NOTÍCIAS DE AGOSTO 2022

 

(A)gosto da Casa Ambiental em Meruoca. Dedicamos esse mês a melhorar o espaço que, logo estará recebendo visitantes, participantes de cursos e hospedes do turismo rural sustentável.

VIVÊNCIA COM VISITAS: uma de nossas propostas nesses espaços que criamos é, dar oportunidades a pessoas que nos visam de experimentarem coisas que realizamos no dia a dia de quem vive com esse modelo de VIDA SIMPLES. 

Na oportunidade o músico, compositor e produtor cultural Gê Carraras, teve a oportunidade de vivenciar a semeadura numa horta e a plantar arvores frutíferas em nosso espaço. Assim proporcionando frutos para outros visitantes e moradores.

BANHEIRO SECO: começamos a construção do espaço, que é uma tecnologia sustentável simples, de baixo custo e pode ser trabalhada em qualquer lugar, pois existem vários modelos que você pode construir ou até comprar pronto. Evita o uso de água para a descarga e os resíduos podem ser utilizados depois de compostar para adubo de árvores.

CUIDANDO DA HORTA: trabalho constante de cuidado com as plantas e de se cuidar também, com uma alimentação saudável, se agrotóxicos e também numa produção familiar, para o uso e compartilhar o excedente com vizinhos.

COMPOSTAGEM: com folhas e resíduos orgânicos de sobras da cozinha. Onde produzimos o próprio adubo para utilização tanto na horta como nas plantas ornamentais e frutíferas. Reaproveitando tudo e produzindo vida.

CUIDANDO DA ÁGUA CINZA: preparando a tubulação e montagem de pias para direcionar a um futuro filtro biológico que será construído por trás do banheiro e que sua água filtrada será utilizada novamente para vários fins.

PORTAL DA CASA AMBIENTAL: depois de aproveitado literalmente todas as pedras do caminho e construído o muro da entrada da casa, preparando o portal de entrada com sobras de construção. Levando sempre a proposta de reaproveitamento de resíduos e diminuição de consumo. 

Aproveitamos também as pedras menores para fazer o caminho de entrada, ficando com o acesso bem mais fácil e bonito. Nossa ideia é sempre utilizar recursos disponíveis no entorno de onde estamos, que causem pouco impacto no ambiente e que não se produza lixo. Viva com o que tem. Precisamos de pouco para viver bem e feliz.

CUIDAR DE SI: para poder cuidar dos outros e do todo. Aproveitamos que temos o modelo que funciona do SUS - Sistema Único de Saúde, com todos os seus intempéries, para nos cuidar, fazendo, como tentamos todos os anos, uma vistoria geral. Estamos ótimos.

BOA CONVIVÊNCIA COM OUTROS SERES: como sempre dizemos que o animal que não deu certo foi o ser humano. Isso cada dia temos mais certeza. Sempre que postamos outros bichos, as pessoas pergunta logo se matamos. Aí eu pergunto: POR QUE, ELE NÃO ME FEZ NADA?

Nossa visão predadora sempre leva para o aminhos da destruição, como estamos fazendo há séculos. Devagar e sempre tentamos mostra que não é esse o caminho. Eles tem mais medo de nós do que nós deles. Quando ver, não tente matar, se puder chame que sabe lhe dar ou espante para longe de você. Um animal normalmente só lhe ataca acuado para se defender ou com fome. Até bicho de pé também hehehehe.

COMER DE FOGÃO A LENHA: comida com jeito de casa de vó, com cheiro de fumaça e a cara de interior. Se bem que ultimamente muita gente tem suas casas de praia e cidade, mais como um luxo. Nós realmente temos como um luxo, o luxo de uma VIDA SIMPLES que se tem no interior e pode ter a mesma vida nas cidades. Comendo tudo de bom, até uma moreninha...

OS 4 CAVALEIROS DO APÓS CALYPSO: ensaio fotográfico para brincar com as várias caras que podemos ter literalmente. Você pode ser feliz rindo até da sua cara, feia ou bonita. VAMOS VIVER BEM.



 SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 981325072 Vivo - 999543352 Tim (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO