímos na Casa Ambiental & Museu Semente das Artes é bem simples e feita apenas com 3 baldes de margarina ou tinta e uma pintura.


Fura-se o fundo de 2 baldes, por onde o chorume dos resíduos orgânicos vão caindo até chegar no fundo do terceiro e último balde que continua lacrado para manter o líquido.


As tampas do segundo e terceiros baldes são cortados em círculos para facilitar a descida do chorume para o fundo do terceiro balde.
Também para dar uma melhor circulação de ar nos recipientes. Eles tem que ser arejado, com furos no alto, principalmente se for criar minhocas dentro. A tampa de cima da composteira permanece como esta, sem furos e nem aberturas, para evitar insetos e algum cheiro que basicamente é mínimo.


Depois faça uma pintura com látex a base de água ou outra tinta. Depois se quiser um brilho e proteção, passe cola branca e depois um verniz transparente. Poderá fazer vários desenhos e pinturas. Dê preferências a pinturas nativas, naturais ou frases de positividade amor, paz, esperança, saúde e outras afins. Quando criamos nossa arte, seja qual for, com temas que atraem coisas boas em nossas vidas, nas vidas dos outros e numa melhora do todo. Do planeta que vivemos e que tanto dependemos dele, mas que não temos o menor respeito e vamos só usufruindo e desgastando a terra sem dar nada em troca.

COMO USAR:
Coloque próximo a sua pia ou lugar onde prepara seus alimentos. Sempre que estiver preparando algo, as sobras, como: cascas, grãos, folhas, talos e outros, coloque no primeiro recipiente. Sempre que colocar algo, não esqueça de cobrir com algo seco: serragem, folhas de papel, folhas secas de árvores ou outro resíduo orgânico seco, para evitar muito umidade e também não propiciar a chegada de insetos. 

Obs: Caso você vá utilizar minhocas em sua composteira, evite colocar resíduos de alimentos cítricos, como: limão, laranja, tangerina, acerola e outros, pois as minhocas são exigentes. Calor e umidade demais também não são do seu gosto. Tem que colocar em local arejado, fresco e com ventilação. Com as minhocas você terá uma produção de húmus de qualidade. E o chorume produzido pode ser um excelente adubo líquido e pesticida natural, utilizando 1 de chorume por 9 de água.

VIDA SIMPLES é o caminho.
Casa Ambiental & Museu Semente das Artes.
Faça parte dessa ideia.

SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos



Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO